Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vaz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/1979
Resumo: As opções tomadas pelos adolescentes em relação ao estilo de vida influenciam na idade adulta a sua saúde. Assim, os adolescentes são um grupo primordial para se realizarem campanhas de educação para a saúde e de sensibilização. Ferreira (2008) refere que os adolescentes não podem ser os únicos responsáveis pela aprendizagem de todos os comportamentos que possam afetar a sua saúde, uma vez que estes são alvo de influências dos pais, do grupo de pares e da sociedade em geral. Detentor de formação e experiência que lhe permite abster-se de juízos de valor e lhe confere a capacidade de entender e respeitar os outros, cabe ao enfermeiro o papel de facilitar e dinamizar a aprendizagem, após a realização de planeamento em saúde, ajudando o adolescente a conhecer e a gerir recursos, visando a adoção de estilos de vida saudáveis (Ordem dos Enfermeiros, 2004). Para consecução dos objetivos propostos foi realizado um estudo quantitativo descritivo simples no Diagnóstico de Situação, com recurso à metodologia de Planeamento em Saúde. O Instrumento de recolha de dados consistiu na aplicação de um questionário dirigido aos adolescentes. O objetivo geral traçado consistiu em promover a saúde e prevenir a adoção de estilos de vida não saudáveis nos adolescentes do 5º ano do Agrupamento de Escolas Vallis Longus. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: Alimentação, Comportamento de Risco – Tabagismo e Comportamento de Risco – Sexualidade. E através da técnica geral de ordenação – comparação por pares, emergiu como prioridade intervir no Comportamento de Risco – Tabagismo. Para se conseguir alcançar os objetivos elaborou-se o projeto de intervenção “Vida Sem Fumo!”. Considera-se que, no final, a avaliação foi extremamente positiva, pois todos os envolvidos mostraram satisfação. Constatou-se ainda, através da avaliação dos indicadores, que a intervenção foi frutuosa pois os dados obtidos espelham que a maioria dos adolescentes adquiriu conhecimentos adequados sobre a temática.
id RCAP_900234eb13c7e169338d5e3f14853852
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/1979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem TabacoAdolescênciaEnfermagemEstilos de vidaPlaneamento em SaúdeTabagismoAs opções tomadas pelos adolescentes em relação ao estilo de vida influenciam na idade adulta a sua saúde. Assim, os adolescentes são um grupo primordial para se realizarem campanhas de educação para a saúde e de sensibilização. Ferreira (2008) refere que os adolescentes não podem ser os únicos responsáveis pela aprendizagem de todos os comportamentos que possam afetar a sua saúde, uma vez que estes são alvo de influências dos pais, do grupo de pares e da sociedade em geral. Detentor de formação e experiência que lhe permite abster-se de juízos de valor e lhe confere a capacidade de entender e respeitar os outros, cabe ao enfermeiro o papel de facilitar e dinamizar a aprendizagem, após a realização de planeamento em saúde, ajudando o adolescente a conhecer e a gerir recursos, visando a adoção de estilos de vida saudáveis (Ordem dos Enfermeiros, 2004). Para consecução dos objetivos propostos foi realizado um estudo quantitativo descritivo simples no Diagnóstico de Situação, com recurso à metodologia de Planeamento em Saúde. O Instrumento de recolha de dados consistiu na aplicação de um questionário dirigido aos adolescentes. O objetivo geral traçado consistiu em promover a saúde e prevenir a adoção de estilos de vida não saudáveis nos adolescentes do 5º ano do Agrupamento de Escolas Vallis Longus. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: Alimentação, Comportamento de Risco – Tabagismo e Comportamento de Risco – Sexualidade. E através da técnica geral de ordenação – comparação por pares, emergiu como prioridade intervir no Comportamento de Risco – Tabagismo. Para se conseguir alcançar os objetivos elaborou-se o projeto de intervenção “Vida Sem Fumo!”. Considera-se que, no final, a avaliação foi extremamente positiva, pois todos os envolvidos mostraram satisfação. Constatou-se ainda, através da avaliação dos indicadores, que a intervenção foi frutuosa pois os dados obtidos espelham que a maioria dos adolescentes adquiriu conhecimentos adequados sobre a temática.2016-06-07T10:58:52Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/1979TID:201013177porMachado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:59:38Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/1979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:15.316302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
title Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
spellingShingle Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
Machado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vaz
Adolescência
Enfermagem
Estilos de vida
Planeamento em Saúde
Tabagismo
title_short Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
title_full Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
title_fullStr Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
title_full_unstemmed Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
title_sort Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
author Machado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vaz
author_facet Machado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Enfermagem
Estilos de vida
Planeamento em Saúde
Tabagismo
topic Adolescência
Enfermagem
Estilos de vida
Planeamento em Saúde
Tabagismo
description As opções tomadas pelos adolescentes em relação ao estilo de vida influenciam na idade adulta a sua saúde. Assim, os adolescentes são um grupo primordial para se realizarem campanhas de educação para a saúde e de sensibilização. Ferreira (2008) refere que os adolescentes não podem ser os únicos responsáveis pela aprendizagem de todos os comportamentos que possam afetar a sua saúde, uma vez que estes são alvo de influências dos pais, do grupo de pares e da sociedade em geral. Detentor de formação e experiência que lhe permite abster-se de juízos de valor e lhe confere a capacidade de entender e respeitar os outros, cabe ao enfermeiro o papel de facilitar e dinamizar a aprendizagem, após a realização de planeamento em saúde, ajudando o adolescente a conhecer e a gerir recursos, visando a adoção de estilos de vida saudáveis (Ordem dos Enfermeiros, 2004). Para consecução dos objetivos propostos foi realizado um estudo quantitativo descritivo simples no Diagnóstico de Situação, com recurso à metodologia de Planeamento em Saúde. O Instrumento de recolha de dados consistiu na aplicação de um questionário dirigido aos adolescentes. O objetivo geral traçado consistiu em promover a saúde e prevenir a adoção de estilos de vida não saudáveis nos adolescentes do 5º ano do Agrupamento de Escolas Vallis Longus. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: Alimentação, Comportamento de Risco – Tabagismo e Comportamento de Risco – Sexualidade. E através da técnica geral de ordenação – comparação por pares, emergiu como prioridade intervir no Comportamento de Risco – Tabagismo. Para se conseguir alcançar os objetivos elaborou-se o projeto de intervenção “Vida Sem Fumo!”. Considera-se que, no final, a avaliação foi extremamente positiva, pois todos os envolvidos mostraram satisfação. Constatou-se ainda, através da avaliação dos indicadores, que a intervenção foi frutuosa pois os dados obtidos espelham que a maioria dos adolescentes adquiriu conhecimentos adequados sobre a temática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-06-07T10:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/1979
TID:201013177
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/1979
identifier_str_mv TID:201013177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131646362910720