Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Manuel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, José Alexandre, Estrada, Assumpta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5498
Resumo: É importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito de algumas variáveis sobre as mesmas. O objetivo presente é o de continuar a análise das atitudes em relação à Estatística de estudantes de ensino superior para poder planificar e decidir as ações educativas mais adequadas à formação estatística destes alunos. Para tal, utilizámos como instrumento de medição das atitudes a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada, EAEE, cuja versão portuguesa foi validada por um painel de peritos. Esta escala é de Likert com ítens, que se distribuem segundo componentes pedagógicas e antropológicas. Podemos indicar que as atitudes foram moderadamente positivas e, apesar da análise ter insidido sobre grupos distintos de alunos, surpreendeu-nos a semelhança de resultados relativos às atitudes, tanto em pontuações totais, como por grupos. A formação e a alteração das atitudes é um processo longo e árduo, difícil de controlar precisamente devido à multidimensionalidade do construto. Contudo, as atitudes positivas são promissoras e segundo o Gato de Cheshire: And you've picked up a bit of an attitude, still curious and willing to learn, I hope.
id RCAP_901dca8044487545ebf734b2af3b8053
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.AtitudesEstatísticaEnsino-aprendizagemÉ importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito de algumas variáveis sobre as mesmas. O objetivo presente é o de continuar a análise das atitudes em relação à Estatística de estudantes de ensino superior para poder planificar e decidir as ações educativas mais adequadas à formação estatística destes alunos. Para tal, utilizámos como instrumento de medição das atitudes a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada, EAEE, cuja versão portuguesa foi validada por um painel de peritos. Esta escala é de Likert com ítens, que se distribuem segundo componentes pedagógicas e antropológicas. Podemos indicar que as atitudes foram moderadamente positivas e, apesar da análise ter insidido sobre grupos distintos de alunos, surpreendeu-nos a semelhança de resultados relativos às atitudes, tanto em pontuações totais, como por grupos. A formação e a alteração das atitudes é um processo longo e árduo, difícil de controlar precisamente devido à multidimensionalidade do construto. Contudo, as atitudes positivas são promissoras e segundo o Gato de Cheshire: And you've picked up a bit of an attitude, still curious and willing to learn, I hope.ISPA - Instituto SuperiorRepositório do ISPANascimento, Maria ManuelMartins, José AlexandreEstrada, Assumpta2017-05-22T19:48:41Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5498porIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1678-1692). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:13Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:20.854387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
title Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
spellingShingle Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
Nascimento, Maria Manuel
Atitudes
Estatística
Ensino-aprendizagem
title_short Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
title_full Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
title_fullStr Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
title_full_unstemmed Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
title_sort Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
author Nascimento, Maria Manuel
author_facet Nascimento, Maria Manuel
Martins, José Alexandre
Estrada, Assumpta
author_role author
author2 Martins, José Alexandre
Estrada, Assumpta
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Manuel
Martins, José Alexandre
Estrada, Assumpta
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Estatística
Ensino-aprendizagem
topic Atitudes
Estatística
Ensino-aprendizagem
description É importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito de algumas variáveis sobre as mesmas. O objetivo presente é o de continuar a análise das atitudes em relação à Estatística de estudantes de ensino superior para poder planificar e decidir as ações educativas mais adequadas à formação estatística destes alunos. Para tal, utilizámos como instrumento de medição das atitudes a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada, EAEE, cuja versão portuguesa foi validada por um painel de peritos. Esta escala é de Likert com ítens, que se distribuem segundo componentes pedagógicas e antropológicas. Podemos indicar que as atitudes foram moderadamente positivas e, apesar da análise ter insidido sobre grupos distintos de alunos, surpreendeu-nos a semelhança de resultados relativos às atitudes, tanto em pontuações totais, como por grupos. A formação e a alteração das atitudes é um processo longo e árduo, difícil de controlar precisamente devido à multidimensionalidade do construto. Contudo, as atitudes positivas são promissoras e segundo o Gato de Cheshire: And you've picked up a bit of an attitude, still curious and willing to learn, I hope.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2017-05-22T19:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5498
url http://hdl.handle.net/10400.12/5498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1678-1692). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
978-989-8384-15-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130095135227904