Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11816/1979 |
Resumo: | As opções tomadas pelos adolescentes em relação ao estilo de vida influenciam na idade adulta a sua saúde. Assim, os adolescentes são um grupo primordial para se realizarem campanhas de educação para a saúde e de sensibilização. Ferreira (2008) refere que os adolescentes não podem ser os únicos responsáveis pela aprendizagem de todos os comportamentos que possam afetar a sua saúde, uma vez que estes são alvo de influências dos pais, do grupo de pares e da sociedade em geral. Detentor de formação e experiência que lhe permite abster-se de juízos de valor e lhe confere a capacidade de entender e respeitar os outros, cabe ao enfermeiro o papel de facilitar e dinamizar a aprendizagem, após a realização de planeamento em saúde, ajudando o adolescente a conhecer e a gerir recursos, visando a adoção de estilos de vida saudáveis (Ordem dos Enfermeiros, 2004). Para consecução dos objetivos propostos foi realizado um estudo quantitativo descritivo simples no Diagnóstico de Situação, com recurso à metodologia de Planeamento em Saúde. O Instrumento de recolha de dados consistiu na aplicação de um questionário dirigido aos adolescentes. O objetivo geral traçado consistiu em promover a saúde e prevenir a adoção de estilos de vida não saudáveis nos adolescentes do 5º ano do Agrupamento de Escolas Vallis Longus. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: Alimentação, Comportamento de Risco – Tabagismo e Comportamento de Risco – Sexualidade. E através da técnica geral de ordenação – comparação por pares, emergiu como prioridade intervir no Comportamento de Risco – Tabagismo. Para se conseguir alcançar os objetivos elaborou-se o projeto de intervenção “Vida Sem Fumo!”. Considera-se que, no final, a avaliação foi extremamente positiva, pois todos os envolvidos mostraram satisfação. Constatou-se ainda, através da avaliação dos indicadores, que a intervenção foi frutuosa pois os dados obtidos espelham que a maioria dos adolescentes adquiriu conhecimentos adequados sobre a temática. |
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