O impacto do sistema de produção na competitividade no setor vitivinícola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20744 |
Resumo: | Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais Ramo de Gestão de PME |
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O impacto do sistema de produção na competitividade no setor vitivinícolaEstratégiaEstratégia da OrganizaçãoEstratégia da ProduçãoCompetitividadeStrategyOrganization StrategiesProduction StrategiesCompetitivenessDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais Ramo de Gestão de PMEA presente investigação tem como objetivo analisar qual o papel da produção na estratégia das organizações, o seu impacto e as relações entre as estratégias da organização e as estratégias de produção no âmbito do setor vitivinícola nacional. Surgiu particular interesse por este tema, não só por ser um tema pouco abordado a nível académico, como também compreender o porquê de a função produção ser uma das mais influentes ferramentas de crescimento de vantagem competitiva. Foi realizada uma revisão bibliográfica, onde consta a descrição de todos os conceitos tanto da estratégia da organização como da estratégia da produção, complementados com os modelos de estratégias existentes. Para além da revisão bibliográfica, foi realizado um estudo generalizado do setor vitivinícola a nível nacional e internacional e a análise de uma empresa do setor. O estudo de caso aborda elementos fundamentais, como a estratégia adotada pela organização, as suas formas de produção, e a dinâmica da produção na vantagem competitiva, tendo em conta as atuais condições da competitividade do mercado, procurando, assim, complementar e validar as características genéricas deduzidas da análise do setor.This research aims to analyze the role of production organizations strategy, its impact and the relationships between the Organization's strategies and production strategies in the framework of the national wine sector. This specific subject arose particular interest, not only for being a topic less discussed at the academic level but also to understand why the production function is one of the most influential tools of competitive advantage. A literature review was conducted, where the description of all the concepts of both the Organization's strategy as the strategy of production, complemented with models of existing strategies. In addition to the literature review, was conducted a general study of the wine industry at national and international level and the analysis of a company in the sector. The case study discusses key elements, as the strategy adopted by the Organization, its forms of production, and the dynamics of the production in competitive advantage, considering the current conditions and competition of the market, seeking thus complement and validate the generic characteristics inferred from analysis of the sector.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisRibeiro, Joaquim SilvaRepositório ComumMatos, Rute Soraia Tomé de2018-01-29T11:06:12Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20744TID:201903989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.696980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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