A eficácia da comunicação organizacional : estudo aplicado à associação empresarial AIRV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Teresa de Figueiredo Maia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Antunes, Joaquim, Barros, Samuel
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1834
Resumo: Atualmente assiste-se a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua sobrevivência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. Da mesma forma, as associações empresariais precisam de ser ágeis conforme exige o mercado e mudar também seu perfil e forma de atuação, tornando-se, de facto, entidades articuladoras e prestadoras de serviços para os seus associados. As associações empresariais, à semelhança de outras organizações, preocupam-se, cada vez mais, com a comunicação. Esta assume um papel de extrema importância, funcionando como elo de ligação entre a associação empresarial e o seu target - os seus associados. Com este projeto de investigação procurou-se analisar a componente comunicativa da Associação Empresarial da Região de Viseu – AIRV. A partir da recolha de conteúdos bibliográficos e da aplicação de alguns métodos de análise de conteúdo, foi investigado se a comunicação com os seus associados é eficaz, ou seja, se a sua mensagem é transmitida com sucesso. Em termos de resultados globais, os associados consideram que a AIRV representa corretamente os seus interesses, sendo que a comunicação entre ambos é eficaz. Conclui-se que a relação entre a empresa e a AIRV é, de um modo geral, positiva.
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