Programas de matemática do 1º ciclo: uma pesquisa histórica desde 25 Abril de 1974 até 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Guido da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/110
Resumo: Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré–Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
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spelling Programas de matemática do 1º ciclo: uma pesquisa histórica desde 25 Abril de 1974 até 1990ProgramasCurrículoHistória do ensino da matemáticaConteúdosSeminário Vila Nova de MilfontesMestrado em Educação Matemática na Educação Pré–Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEsta investigação incide no estudo e análise documental, no âmbito da História da Educação Matemática. Trata-se de uma investigação sobre os programas oficializados pelo Ministério da Educação, para a disciplina de Matemática no Ensino Primário1, durante dezasseis anos, desde o 25 de Abril de 1974 até 1990. O período temporal que escolhi para esta investigação, reporta-se a um passado ainda recente. A Revolução de 25 de Abril de 1974 é um marco na história de Portugal. Foi um período conturbado a todos os níveis e para todas as classes sociais. O seu impacto na educação criou de início alguma instabilidade nas escolas, nos professores e no próprio Ministério. Com aparecimento de novos programas imediatamente após a Revolução, para o ano lectivo 1974/1975, surgiram alterações profundas a nível programático e estrutural. No entanto, as alterações que foram feitas ao programa de 1974-1975 apenas contemplavam a 1ª classe, onde se apresentavam dois programas distintos, Programa A que seguia a linha do anterior e o Programa B que seguia as linhas da Matemática Moderna. As indicações da altura sugeriam a continuidade das alterações para as restantes classes nos anos seguintes. Por este motivo, em 1975 implementaram-se novos programas no ensino primário. O programa de 1975, designado ―programa laranja‖, teria uma duração experimental de três anos, mas estiveram em uso até 1980, ano em que finalmente foi implementado outro programa, designado programa verde. Entre estes dois programas referidos, ainda foi concebido o programa de 1978/1979, designado programa limão, mas que nunca foi implementado, porque não estavam reunidas as condições para a sua implementação. Em 1990 deu-se uma nova reforma ao nível dos programas do 1º Ciclo do Ensino Básico, surgindo um novo programa para a área da Matemática no 1º Ciclo muito diferente dos anteriores, quer a nível estrutural e organizacional quer ao nível de conteúdos e objectivos. O programa de matemática de 1990 esteve em vigor até ao ano lectivo 2009/2010. Neste mesmo ano lectivo, o programa de matemática, que foi homologado em ii 28 de Dezembro de 2007, foi implementado a título experimental durante o ano lectivo em alguns Agrupamentos de Escolas do país, apenas para 1º e 3º anos de escolaridade. Num espaço de dezasseis anos surgem em Portugal cinco Programas de Matemática diferentes. Desses cinco apenas quatro foram implementados oficialmente. Após reflexão sobre a quantidade de programas de Matemática de 1º Ciclo em tão curto espaço de tempo, surgiu a questão principal da minha investigação: Que alterações sofreram os programas de matemática de 1º Ciclo entre 1974 e 1990? A partir da questão principal surgiram outras questões que assentaram em duas vertentes distintas: A primeira vertente procura encontrar respostas a nível do enquadramento legal, social e político sobre a implementação dos vários programas implementados entre 1974 e 1990: Porque surgiu um programa de matemática imediatamente à revolução de 25 de Abril de 1974? Que factores políticos e legais estiveram na origem dos programas, entre 1974 e 1990? Que influência teve o Seminário de Vila Nova de Milfontes no programa de 1990? A segunda vertente prende-se com a análise dos programas de matemática ao nível de estrutura organizacional, conteúdos e objectivos, procurando encontrar as alterações mais significativas: Como estão organizados os programas de matemática, entre 1974 e 1990? Que conteúdos e objectivos estão definidos para cada um dos programas em estudo? Quais as principais alterações/diferenças entre os programas de matemática em estudo? Tratando-se de um estudo qualitativo e essencialmente de análise documental, tornou-se imprescindível recorrer também a depoimentos orais, que suportassem as alterações sofridas entre os programas de matemática, desde 1974 até 1990. Por este motivo, foram recolhidos testemunhos de duas pessoas que tiveram participação directa ou indirecta na elaboração de alguns dos programas em estudo.Monteiro, CecíliaRCIPLSilva, Ana Rita Guido da2011-09-16T08:53:37Z2010-022010-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:30.017180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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