Identificação de necessidades de formação do sniper das Operações Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tiago Miguel Esteves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19231
Resumo: A presente investigação intitulada de “Identificação de necessidades de formação do sniper das Operações Especiais”, tem como objetivo geral, a identificação de lacunas na formação dos snipers de Operações Especiais. A não existência de snipers convencionais e de atiradores especiais no Exercito Português, faz com que os snipers de Operações Especiais sejam empregues para colmatar esta lacuna. Desta forma, há que identificar e analisar se as competências desenvolvidas durante a formação são as mais adequadas para as missões que desempenham na componente operacional da Força de Operações Especiais. O método científico empregue para esta investigação é o indutivo, e o método de abordagem, o qualitativo. Utiliza-se multicasos de estudo enquanto método de procedimento, focando-se nas competências necessárias para os diferentes tipos de missões onde são empregues. Relativamente aos métodos de recolha de dados, estes foram obtidos com recurso à análise documental e a entrevistas. A amostra das entrevistas, foram quinze militares com o curso de sniper de Operações Especiais, que de momento integram a Força de Operações Especiais portuguesa, ou exercem funções na secção de formação. Os resultados apresentados do conteúdo das entrevistas são confrontados com as informações recolhidas na análise documental no momento da sua análise. É de salientar que só desta forma se consegue dar uma resposta fiável às questões derivadas que, por sua vez, concorrem diretamente para o cumprimento dos objetivos específicos, que são: identificar as competências desenvolvidas na formação dos Snipers das Operações Especiais; identificar as missões a que ficam aptos a desenvolver após a sua formação; identificar as missões que desenvolvem na componente operacional; identificar as competências necessárias ao desempenho das funções na componente operacional. O cumprimento dos objetivos específicos é considerado para o autor como a chegada a um patamar, que só após ser alcançado, cria as condições para se conseguir responder com exatidão e coerência à questão central, e desta forma cumprir com o objetivo geral do trabalho. Conclui-se que, tanto em termos de estrutura, como do conteúdo abordado durante o curso, este está em consonância com os congéneres aliados. Contudo, realço as seguintes oportunidades de melhoria, uma abordagem mais exaustiva no combate em ambiente urbano, bem como no tiro angular. A inexistência de infraestruturas adequadas para a prática destas duas competências é considerada pelo investigador como a razão para tal lacuna. No que concerne às missões treinadas após a sua formação, existe um desvio em relação às que estão definidas para este tipo de militares.
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Utiliza-se multicasos de estudo enquanto método de procedimento, focando-se nas competências necessárias para os diferentes tipos de missões onde são empregues. Relativamente aos métodos de recolha de dados, estes foram obtidos com recurso à análise documental e a entrevistas. A amostra das entrevistas, foram quinze militares com o curso de sniper de Operações Especiais, que de momento integram a Força de Operações Especiais portuguesa, ou exercem funções na secção de formação. Os resultados apresentados do conteúdo das entrevistas são confrontados com as informações recolhidas na análise documental no momento da sua análise. É de salientar que só desta forma se consegue dar uma resposta fiável às questões derivadas que, por sua vez, concorrem diretamente para o cumprimento dos objetivos específicos, que são: identificar as competências desenvolvidas na formação dos Snipers das Operações Especiais; identificar as missões a que ficam aptos a desenvolver após a sua formação; identificar as missões que desenvolvem na componente operacional; identificar as competências necessárias ao desempenho das funções na componente operacional. O cumprimento dos objetivos específicos é considerado para o autor como a chegada a um patamar, que só após ser alcançado, cria as condições para se conseguir responder com exatidão e coerência à questão central, e desta forma cumprir com o objetivo geral do trabalho. Conclui-se que, tanto em termos de estrutura, como do conteúdo abordado durante o curso, este está em consonância com os congéneres aliados. Contudo, realço as seguintes oportunidades de melhoria, uma abordagem mais exaustiva no combate em ambiente urbano, bem como no tiro angular. A inexistência de infraestruturas adequadas para a prática destas duas competências é considerada pelo investigador como a razão para tal lacuna. No que concerne às missões treinadas após a sua formação, existe um desvio em relação às que estão definidas para este tipo de militares.The main purpose of this investigation is to identify the possible shortcomings concerning the training of the snipers within the reality of the Portuguese special forces. As conventional snipers and sharpshooters do not exist in the Portuguese army, the Special Forces Snipers end up performing their tasks. Therefore, the necessity of evaluating if the training of the Portuguese Special Forces Snipers corresponds to the tasks that they actually do after the training emerges. The scientific method used in this work is the inductive one and the approach method is the qualitative. Regarding the procedure method, it is used multicase studies, focusing on the necessary skills for the different types of missions. Lastly, in terms of data research methods, the data was obtained through documental analysis and interviews. Concerning the interviews, the sample comprises 15 military with the sniper course, who are part of the Portuguese Special Force at the moment With the goal of confronting the interviews results with the data gathered on the documental analysis, a comparative analysis is made. This way, it is possible to answer the derivative questions, which enables this investigation to reach the proposed specific objectives, which are: identify the developed skills during the Special Forces sniper training; identify the missions that they will be able to integrate after their training; identify the missions developed regarding the operational component; identify the necessary skills to perform the functions concerning the operational component. The fulfilling of the specific objectives creates the conditions to answer the central question, and therefore to achieve the general objective of the work. All in all, it can be concluded that, both in terms of structure and in terms of content, the training of special forces snipers in the Portuguese army is aligned with the training given in the allied countries. Nevertheless, it should exist a greater focus on the urban combat environment, as well as on the angular shot education. The non-existence of proper infrastructures for the practice of the two skills mentioned previously, is considered the main reason behind the existence of the discrepancy identified. In what regards the missions carried out after the training, there is a deviation between them and the ones defined for these particular military.Rouco, José Carlos DiasDias, Anselmo MeloRepositório ComumFreitas, Tiago Miguel Esteves de2017-11-09T11:38:35Z2017-052017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19231201758105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:41.937735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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