O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7812 |
Resumo: | O presente artigo analisa o crowdfunding aplicado ao jornalismo de investigação como alternativa aos modelos tradicionais de financiamento jornalístico em Portugal. O principal objetivo é inferir sobre as potencialidades de desenvolvimento do crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação português. Para esse efeito, com base em investigação empírica, contextualiza-se o crowdfunding, analisam-se as causas e as consequências do decréscimo acentuado do jornalismo de investigação português, bem como os seus impactos, e analisa-se, com base na metodologia estudo de caso, uma plataforma portuguesa dedicada a acolher projetos jornalísticos. Como principais resultados, salientam-se a ainda incipiente capacidade empreendedora dos jornalistas em Portugal e a necessidade futura dos seus programas curriculares no ensino superior em Portugal incluírem unida- des curriculares de economia e de empreendedorismo na sua formação académica ao nível de licenciatura mestrado e doutoramento, de forma a aumentar o potencial empreendedor do jornalista nos tempos atuais e de se desenvolver o jornalismo de investigação. |
id |
RCAP_8fa8bb775ec5e22c8152ec3f6f58976f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in PortugalEl crowdfunding como financiación del periodismo de investigación en PortugalCrowdfunding as a way to finance investigative journalism in PortugalJornalismo de investigaçãoEnsino superiorEmpreendedorismoCiências da comunicaçãoPeriodismo de investigaciónEducación superiorEmprendimientoCiencias de la comunicaciónInvestigative journalismHigher educationEntrepreneurshipCommunication sciencesO presente artigo analisa o crowdfunding aplicado ao jornalismo de investigação como alternativa aos modelos tradicionais de financiamento jornalístico em Portugal. O principal objetivo é inferir sobre as potencialidades de desenvolvimento do crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação português. Para esse efeito, com base em investigação empírica, contextualiza-se o crowdfunding, analisam-se as causas e as consequências do decréscimo acentuado do jornalismo de investigação português, bem como os seus impactos, e analisa-se, com base na metodologia estudo de caso, uma plataforma portuguesa dedicada a acolher projetos jornalísticos. Como principais resultados, salientam-se a ainda incipiente capacidade empreendedora dos jornalistas em Portugal e a necessidade futura dos seus programas curriculares no ensino superior em Portugal incluírem unida- des curriculares de economia e de empreendedorismo na sua formação académica ao nível de licenciatura mestrado e doutoramento, de forma a aumentar o potencial empreendedor do jornalista nos tempos atuais e de se desenvolver o jornalismo de investigação.RESUMEN: El presente artículo analiza el crowdfunding aplicado al periodismo de investigación como alternativa a los modelos tradicionales de financiación periodística en Portugal. El principal objetivo es inferir acerca de las potencialidades de desarrollo del crowdfunding como financiación del periodismo de investigación portugués. Para ello, con base en investigación empírica, se contextualiza el crowdfunding, se analizan las causas y las consecuencias del descenso pronunciado del periodismo de investigación portugués, así como sus impactos, y se analiza, basándose en la metodología estudio de caso, una plataforma portuguesa dedicada a recibir proyectos periodísticos. Como principales resultados, se destacan la aún incipiente capacidad emprendedora de los periodistas en Portugal y la necesidad futura de que sus programas curriculares en la educación superior en este país incluyan unidades curriculares de economía y de emprendimiento en su formación académica en el nivel de licenciatura, maestría y doctorado, a fin de aumentar el potencial emprendedor del periodista en la actualidad y de desarrollar el periodismo de investigación.ABSTRACT: The article offers an analysis of crowdfunding applied to investigative journalism as an alternative to traditional models for funding journalism in Portugal. The primary objective is to understand and suggest the potential to develop crowdfunding for that purpose. Based on empirical research, crowdfunding is contextualized, the causes and consequences of the pronounced decline in Portuguese investigative journalism and the impact this has are analyzed, and the possibility of a Portuguese platform dedicated to receive journalistic projects is examined using the case study method. Essentially, the results highlight the still nascent entrepreneurial capacity of journalists in Portugal and the need for future curricula for higher education in Portugal to include subjects on economics and entrepreneurship as part of academic training for journalists at the undergraduate, master’s and doctorate levels, so as to increase the entrepreneurial potential of today’s journalists and to advance investigative journalism.Universidad de La SabanaRCIPLFonseca, Ana MariaDiz, HenriqueDos Santos, Maria José Palma Lampreia2017-12-28T00:01:41Z2016-032016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7812porFONSECA, Ana Maria; DIZ, Henrique; SANTOS, Maria José Palma L. - O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal. “Palavra Clave” .Cundinamarca (Colombia): Universidad de la Sabana. ISSN: 0122-8285/eISSN: 2027-534X. 19: 3 (mar 2016). pp. 893-9180122-8285 (print)10.5294/pacla.2016.19.3.9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:42.002532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal El crowdfunding como financiación del periodismo de investigación en Portugal Crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
title |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
spellingShingle |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal Fonseca, Ana Maria Jornalismo de investigação Ensino superior Empreendedorismo Ciências da comunicação Periodismo de investigación Educación superior Emprendimiento Ciencias de la comunicación Investigative journalism Higher education Entrepreneurship Communication sciences |
title_short |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
title_full |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
title_fullStr |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
title_full_unstemmed |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
title_sort |
O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal |
author |
Fonseca, Ana Maria |
author_facet |
Fonseca, Ana Maria Diz, Henrique Dos Santos, Maria José Palma Lampreia |
author_role |
author |
author2 |
Diz, Henrique Dos Santos, Maria José Palma Lampreia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Maria Diz, Henrique Dos Santos, Maria José Palma Lampreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo de investigação Ensino superior Empreendedorismo Ciências da comunicação Periodismo de investigación Educación superior Emprendimiento Ciencias de la comunicación Investigative journalism Higher education Entrepreneurship Communication sciences |
topic |
Jornalismo de investigação Ensino superior Empreendedorismo Ciências da comunicação Periodismo de investigación Educación superior Emprendimiento Ciencias de la comunicación Investigative journalism Higher education Entrepreneurship Communication sciences |
description |
O presente artigo analisa o crowdfunding aplicado ao jornalismo de investigação como alternativa aos modelos tradicionais de financiamento jornalístico em Portugal. O principal objetivo é inferir sobre as potencialidades de desenvolvimento do crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação português. Para esse efeito, com base em investigação empírica, contextualiza-se o crowdfunding, analisam-se as causas e as consequências do decréscimo acentuado do jornalismo de investigação português, bem como os seus impactos, e analisa-se, com base na metodologia estudo de caso, uma plataforma portuguesa dedicada a acolher projetos jornalísticos. Como principais resultados, salientam-se a ainda incipiente capacidade empreendedora dos jornalistas em Portugal e a necessidade futura dos seus programas curriculares no ensino superior em Portugal incluírem unida- des curriculares de economia e de empreendedorismo na sua formação académica ao nível de licenciatura mestrado e doutoramento, de forma a aumentar o potencial empreendedor do jornalista nos tempos atuais e de se desenvolver o jornalismo de investigação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03 2016-03-01T00:00:00Z 2017-12-28T00:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7812 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FONSECA, Ana Maria; DIZ, Henrique; SANTOS, Maria José Palma L. - O crowdfunding as a way to finance investigative journalism in Portugal. “Palavra Clave” .Cundinamarca (Colombia): Universidad de la Sabana. ISSN: 0122-8285/eISSN: 2027-534X. 19: 3 (mar 2016). pp. 893-918 0122-8285 (print) 10.5294/pacla.2016.19.3.9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de La Sabana |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de La Sabana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133427358760960 |