O Mito Tr?gico de Salvador Dal?
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/Ferreira, N., Farate, C. e Vicente, H. 2019. O Mito Tr?gico de Salvador Dal?. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 37 (Dez. 2019), 108-143. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a5 https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a5 |
Resumo: | Este artigo prop?e uma leitura cr?tica da autoan?lise esbo?ada por Salvador Dal? na obra ?Omito tr?gico do Angelus de Millet? ? luz da interpreta??o de uma din?mica familiar sob o primado da fantasia do infans de substitui??o. Sugere-se que esta narrativa, elaborada segundo o m?todo paranoico-cr?tico, sobrep?e mito pessoal e fic??o, alegoria omnipotente e reinterpreta??o delirante da saga familiar tr?gica, de uma d?ade m?e-filho permeada pela evoca??o hist?rica do ?resgate? fantasm?tico de um irm?o morto nove meses antes do seu nascimento. Foram triangulados excertos do texto sobre o Angelus, dados biogr?ficos e aportes de Bion sobre a import?ncia dos mitos privados na constru??o da identidade. Conclui-se que Dal? ensaiou a aproxima??o a outra dimens?o do imago materno, que os outros escritos e atos autobiogr?ficos aparentam contradizer, mais precisamente a M?e Ant?gona que ?en-terra? o corpo do filho in statu nascendi sob o olhar c?mplice e impotente do pai. Real?a-se a import?ncia de Gala como figura da Anuncia??o de destino tr?gico-grandioso, segundo a m?stica b?blica do ?Filho Unig?nito do Pai?, solu??o romanceada, de cariz surrealista e delirante, para aquela que ter? sido a problem?tica central da sua exist?ncia, a condi??o de crian?a de substitui??o de um Outro temido e desconhecido. / This paper proposes a critical reading of the self-analysis outlined by Salvador Dal? in the essay ?The tragic myth of Millet?s Angelus?, in the light of the interpretation of a family dynamic under the primacy of the replacement infans fantasy. It is suggested that this narrative, elaborated accordingly to the paranoiac-critical method, superimposes personal myth and fiction, omnipotent allegory and delirious reinterpretation of the tragic familial saga of a mother-child dyad permeated by the historical evocation of the phantasmatic ?recovery? of a brother that died nine months before his birth. The authors triangulated selections from the dalinian text on the Angelus, biographical data and Bion?s contributions regarding the importance of private myths in the construction of identity. It is concluded that Dal? rehearses an approximation to another dimension of the maternal imago that other written autobiographical elements seem to contradict. More precisely, the Mother Antigone that ?buries? the body of her in statu nascendi son under the father?s impotent and accomplice gaze. Also highlighted is the importance of Gala as a figure of the Annunciation of a tragic-grandiose destiny, according to the biblical mysticism of the ?Only begot-ten Son of the Father?, a romanced solution, of surreal and delusional nature, for the prob-able central issue of his existence, the condition of replacement child of a dreaded and unknown Other. |
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