Relação entre o insucesso escolar, imagem corporal e autoconceito em alunos do 7º e 9º ano da Escola Básica e Secundária de Arcozelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7037 |
Resumo: | Pretendeu-se com o presente estudo avaliar a relação entre imagem corporal, autoconceito e o insucesso escolar nos alunos [(n=32; 7º ano (n=15; 46,88%); 9º ano (n=17; 53,12%), sendo considerados dois grupos: grupo de alunos repetentes (GR, n= 16; X=14,31 anos; 1,62 cm; 20,63% IMC) e grupo de não repetentes (GNR, n= 16; X= 13,75 anos; 1,64cm; 21,31% IMC)] do 2º e 3º ciclo do ensino básico da Escola EB 2/3, S de Arcozelo. Para a determinação das variáveis em estudo, utilizou-se como instrumentos de avaliação: Escala de Auto-Conceito Físico (Ribeiro & Ribeiro, 2003; Questionário de Percepção da Imagem Corporal (Henriques, 2008) e Questionário Sócio-Escolar (Henriques, 2008). Após a aplicação dos questionários, no que refere ao autoconceito, verificamos diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (GR: P=0,04 e GNR: P=0,04).Estas diferenças foram verificadas na Perceção da Impressão Causada nos outros (PIO) (P<0,05) , e da Perceção da Aparência Física (PAF) (P<0,05), sendo que o sexo feminino apresentou diferenças estatisticamente significativas, influenciando de certa forma os resultados com: (PIO) (P<0,01) e (PAF) (P<0,01) Um dos resultados mais vincados neste estudo é o facto de os alunos não repetentes apresentarem um maior autoconceito em relação aos alunos que já reprovaram Desta forma, podemos concluir que existe uma relação entre os valores do autoconceito e insucesso escolar (quanto menor o autoconceito maior o insucesso), ainda que a satisfação com a imagem corporal varie em função do sexo. |
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Relação entre o insucesso escolar, imagem corporal e autoconceito em alunos do 7º e 9º ano da Escola Básica e Secundária de ArcozeloDesporto escolarInsucesso escolarImagem corporalAutoconceitoPretendeu-se com o presente estudo avaliar a relação entre imagem corporal, autoconceito e o insucesso escolar nos alunos [(n=32; 7º ano (n=15; 46,88%); 9º ano (n=17; 53,12%), sendo considerados dois grupos: grupo de alunos repetentes (GR, n= 16; X=14,31 anos; 1,62 cm; 20,63% IMC) e grupo de não repetentes (GNR, n= 16; X= 13,75 anos; 1,64cm; 21,31% IMC)] do 2º e 3º ciclo do ensino básico da Escola EB 2/3, S de Arcozelo. Para a determinação das variáveis em estudo, utilizou-se como instrumentos de avaliação: Escala de Auto-Conceito Físico (Ribeiro & Ribeiro, 2003; Questionário de Percepção da Imagem Corporal (Henriques, 2008) e Questionário Sócio-Escolar (Henriques, 2008). Após a aplicação dos questionários, no que refere ao autoconceito, verificamos diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (GR: P=0,04 e GNR: P=0,04).Estas diferenças foram verificadas na Perceção da Impressão Causada nos outros (PIO) (P<0,05) , e da Perceção da Aparência Física (PAF) (P<0,05), sendo que o sexo feminino apresentou diferenças estatisticamente significativas, influenciando de certa forma os resultados com: (PIO) (P<0,01) e (PAF) (P<0,01) Um dos resultados mais vincados neste estudo é o facto de os alunos não repetentes apresentarem um maior autoconceito em relação aos alunos que já reprovaram Desta forma, podemos concluir que existe uma relação entre os valores do autoconceito e insucesso escolar (quanto menor o autoconceito maior o insucesso), ainda que a satisfação com a imagem corporal varie em função do sexo.2016-12-09T16:15:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7037pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBouças, Carlos Daniel Simõesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:00.310885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Pretendeu-se com o presente estudo avaliar a relação entre imagem corporal, autoconceito e o insucesso escolar nos alunos [(n=32; 7º ano (n=15; 46,88%); 9º ano (n=17; 53,12%), sendo considerados dois grupos: grupo de alunos repetentes (GR, n= 16; X=14,31 anos; 1,62 cm; 20,63% IMC) e grupo de não repetentes (GNR, n= 16; X= 13,75 anos; 1,64cm; 21,31% IMC)] do 2º e 3º ciclo do ensino básico da Escola EB 2/3, S de Arcozelo. Para a determinação das variáveis em estudo, utilizou-se como instrumentos de avaliação: Escala de Auto-Conceito Físico (Ribeiro & Ribeiro, 2003; Questionário de Percepção da Imagem Corporal (Henriques, 2008) e Questionário Sócio-Escolar (Henriques, 2008). Após a aplicação dos questionários, no que refere ao autoconceito, verificamos diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (GR: P=0,04 e GNR: P=0,04).Estas diferenças foram verificadas na Perceção da Impressão Causada nos outros (PIO) (P<0,05) , e da Perceção da Aparência Física (PAF) (P<0,05), sendo que o sexo feminino apresentou diferenças estatisticamente significativas, influenciando de certa forma os resultados com: (PIO) (P<0,01) e (PAF) (P<0,01) Um dos resultados mais vincados neste estudo é o facto de os alunos não repetentes apresentarem um maior autoconceito em relação aos alunos que já reprovaram Desta forma, podemos concluir que existe uma relação entre os valores do autoconceito e insucesso escolar (quanto menor o autoconceito maior o insucesso), ainda que a satisfação com a imagem corporal varie em função do sexo. |
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