Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Helena Sofia Machado dos
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7183
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, 1998
id RCAP_8f7ad2b1c9fb85d7f467a3d85a674ee5
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptualInvestigação qualitativaMetodologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Ciências da Educação, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, 1998A investigação sobre o ensino das Ciências tem demonstrado, nas últimas décadas, que as crianças iniciam a sua vida escolar com ideias, crenças e expectativas sobre os fenómenos naturais. Tais representações espontâneas são geralmente designadas por concepções alternativas. Tem sido, do mesmo modo, evidenciado pela investigação que os alunos não abandonam facilmente as suas concepções prévias, em favor dos novos conceitos científicos que se lhes pretende ensinar. Assim, muitos investigadores enfatizam a importância do conhecimento dessas concepções como ponto de partida e factor essencial no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Só uma abordagem de ensino que parta das concepções do aluno e que o confronte com eventos que põem em causa essas concepções, provocando nele o conflito cognitivo, consegue ser eficaz na promoção da mudança conceptual.Recenl research in science education has demonstrated that young children, even hefore entering school, already possess powerful ideas, beliefs and expectancies about natural phenomena. Such spontaneous representations are generally rcfcrred lo as altemative conceptions. The same body of research has indicatcd that students do not casily abandon their previous conceptions in favor of new scientific concepts they are taught in school. fluis, many educators emphasize the importance of understanding those conceptions as a starting point for, and an essential factor in, the teaching/leaming process in the sciences. Only through an approach to teaching that starls from naive altemative conceptions and then confronts the student with objeets and events that bring into question those conceptions - provoking a cognitive conflict in the student - will we be ablc to efficaciously promote conccpt change.Fundação Calouste Gulbenkian - Projecto E/195/97Fonseca, JesuínaConboy, JosephSapientiaSantos, Helena Sofia Machado dos2015-11-27T16:30:30Z199819981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:18Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:38.687699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
title Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
spellingShingle Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
Santos, Helena Sofia Machado dos
Investigação qualitativa
Metodologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
title_full Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
title_fullStr Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
title_full_unstemmed Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
title_sort Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual
author Santos, Helena Sofia Machado dos
author_facet Santos, Helena Sofia Machado dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Jesuína
Conboy, Joseph
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Helena Sofia Machado dos
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação qualitativa
Metodologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação qualitativa
Metodologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, 1998
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998
1998-01-01T00:00:00Z
2015-11-27T16:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7183
url http://hdl.handle.net/10400.1/7183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133219940990976