Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marisa Florbela Reneu da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19823
Resumo: O ano letivo de 2018/2019 foi marcado pelo início da implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, cujas disposições legislativas assentam na abordagem multinível no acesso ao currículo, como forma de dar uma resposta pedagógica preventiva. Consentâneo como este propósito, prevê um conjunto de medidas de suporte para adequar as metodologias e procedimentos pedagógicos às necessidades de aprendizagens evidenciadas pelos alunos dentro da sala de aula. Este estudo, inscrito no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Multideficiências e Problemas de Cognição, tem como objetivo auscultar a voz dos professores, de todos os graus de ensino, no que respeita ao processo de implementação das medidas universais preconizadas no Decreto-Lei n.º 54/2018. Para atingir esse propósito, foram inquiridos, através de um questionário online, 118 docentes de escolas públicas. Os resultados do estudo mostram que as medidas universais são operacionalizadas pelos professores que já as praticavam anteriormente e que uma aprendizagem eficaz decorre da sua implementação concertada por uma equipa de profissionais, que continua a carecer de tempo(s) de organização do trabalho colaborativo e de oportunidades de desenvolvimento profissional. As implicações do estudo para a corporização progressiva do paradigma da inclusão nos cenários de vivência nas salas de aula, no garante da promoção da equidade de oportunidades de acesso e participação e da adequação e melhoria da qualidade do ensino, serão, aqui, apresentadas e discutidas.
id RCAP_8fb773dc16d897cb1c24129f76dda0f0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018Educação inclusivaModelo multinívelFormação de professoresDesafiosInclusive educationMultilevel modelTeacher trainingChallengesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO ano letivo de 2018/2019 foi marcado pelo início da implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, cujas disposições legislativas assentam na abordagem multinível no acesso ao currículo, como forma de dar uma resposta pedagógica preventiva. Consentâneo como este propósito, prevê um conjunto de medidas de suporte para adequar as metodologias e procedimentos pedagógicos às necessidades de aprendizagens evidenciadas pelos alunos dentro da sala de aula. Este estudo, inscrito no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Multideficiências e Problemas de Cognição, tem como objetivo auscultar a voz dos professores, de todos os graus de ensino, no que respeita ao processo de implementação das medidas universais preconizadas no Decreto-Lei n.º 54/2018. Para atingir esse propósito, foram inquiridos, através de um questionário online, 118 docentes de escolas públicas. Os resultados do estudo mostram que as medidas universais são operacionalizadas pelos professores que já as praticavam anteriormente e que uma aprendizagem eficaz decorre da sua implementação concertada por uma equipa de profissionais, que continua a carecer de tempo(s) de organização do trabalho colaborativo e de oportunidades de desenvolvimento profissional. As implicações do estudo para a corporização progressiva do paradigma da inclusão nos cenários de vivência nas salas de aula, no garante da promoção da equidade de oportunidades de acesso e participação e da adequação e melhoria da qualidade do ensino, serão, aqui, apresentadas e discutidas.The academic year 2018/2019 was marked by the start of the implementation of Decree-Law 54/2018, whose legislative provisions are based on the multilevel approach to accessing the curriculum, as a way of providing a preventive pedagogical response. Consenting with this purpose, it provides a set of support measures to adapt the methodologies and pedagogical procedures to the learning needs evidenced by the students within the classroom. This study, enrolled within the scope of the Master in Special Education: Multiple Disabilities and Cognition Problems, aims to listen to the voice of teachers, from all levels of education, regarding the process of implementing the universal measures recommended in Decree-Law 54/2018. To achieve this purpose, 118 public school teachers were surveyed through an online inquiry. The results of the study show that universal measures are implemented by teachers who have already practiced them before and that effective learning results depend on the implementation of these measures by a team of professionals, that continue to lack time for organizing collaborative work and that need professional development opportunities. The implications of the study for the progressive concretization of the inclusion paradigm in the classroom context in guaranteeing the equity of opportunities for access and participation and the adequacy and improvement of the quality of teaching, will be presented and discussed here.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSanches-Ferreira, ManuelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Marisa Florbela Reneu da Silva2022-02-08T12:10:11Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19823TID:202932508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:53.827844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
title Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
spellingShingle Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
Pereira, Marisa Florbela Reneu da Silva
Educação inclusiva
Modelo multinível
Formação de professores
Desafios
Inclusive education
Multilevel model
Teacher training
Challenges
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
title_full Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
title_fullStr Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
title_full_unstemmed Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
title_sort Estudo da Implementação das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018
author Pereira, Marisa Florbela Reneu da Silva
author_facet Pereira, Marisa Florbela Reneu da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches-Ferreira, Manuela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marisa Florbela Reneu da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Modelo multinível
Formação de professores
Desafios
Inclusive education
Multilevel model
Teacher training
Challenges
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação inclusiva
Modelo multinível
Formação de professores
Desafios
Inclusive education
Multilevel model
Teacher training
Challenges
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O ano letivo de 2018/2019 foi marcado pelo início da implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, cujas disposições legislativas assentam na abordagem multinível no acesso ao currículo, como forma de dar uma resposta pedagógica preventiva. Consentâneo como este propósito, prevê um conjunto de medidas de suporte para adequar as metodologias e procedimentos pedagógicos às necessidades de aprendizagens evidenciadas pelos alunos dentro da sala de aula. Este estudo, inscrito no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Multideficiências e Problemas de Cognição, tem como objetivo auscultar a voz dos professores, de todos os graus de ensino, no que respeita ao processo de implementação das medidas universais preconizadas no Decreto-Lei n.º 54/2018. Para atingir esse propósito, foram inquiridos, através de um questionário online, 118 docentes de escolas públicas. Os resultados do estudo mostram que as medidas universais são operacionalizadas pelos professores que já as praticavam anteriormente e que uma aprendizagem eficaz decorre da sua implementação concertada por uma equipa de profissionais, que continua a carecer de tempo(s) de organização do trabalho colaborativo e de oportunidades de desenvolvimento profissional. As implicações do estudo para a corporização progressiva do paradigma da inclusão nos cenários de vivência nas salas de aula, no garante da promoção da equidade de oportunidades de acesso e participação e da adequação e melhoria da qualidade do ensino, serão, aqui, apresentadas e discutidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-02-08T12:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19823
TID:202932508
url http://hdl.handle.net/10400.22/19823
identifier_str_mv TID:202932508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131486585094144