Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Diamantino Gato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20002
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se estudar a soldadura por ultra-sons dos cabos de alumínio e cobre para substituir os terminais de cravamento usados actualmente. A obtenção de um processo fiável e reprodutível permite uma poupança económica, pois não só evita a necessidade da produção dos terminais, como diminui o peso das cablagens. Assim, foi estudada a soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares por ultra-sons, nomeadamente cabos de cobre com cabos de alumínio. Na execução das soldaduras foi utilizada um protótipo de uma máquina dedicada à soldadura de cabos com um software específico para a soldadura de cabos dissimilares que ainda não se encontra disponível no mercado. Identificaram-se os parâmetros operatórios mais preponderantes na qualidade das soldaduras, bem como o efeito da degradação do isolamento e consequente contaminação dos fios na força de rotura das soldaduras. A soldadura de cabos de cobre com cabos de alumínio por ultra-sons é um processo rápido, estável e mais económico que a utilização dos terminais de cravamento. A máquina utilizada tem uma boa fiabilidade e sensibilidade à falta de material nos cabos. A contaminação dos fios devido à degradação do isolamento é preponderante para a qualidade das soldaduras (medida pelas forças de corte das juntas soldadas), pelo que são fundamentais as condições de armazenamento das bobinas de cabo.
id RCAP_9027b52e6fea8ef18e6441bdf7266f5a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sonsSoldadura por ultra-sonsLigação dissimilarCobreAlumínioSoldadura de multifilaresDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaCom este trabalho pretendeu-se estudar a soldadura por ultra-sons dos cabos de alumínio e cobre para substituir os terminais de cravamento usados actualmente. A obtenção de um processo fiável e reprodutível permite uma poupança económica, pois não só evita a necessidade da produção dos terminais, como diminui o peso das cablagens. Assim, foi estudada a soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares por ultra-sons, nomeadamente cabos de cobre com cabos de alumínio. Na execução das soldaduras foi utilizada um protótipo de uma máquina dedicada à soldadura de cabos com um software específico para a soldadura de cabos dissimilares que ainda não se encontra disponível no mercado. Identificaram-se os parâmetros operatórios mais preponderantes na qualidade das soldaduras, bem como o efeito da degradação do isolamento e consequente contaminação dos fios na força de rotura das soldaduras. A soldadura de cabos de cobre com cabos de alumínio por ultra-sons é um processo rápido, estável e mais económico que a utilização dos terminais de cravamento. A máquina utilizada tem uma boa fiabilidade e sensibilidade à falta de material nos cabos. A contaminação dos fios devido à degradação do isolamento é preponderante para a qualidade das soldaduras (medida pelas forças de corte das juntas soldadas), pelo que são fundamentais as condições de armazenamento das bobinas de cabo.Miranda, RosaRUNBrás, Diamantino Gato2017-02-08T14:48:10Z2016-092017-022016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:24:39Zoai:run.unl.pt:10362/20002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:24:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
title Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
spellingShingle Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
Brás, Diamantino Gato
Soldadura por ultra-sons
Ligação dissimilar
Cobre
Alumínio
Soldadura de multifilares
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
title_full Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
title_fullStr Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
title_full_unstemmed Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
title_sort Soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares (cobre e alumínio) através de ultra-sons
author Brás, Diamantino Gato
author_facet Brás, Diamantino Gato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Rosa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Brás, Diamantino Gato
dc.subject.por.fl_str_mv Soldadura por ultra-sons
Ligação dissimilar
Cobre
Alumínio
Soldadura de multifilares
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Soldadura por ultra-sons
Ligação dissimilar
Cobre
Alumínio
Soldadura de multifilares
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Com este trabalho pretendeu-se estudar a soldadura por ultra-sons dos cabos de alumínio e cobre para substituir os terminais de cravamento usados actualmente. A obtenção de um processo fiável e reprodutível permite uma poupança económica, pois não só evita a necessidade da produção dos terminais, como diminui o peso das cablagens. Assim, foi estudada a soldadura de cabos multifilares de metais dissimilares por ultra-sons, nomeadamente cabos de cobre com cabos de alumínio. Na execução das soldaduras foi utilizada um protótipo de uma máquina dedicada à soldadura de cabos com um software específico para a soldadura de cabos dissimilares que ainda não se encontra disponível no mercado. Identificaram-se os parâmetros operatórios mais preponderantes na qualidade das soldaduras, bem como o efeito da degradação do isolamento e consequente contaminação dos fios na força de rotura das soldaduras. A soldadura de cabos de cobre com cabos de alumínio por ultra-sons é um processo rápido, estável e mais económico que a utilização dos terminais de cravamento. A máquina utilizada tem uma boa fiabilidade e sensibilidade à falta de material nos cabos. A contaminação dos fios devido à degradação do isolamento é preponderante para a qualidade das soldaduras (medida pelas forças de corte das juntas soldadas), pelo que são fundamentais as condições de armazenamento das bobinas de cabo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2017-02-08T14:48:10Z
2017-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20002
url http://hdl.handle.net/10362/20002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545579357536256