Errância nómada: o desenho como reencontro de um lugar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24053 |
Resumo: | Esta dissertação reflecte sobre a prática artística, pretendendo desenvolver uma sistematização centrada no processo como condição da perceptibilidade do desenho. Este estudo analisa a influência e as circunstâncias do conceito de errância como estrutura dentro do campo expandido do desenho. A errância ponto de partida e forma de arte, como potência, para o movimento, para o gesto, e para o jogo como corpo num esquema criativo. Pretende-se também o cruzamento com a criação de notações gráficas. A evolução e o reconhecimento de um novo sistema de notações onde, se procura compreender a relação de novos fenómenos, tais com a relação entre a sonoridade e a manipulação plástica em performance; a imprevisibilidade e o erro como forma de gerar leituras não-lineares e/ou novas formas gráficas de notação. Pretendemos discutir a possibilidade de sistematização de experiências e conceitos de transitoriedade temporal, da liberdade na metodologia da improvisação e composição em tempo real, que tem revolucionado o sistema tradicional de registo gráfico musical. Metodologicamente analisaremos o objecto artístico contemporâneo a partir da prática performativa considerando a abordagem reflexiva da compreensão do som como material ao serviço do próprio performer e, simultaneamente, este como médium na fusão com o desenho enquanto objecto gerador de cruzamentos entre forma, corpo e duração. Propomos a análise de um estudo de caso, onde o objecto artístico se assume como partitura, resultado do registo do som e do desenho enquanto ente visual, objecto do devir, um jogo que proporciona novas leituras sonoras. |
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