Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alexandre Miguel Rosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14140
Resumo: A proposta presente neste documento pretende apresentar a representação da arquitectura da informação de uma organização escolar, utilizando os conceitos de planeamento estratégico e representando os sistemas de informação existentes numa escola, onde os sistemas e tecnologias de informação ocupam um lugar de destaque, de forma a identificar as alterações necessárias para melhorar a gestão escolar. A referida representação é elaborada com base numa metodologia genérica, suportada pelo planeamento da melhoria da eficiência dos fluxos de informação. Numa escola existem vários sistemas de informação, uns relacionados entre si, outros que funcionam autonomamente. A representação da arquitectura da informação desses sistemas permitirá identificar pontos fracos e oportunidades. Por outro lado, os sistemas de informação das escolas potenciam a utilização elevada de fluxos de papel nos diversos fluxos de informação; a correcta identificação desses fluxos, conduzente à elaboração de uma proposta de redução do papel utilizado, poderá ser uma mais-valia significativa em termos de estratégia de gestão, para melhorar a eficiência e eficácia sobre os fluxos de informação que circulam na organização. Após o desenho e descrição da organização, sobrevém a apresentação de processos dinâmicos de melhoria e alteração dos sistemas de informação. O sucesso da representação informacional é demonstrativo do contributo das fases de recolha, planeamento e identificação dos diversos conceitos inerentes ao processo de desenvolvimento do projecto. A metodologia do referencial de Zachman-Sowa servirá de suporte à descrição do projecto, através da esquematização da organização escolar e dos processos, entidades, dados e grupos envolvidos; ABSTRACT: The proposal contained in this document is to provide the representation of the information architecture of a school organization, using the concepts of strategic planning and accounting information systems existing in a school where the systems and information technology occupy an important place in order to identify changes needed to improve school management. Such representation is developed based on a generic methodology, supported by planning to improve the efficiency of information flows. In a school there are several information systems, some interrelated, others who work independently. The representation of the information architecture of these systems will identify weaknesses and opportunities. On the other hand, information systems schools enhance the use of high flow of paper in different streams of information, the correct identification of these flows, conducive to the development of a proposal to reduce the paper used, may be a significant added value in terms of management strategy to improve the efficiency and effectiveness on flows of information circulating in the organization. After the design and description of the organization, cometh the presentation of dynamic processes of change and improvement of information systems. The success of the representation of information is demonstrative of the contribution of the phases of collection, planning and identification of the various concepts inherent in the process of project development. The methodology of the benchmark Zachman-Sowa will support the project description, through the layout of the school organization and processes, entities, data, and groups involved.
id RCAP_8f4dac502fcf5b72e641939a505566ed
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação da arquitectura da informação de uma organização escolarSistemas de informaçãoGestão de sistemas de informaçãoPlaneamento estratégicoArquitectura da informaçãoSistemas e tecnologias de informaçãoInformation systemsManagement information systemsStrategic planningInformation architectureSystems and information technologyA proposta presente neste documento pretende apresentar a representação da arquitectura da informação de uma organização escolar, utilizando os conceitos de planeamento estratégico e representando os sistemas de informação existentes numa escola, onde os sistemas e tecnologias de informação ocupam um lugar de destaque, de forma a identificar as alterações necessárias para melhorar a gestão escolar. A referida representação é elaborada com base numa metodologia genérica, suportada pelo planeamento da melhoria da eficiência dos fluxos de informação. Numa escola existem vários sistemas de informação, uns relacionados entre si, outros que funcionam autonomamente. A representação da arquitectura da informação desses sistemas permitirá identificar pontos fracos e oportunidades. Por outro lado, os sistemas de informação das escolas potenciam a utilização elevada de fluxos de papel nos diversos fluxos de informação; a correcta identificação desses fluxos, conduzente à elaboração de uma proposta de redução do papel utilizado, poderá ser uma mais-valia significativa em termos de estratégia de gestão, para melhorar a eficiência e eficácia sobre os fluxos de informação que circulam na organização. Após o desenho e descrição da organização, sobrevém a apresentação de processos dinâmicos de melhoria e alteração dos sistemas de informação. O sucesso da representação informacional é demonstrativo do contributo das fases de recolha, planeamento e identificação dos diversos conceitos inerentes ao processo de desenvolvimento do projecto. A metodologia do referencial de Zachman-Sowa servirá de suporte à descrição do projecto, através da esquematização da organização escolar e dos processos, entidades, dados e grupos envolvidos; ABSTRACT: The proposal contained in this document is to provide the representation of the information architecture of a school organization, using the concepts of strategic planning and accounting information systems existing in a school where the systems and information technology occupy an important place in order to identify changes needed to improve school management. Such representation is developed based on a generic methodology, supported by planning to improve the efficiency of information flows. In a school there are several information systems, some interrelated, others who work independently. The representation of the information architecture of these systems will identify weaknesses and opportunities. On the other hand, information systems schools enhance the use of high flow of paper in different streams of information, the correct identification of these flows, conducive to the development of a proposal to reduce the paper used, may be a significant added value in terms of management strategy to improve the efficiency and effectiveness on flows of information circulating in the organization. After the design and description of the organization, cometh the presentation of dynamic processes of change and improvement of information systems. The success of the representation of information is demonstrative of the contribution of the phases of collection, planning and identification of the various concepts inherent in the process of project development. The methodology of the benchmark Zachman-Sowa will support the project description, through the layout of the school organization and processes, entities, data, and groups involved.Universidade de Évora2015-04-20T15:23:07Z2015-04-202011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14140http://hdl.handle.net/10174/14140porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Faria, Alexandre Miguel Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:24.173817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
title Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
spellingShingle Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
Faria, Alexandre Miguel Rosa
Sistemas de informação
Gestão de sistemas de informação
Planeamento estratégico
Arquitectura da informação
Sistemas e tecnologias de informação
Information systems
Management information systems
Strategic planning
Information architecture
Systems and information technology
title_short Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
title_full Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
title_fullStr Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
title_full_unstemmed Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
title_sort Representação da arquitectura da informação de uma organização escolar
author Faria, Alexandre Miguel Rosa
author_facet Faria, Alexandre Miguel Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alexandre Miguel Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de informação
Gestão de sistemas de informação
Planeamento estratégico
Arquitectura da informação
Sistemas e tecnologias de informação
Information systems
Management information systems
Strategic planning
Information architecture
Systems and information technology
topic Sistemas de informação
Gestão de sistemas de informação
Planeamento estratégico
Arquitectura da informação
Sistemas e tecnologias de informação
Information systems
Management information systems
Strategic planning
Information architecture
Systems and information technology
description A proposta presente neste documento pretende apresentar a representação da arquitectura da informação de uma organização escolar, utilizando os conceitos de planeamento estratégico e representando os sistemas de informação existentes numa escola, onde os sistemas e tecnologias de informação ocupam um lugar de destaque, de forma a identificar as alterações necessárias para melhorar a gestão escolar. A referida representação é elaborada com base numa metodologia genérica, suportada pelo planeamento da melhoria da eficiência dos fluxos de informação. Numa escola existem vários sistemas de informação, uns relacionados entre si, outros que funcionam autonomamente. A representação da arquitectura da informação desses sistemas permitirá identificar pontos fracos e oportunidades. Por outro lado, os sistemas de informação das escolas potenciam a utilização elevada de fluxos de papel nos diversos fluxos de informação; a correcta identificação desses fluxos, conduzente à elaboração de uma proposta de redução do papel utilizado, poderá ser uma mais-valia significativa em termos de estratégia de gestão, para melhorar a eficiência e eficácia sobre os fluxos de informação que circulam na organização. Após o desenho e descrição da organização, sobrevém a apresentação de processos dinâmicos de melhoria e alteração dos sistemas de informação. O sucesso da representação informacional é demonstrativo do contributo das fases de recolha, planeamento e identificação dos diversos conceitos inerentes ao processo de desenvolvimento do projecto. A metodologia do referencial de Zachman-Sowa servirá de suporte à descrição do projecto, através da esquematização da organização escolar e dos processos, entidades, dados e grupos envolvidos; ABSTRACT: The proposal contained in this document is to provide the representation of the information architecture of a school organization, using the concepts of strategic planning and accounting information systems existing in a school where the systems and information technology occupy an important place in order to identify changes needed to improve school management. Such representation is developed based on a generic methodology, supported by planning to improve the efficiency of information flows. In a school there are several information systems, some interrelated, others who work independently. The representation of the information architecture of these systems will identify weaknesses and opportunities. On the other hand, information systems schools enhance the use of high flow of paper in different streams of information, the correct identification of these flows, conducive to the development of a proposal to reduce the paper used, may be a significant added value in terms of management strategy to improve the efficiency and effectiveness on flows of information circulating in the organization. After the design and description of the organization, cometh the presentation of dynamic processes of change and improvement of information systems. The success of the representation of information is demonstrative of the contribution of the phases of collection, planning and identification of the various concepts inherent in the process of project development. The methodology of the benchmark Zachman-Sowa will support the project description, through the layout of the school organization and processes, entities, data, and groups involved.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-04-20T15:23:07Z
2015-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14140
http://hdl.handle.net/10174/14140
url http://hdl.handle.net/10174/14140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558707638272