A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/5674 |
Resumo: | De quando em vez, a Internet reinventa-se com novos termos, novas formas de comunicar, de trabalhar, de lazer e de aprender de forma mais significativa e colaborativa. As evoluções mais recentes ao nível dos serviços disponíveis na Internet têm abarcado diversas vertentes, nomeadamente no que se refere aos serviços de comunicação síncrona e assíncrona e no que se refere às diferentes modalidades de publicação de informação em diversos formatos e linguagens que, embora distintas, se entrecruzam com frequência e tornam o panorama do uso das TIC na educação cada vez mais rico e diversificado. Uma das formas de publicação de conteúdos na Internet que tem vindo a encontrar grande receptividade por parte dos cibernautas são os “weblogs”, os quais, de forma muito simplista, podem ser descritos como constituindo um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação. Neste texto apresentaremos alguns dos aspectos referentes às práticas de exploração pedagógica dos blogues escolares e algumas reflexões em torno dos esforços de sistematização dos diferentes tipos de blogues direccionados para estes contextos. Terminaremos com a apresentação de um protótipo do portal para registo e consulta de blogues escolares que pretendemos implementar. |
id |
RCAP_8faeeb6305b2c14d038c7096fc9ab6ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5674 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arteBlogosferaEdublogsBlogues escolaresBlogues educacionaisDe quando em vez, a Internet reinventa-se com novos termos, novas formas de comunicar, de trabalhar, de lazer e de aprender de forma mais significativa e colaborativa. As evoluções mais recentes ao nível dos serviços disponíveis na Internet têm abarcado diversas vertentes, nomeadamente no que se refere aos serviços de comunicação síncrona e assíncrona e no que se refere às diferentes modalidades de publicação de informação em diversos formatos e linguagens que, embora distintas, se entrecruzam com frequência e tornam o panorama do uso das TIC na educação cada vez mais rico e diversificado. Uma das formas de publicação de conteúdos na Internet que tem vindo a encontrar grande receptividade por parte dos cibernautas são os “weblogs”, os quais, de forma muito simplista, podem ser descritos como constituindo um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação. Neste texto apresentaremos alguns dos aspectos referentes às práticas de exploração pedagógica dos blogues escolares e algumas reflexões em torno dos esforços de sistematização dos diferentes tipos de blogues direccionados para estes contextos. Terminaremos com a apresentação de um protótipo do portal para registo e consulta de blogues escolares que pretendemos implementar.Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)Universidade do MinhoGomes, Maria JoãoSilva, Ana Rita2006-102006-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5674por“Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC”. ISSN 1646-3153. 3 (Out. 2006) 289-309.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:00ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
title |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
spellingShingle |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte Gomes, Maria João Blogosfera Edublogs Blogues escolares Blogues educacionais |
title_short |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
title_full |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
title_fullStr |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
title_full_unstemmed |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
title_sort |
A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte |
author |
Gomes, Maria João |
author_facet |
Gomes, Maria João Silva, Ana Rita |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria João Silva, Ana Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogosfera Edublogs Blogues escolares Blogues educacionais |
topic |
Blogosfera Edublogs Blogues escolares Blogues educacionais |
description |
De quando em vez, a Internet reinventa-se com novos termos, novas formas de comunicar, de trabalhar, de lazer e de aprender de forma mais significativa e colaborativa. As evoluções mais recentes ao nível dos serviços disponíveis na Internet têm abarcado diversas vertentes, nomeadamente no que se refere aos serviços de comunicação síncrona e assíncrona e no que se refere às diferentes modalidades de publicação de informação em diversos formatos e linguagens que, embora distintas, se entrecruzam com frequência e tornam o panorama do uso das TIC na educação cada vez mais rico e diversificado. Uma das formas de publicação de conteúdos na Internet que tem vindo a encontrar grande receptividade por parte dos cibernautas são os “weblogs”, os quais, de forma muito simplista, podem ser descritos como constituindo um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação. Neste texto apresentaremos alguns dos aspectos referentes às práticas de exploração pedagógica dos blogues escolares e algumas reflexões em torno dos esforços de sistematização dos diferentes tipos de blogues direccionados para estes contextos. Terminaremos com a apresentação de um protótipo do portal para registo e consulta de blogues escolares que pretendemos implementar. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10 2006-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/5674 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/5674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC”. ISSN 1646-3153. 3 (Out. 2006) 289-309. 1646-3153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303646098161664 |