As melodias da Cecília de Ernst Mahle (1929): análise e aplicação dos conceitos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem do contrabaixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Marco Antonio Tze Ju
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15085
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
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O Conservatório Sons e Compassos foi fundado em 2012, pelos esforços de membros da comunidade local que apontavam para uma deficiência da oferta educativa na zona rural do Conselho de Sintra. A autonomia pedagógica foi-lhe concedida em 2014/2015. Atualmente, além dos alunos matriculados no conservatório, o Projeto das Orquestras Escolares de Sintra é gerido, no ano letivo de 2021/2022, pelo Conservatório. São mais de quinhentos alunos matriculados em diversos instrumentos, principalmente os da orquestra, piano, guitarra e canto. A Escola de Música do Conservatório Nacional é a mais antiga instituição pública de ensino de música de Portugal. Foi criada para desenvolver músicos de referência para atuação no mercado português, que contratava estrangeiros sempre que realizava concertos e montagens de óperas. A prática pedagógica descrita foi realizada em exercício com a orientação da disciplina de contrabaixo a dois alunos do Conservatório Sons e Compassos dos 2º e 4º anos, e um aluno do Conservatório Nacional da Iniciação III. Neste relatório está caracterizada a escola e os alunos, bem como a explanação das práticas pedagógicas desenvolvidas e o material utilizado. Uma reflexão final aponta para aspectos positivos e menos positivos da prática docente bem como a utilização de metodologias e diferentes obras para a iniciação do contrabaixo.Resumo II (Projeto de Investigação) - A busca constante pelo entendimento do aluno e a possibilidade de ampliar sua visão na relação ensino-aprendizagem, norteiam a pesquisa desenvolvida na segunda parte desse trabalho. A busca por métodos de ensino, obras musicais adequadas para o momento do estudante e uma relação interpessoal entre aluno e professor mais aprofundada, podem resultar em grande desenvolvimento e prazer no aprendizado. Aluno e professor são beneficiados por esse processo. O ponto de partida são As Melodias da Cecília, obra do Compositor Ernst Mahle, alemão nascido em Stuttgart radicado no Brasil desde a década de 1960. São dez músicas com acompanhamento de piano focadas na iniciação ao contrabaixo acústico. Escritas de forma pedagógica e gradativa, as músicas passam por praticamente todas as posições do instrumento, da primeira até a nona, segundo a organização proposta de acordo com a metodologia de Franz Simandl. A gênese da obra tem faz referência na filha de Ernst Mahle, Cecília, que é a homenageada. Foram realizadas entrevistas com pessoas que utilizam e utilizaram As Melodias da Cecília com seus alunos. Um dos entrevistados teve a iniciação ao aprendizado do contrabaixo com a obra em questão e aponta os pontos positivos e menos positivos da utilização de tais músicas para o início da aprendizagem do instrumento.Abstract I (Pedagogical Practice) - The first part of this work describes the Specialized Teaching Internship held in two Conservatories: Conservatório Sons e Compassos, in Terrugem – Sintra, and Escola de Música do Conservatório Nacional, in Belém – Lisbon, in the academic year 2021/2022, within the scope of the Master's Degree in Music Teaching at the Lisbon Superior School of Music. The Conservatório Sons e Compassos was founded in 2012, through the efforts of members of the local community who pointed to a deficiency in the educational offer in the rural area of the Sintra Council. Pedagogical autonomy was granted in 2014/2015. Currently, in addition to the students enrolled in the conservatory, the Sintra School Orchestras Project is managed, in the academic year 2021/2022, by the Conservatory. There are more than five hundred students enrolled in various instruments, especially those of the orchestra, piano, guitar and singing. The Escola de Música do Conservatório Nacional is the oldest public music teaching institution in Portugal. It was created to develop reference musicians to work in the Portuguese market, which hired foreigners whenever it performed concerts and operas. The described pedagogical practice was carried out in exercise with the guidance of the double bass discipline to two students from the Conservatory Sons e Compassos of the 2nd and 4th years, and one student from the National Conservatory of Initiation III. This report features the school and the students, as well as an explanation of the pedagogical practices developed, and the material used. A final reflection points to positive and less positive aspects of the teaching practice as well as the use of methodologies and different works for the initiation of the double bass.Abstract II (Investigation Project) - The constant search for student understanding and the possibility of expanding their vision in the teaching-learning relationship guide the research, developed in this second part of this work. The search for teaching methods, musical works suitable for the student's moment and a deeper interpersonal relationship between student and teacher can result in a lot of development and pleasure in learning. Both student and teacher benefit from this process. The starting point is As Melodias da Cecília, a work by the composer Ernst Mahle, a German-born in Stuttgart and living in Brazil since the 1960s. Ten songs with piano accompaniment focused on initiation to the acoustic double bass. Written pedagogically and gradual way, the songs go through practically all the positions of the instrument, from the first to the ninth, according to the proposed organization according to the methodology of Franz Simandl. The genesis of the work has reference to Ernst Mahle's daughter, Cecília, who is honored. Interviews with people who use and have used As Melodias da Cecília with their students and who even started learning the double bass with such songs show us the positive and less positive points of using such a composition for initiation the double bass.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRêgo, ManuelRCIPLCavalcanti, Marco Antonio Tze Ju2022-11-08T18:23:22Z2022-06-152022-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15085TID:203085264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:49.131804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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