O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Margarida de Brito Barbosa dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8811
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
id RCAP_8f990000ac917be271ac3e03b9d90901
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra criançasMaus-tratos infantisViolência intrafamiliarEscolaChild abuseIntrafamily violenceSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaA presente dissertação teve como principal objetivo compreender a perceção dos funcionários das escolas acerca do fenómeno dos maus-tratos infantis que ocorrem em contexto intrafamiliar e, em conjunto com a escola, que resposta conseguem dar nestas situações. Na investigação participaram 31 funcionários de escolas do Distrito de Lisboa. Os participantes são maioritariamente do género feminino e têm idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos. Para a concretização do estudo empírico recorremos a uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, a análise de conteúdo simples, cujos pressupostos subjacentes orientaram todo o processo de recolha, análise e tratamento de dados. No que diz respeito à recolha de dados, a Entrevista Qualitativa foi o método que se revelou mais adequado quer aos objetivos do estudo, quer à metodologia adotada, e teve por base um guião de entrevista semiestruturado, construído no âmbito da presente investigação, no qual constam os temas gerais e os tópicos específicos a abordar. Da investigação resultou a confirmação de que a resposta das escolas enquanto estrutura e a capacidade de resposta dos funcionários que trabalham diretamente com as crianças não é suficiente, sendo necessário abordar o tema de uma maneira mais consistente e diária nas escolas, integrando toda a comunidade escolar, isto é, pais, alunos e todos os funcionários da escola. Por fim, procedemos à discussão dos resultados obtidos, refletindo sobre as suas implicações, consequências na vida das crianças e jovens sugerindo possíveis alterações e novas estratégias para aplicar nas escolas.The main objective of this dissertation was to understand the perception of school employees about the phenomenon of child abuse that occurs in an intra-family context and, together with the school, what response they can give in these situations. The participants were thirty-one employees from schools in the District of Lisbon aged between 24 and 60 years, most of which were female. In order to carry out the empirical study, we used a qualitative research methodology, simple content analysis, whose underlying assumptions guided the entire process of data collection, analysis and processing. With regard to data collection, the Qualitative Interview was the method that proved to be most suitable for both the objectives of the study and the methodology adopted, and was based on a semi-structured interview guide, built within the scope of the present investigation, which contains general themes and specific topics to be addressed. The investigation resulted in confirmation that the response of schools as a structure and the response capacity of employees who work directly with children is not enough, and it is necessary to address the issue in a more consistent and daily way in schools for the entire school community, that is, is, whether for parents, students, and all school staff. Finally, we proceed to the discussion of the results obtained, reflecting on their implications, consequences in the lives of children and young people, suggesting possible changes and new strategies to apply in schools.Almeida, Telma Sofia de SousaRepositório do ISPASantos, Margarida de Brito Barbosa dos2022-11-18T12:31:37Z2022-10-062022-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8811TID:203084926porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-19T02:16:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:46.692319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
title O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
spellingShingle O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
Santos, Margarida de Brito Barbosa dos
Maus-tratos infantis
Violência intrafamiliar
Escola
Child abuse
Intrafamily violence
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
title_full O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
title_fullStr O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
title_full_unstemmed O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
title_sort O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças
author Santos, Margarida de Brito Barbosa dos
author_facet Santos, Margarida de Brito Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Telma Sofia de Sousa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Margarida de Brito Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Maus-tratos infantis
Violência intrafamiliar
Escola
Child abuse
Intrafamily violence
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Maus-tratos infantis
Violência intrafamiliar
Escola
Child abuse
Intrafamily violence
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T12:31:37Z
2022-10-06
2022-10-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8811
TID:203084926
url http://hdl.handle.net/10400.12/8811
identifier_str_mv TID:203084926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130601701244928