Captação de poupanças em meio rural. Estudo de casos na área social da Caixa de Crédito Agricola Mútuo da Costa Azul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1883 |
Resumo: | Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia |
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Captação de poupanças em meio rural. Estudo de casos na área social da Caixa de Crédito Agricola Mútuo da Costa Azulfinantial intermediationsavingsMutual agricultural creditCrédito Agricola Mútuopoupançaintermediação financeiraMestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de AgronomiaSavings were, for a long time, the “forgotten half” of financial markets. Today they are commonly accepted as an important element in the socio-economical development. Ours purpose was to analyze the motivations that lead economical agents to build up savings, and how they think to apply those savings. For that, we retained the experience from centenary institutions – the ‘Caixas de Crédito Agrícola Mútuo’ (Mutual Agricultural Credit Unions) in Portugal, and among them we take, as a case study, the Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) da Costa Azul,. The fieldwork included Interviews with all the branch managers and prospectors of the CCAM Costa Azul and also interviews with customers over the phone. In the framework of the research a review of concept on finance intermediation and rural finance market are presented. There is also a brief review of cooperatives roles in developing countries and of rural credit union evolution in Portugal. Research lead to a typology of savers in rural and urban and semi urban areas. The categories considered, correspond to some diversified behaviour of customers depending, on their location in rural or urban; age and gender; training and employment status. ----RESUMO----Propusemo-nos analisar as motivações que conduzem os agentes económicos a constituir poupança. Para tal retivemos a experiência de instituições centenárias - as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) em Portugal, em cuja evolução se inscreve uma tendência para a captação de poupanças. Tomámos como Estudo de Caso a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul, onde decorreu o trabalho de campo realizado. Através de entrevistas a gerentes e prospectores, olhámos a poupança por parte das instituições que promovem a intermediação financeira (oferta). Esta perspectiva é depois confrontada, do lado da procura, com as motivações de poupança expressas por agentes económicos em dois balcões da CCAM Costa Azul. Para enquadramento do trabalho fizemos uma rápida abordagem à intermediação financeira, às cooperativas de crédito e ao seu impacto no desenvolvimento rural, e por último à evolução do Crédito Agrícola Mútuo e da CCAM Costa Azul. Comentámos depois orientações e tendências inscritas nos resultados obtidos. Com carácter meramente exploratório tentámos tipificar as motivações de poupança. As categorias consideradas correspondem a comportamentos diversificados de aforradores, em função da localização no espaço rural ou urbano, idade, género e situação profissional.Mansinho, Maria Inês de AbrunhosaRepositório da Universidade de LisboaGomes, Ana Maria de Sá Almeida Bragança2010-04-29T10:46:13Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:33:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:59.040055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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