A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Ana Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/5674
Resumo: De quando em vez, a Internet reinventa-se com novos termos, novas formas de comunicar, de trabalhar, de lazer e de aprender de forma mais significativa e colaborativa. As evoluções mais recentes ao nível dos serviços disponíveis na Internet têm abarcado diversas vertentes, nomeadamente no que se refere aos serviços de comunicação síncrona e assíncrona e no que se refere às diferentes modalidades de publicação de informação em diversos formatos e linguagens que, embora distintas, se entrecruzam com frequência e tornam o panorama do uso das TIC na educação cada vez mais rico e diversificado. Uma das formas de publicação de conteúdos na Internet que tem vindo a encontrar grande receptividade por parte dos cibernautas são os “weblogs”, os quais, de forma muito simplista, podem ser descritos como constituindo um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação. Neste texto apresentaremos alguns dos aspectos referentes às práticas de exploração pedagógica dos blogues escolares e algumas reflexões em torno dos esforços de sistematização dos diferentes tipos de blogues direccionados para estes contextos. Terminaremos com a apresentação de um protótipo do portal para registo e consulta de blogues escolares que pretendemos implementar.
id RCAP_8faeeb6305b2c14d038c7096fc9ab6ae
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arteBlogosferaEdublogsBlogues escolaresBlogues educacionaisDe quando em vez, a Internet reinventa-se com novos termos, novas formas de comunicar, de trabalhar, de lazer e de aprender de forma mais significativa e colaborativa. As evoluções mais recentes ao nível dos serviços disponíveis na Internet têm abarcado diversas vertentes, nomeadamente no que se refere aos serviços de comunicação síncrona e assíncrona e no que se refere às diferentes modalidades de publicação de informação em diversos formatos e linguagens que, embora distintas, se entrecruzam com frequência e tornam o panorama do uso das TIC na educação cada vez mais rico e diversificado. Uma das formas de publicação de conteúdos na Internet que tem vindo a encontrar grande receptividade por parte dos cibernautas são os “weblogs”, os quais, de forma muito simplista, podem ser descritos como constituindo um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação. Neste texto apresentaremos alguns dos aspectos referentes às práticas de exploração pedagógica dos blogues escolares e algumas reflexões em torno dos esforços de sistematização dos diferentes tipos de blogues direccionados para estes contextos. Terminaremos com a apresentação de um protótipo do portal para registo e consulta de blogues escolares que pretendemos implementar.Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)Universidade do MinhoGomes, Maria JoãoSilva, Ana Rita2006-102006-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5674por“Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC”. ISSN 1646-3153. 3 (Out. 2006) 289-309.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
title A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
spellingShingle A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
Gomes, Maria João
Blogosfera
Edublogs
Blogues escolares
Blogues educacionais
title_short A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
title_full A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
title_fullStr A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
title_full_unstemmed A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
title_sort A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
author Gomes, Maria João
author_facet Gomes, Maria João
Silva, Ana Rita
author_role author
author2 Silva, Ana Rita
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria João
Silva, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Blogosfera
Edublogs
Blogues escolares
Blogues educacionais
topic Blogosfera
Edublogs
Blogues escolares
Blogues educacionais
description De quando em vez, a Internet reinventa-se com novos termos, novas formas de comunicar, de trabalhar, de lazer e de aprender de forma mais significativa e colaborativa. As evoluções mais recentes ao nível dos serviços disponíveis na Internet têm abarcado diversas vertentes, nomeadamente no que se refere aos serviços de comunicação síncrona e assíncrona e no que se refere às diferentes modalidades de publicação de informação em diversos formatos e linguagens que, embora distintas, se entrecruzam com frequência e tornam o panorama do uso das TIC na educação cada vez mais rico e diversificado. Uma das formas de publicação de conteúdos na Internet que tem vindo a encontrar grande receptividade por parte dos cibernautas são os “weblogs”, os quais, de forma muito simplista, podem ser descritos como constituindo um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação. Neste texto apresentaremos alguns dos aspectos referentes às práticas de exploração pedagógica dos blogues escolares e algumas reflexões em torno dos esforços de sistematização dos diferentes tipos de blogues direccionados para estes contextos. Terminaremos com a apresentação de um protótipo do portal para registo e consulta de blogues escolares que pretendemos implementar.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10
2006-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/5674
url http://hdl.handle.net/1822/5674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC”. ISSN 1646-3153. 3 (Out. 2006) 289-309.
1646-3153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303646098161664