Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15169 |
Resumo: | A presente investigação teve como finalidade o estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa das Escalas de Identificação de Práticas Educativas Familiares (PEF). Este instrumento, originalmente desenvolvido em espanhol, tem por objectivo a avaliação das práticas educativas parentais na percepção dos adultos/pais (Escala PEF-A) e na percepção das crianças/filhos (Escala PEF-H), através das quais se obtém estilos educativos parentais. O estudo das qualidades psicométricas das Escalas englobou um total de 150 participantes e indicou a sua adaptabilidade. Foram encontradas, diferenças entre os estilos educativos percepcionados por pais e mães e entre os estilos educativos percepcionados por filhos/filhas, tal como correlações significativas entre percepções de pais e mães e filhos/filhas, e associações entre percepções de estilos parentais e variáveis sócio-demográficas de pais e mães e filhos/filhas. Através da comparação com uma amostra constituída por 40 participantes acompanhados pela Intervenção Precoce, foram encontradas diferenças nos estilos educativos percepcionados como utilizados pelas mães; ABSTRACT: This research focused on the study of the psychometric qualities of the Portuguese version of the Scales for the Identification of Family Educational Practices (PEF). This instrument, originally developed in Spanish, is aimed at assessing parenting practices in the perception of adults/parents (PEF Scale-A) and the perception of children/child (Scale PEF-H), through which educational parenting styles are obtained. The study of the psychometric qualities of the scales included a total of 150 participants and indicated its adaptability. Differences were found between the educational styles perceived by mothers and fathers and between educational styles perceived by sons/daughters. Significant correlations were also found, between perceptions of mothers and fathers and sons/daughters, as well as associations between perceptions of parenting styles and socio-demographic variables of mothers and fathers and sons/daughters. By comparing a sample of 40 participants accompanied by early intervention, we found differences in educational styles perceived as being used by mothers. |
id |
RCAP_90658cd2fe8406519d19c0c1ac029732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEFPEFPráticas educativas parentaisEstilos educativos parentaisEstudos psicométricosPercepção da criançaPercepção dos paisVariáveis sócio-demográficasIntervenção precocePEFParenting practicesParental rearing stylePsychometric studiesThe child's perceptionPerception of parentsSocio-demographic variablesEarly interventionA presente investigação teve como finalidade o estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa das Escalas de Identificação de Práticas Educativas Familiares (PEF). Este instrumento, originalmente desenvolvido em espanhol, tem por objectivo a avaliação das práticas educativas parentais na percepção dos adultos/pais (Escala PEF-A) e na percepção das crianças/filhos (Escala PEF-H), através das quais se obtém estilos educativos parentais. O estudo das qualidades psicométricas das Escalas englobou um total de 150 participantes e indicou a sua adaptabilidade. Foram encontradas, diferenças entre os estilos educativos percepcionados por pais e mães e entre os estilos educativos percepcionados por filhos/filhas, tal como correlações significativas entre percepções de pais e mães e filhos/filhas, e associações entre percepções de estilos parentais e variáveis sócio-demográficas de pais e mães e filhos/filhas. Através da comparação com uma amostra constituída por 40 participantes acompanhados pela Intervenção Precoce, foram encontradas diferenças nos estilos educativos percepcionados como utilizados pelas mães; ABSTRACT: This research focused on the study of the psychometric qualities of the Portuguese version of the Scales for the Identification of Family Educational Practices (PEF). This instrument, originally developed in Spanish, is aimed at assessing parenting practices in the perception of adults/parents (PEF Scale-A) and the perception of children/child (Scale PEF-H), through which educational parenting styles are obtained. The study of the psychometric qualities of the scales included a total of 150 participants and indicated its adaptability. Differences were found between the educational styles perceived by mothers and fathers and between educational styles perceived by sons/daughters. Significant correlations were also found, between perceptions of mothers and fathers and sons/daughters, as well as associations between perceptions of parenting styles and socio-demographic variables of mothers and fathers and sons/daughters. By comparing a sample of 40 participants accompanied by early intervention, we found differences in educational styles perceived as being used by mothers.Universidade de Évora2015-09-01T09:44:29Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15169http://hdl.handle.net/10174/15169porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Fernandes, Ana Leonor Louro Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:35.461787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
title |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
spellingShingle |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF Fernandes, Ana Leonor Louro Borges PEF Práticas educativas parentais Estilos educativos parentais Estudos psicométricos Percepção da criança Percepção dos pais Variáveis sócio-demográficas Intervenção precoce PEF Parenting practices Parental rearing style Psychometric studies The child's perception Perception of parents Socio-demographic variables Early intervention |
title_short |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
title_full |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
title_fullStr |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
title_full_unstemmed |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
title_sort |
Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF |
author |
Fernandes, Ana Leonor Louro Borges |
author_facet |
Fernandes, Ana Leonor Louro Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Leonor Louro Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEF Práticas educativas parentais Estilos educativos parentais Estudos psicométricos Percepção da criança Percepção dos pais Variáveis sócio-demográficas Intervenção precoce PEF Parenting practices Parental rearing style Psychometric studies The child's perception Perception of parents Socio-demographic variables Early intervention |
topic |
PEF Práticas educativas parentais Estilos educativos parentais Estudos psicométricos Percepção da criança Percepção dos pais Variáveis sócio-demográficas Intervenção precoce PEF Parenting practices Parental rearing style Psychometric studies The child's perception Perception of parents Socio-demographic variables Early intervention |
description |
A presente investigação teve como finalidade o estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa das Escalas de Identificação de Práticas Educativas Familiares (PEF). Este instrumento, originalmente desenvolvido em espanhol, tem por objectivo a avaliação das práticas educativas parentais na percepção dos adultos/pais (Escala PEF-A) e na percepção das crianças/filhos (Escala PEF-H), através das quais se obtém estilos educativos parentais. O estudo das qualidades psicométricas das Escalas englobou um total de 150 participantes e indicou a sua adaptabilidade. Foram encontradas, diferenças entre os estilos educativos percepcionados por pais e mães e entre os estilos educativos percepcionados por filhos/filhas, tal como correlações significativas entre percepções de pais e mães e filhos/filhas, e associações entre percepções de estilos parentais e variáveis sócio-demográficas de pais e mães e filhos/filhas. Através da comparação com uma amostra constituída por 40 participantes acompanhados pela Intervenção Precoce, foram encontradas diferenças nos estilos educativos percepcionados como utilizados pelas mães; ABSTRACT: This research focused on the study of the psychometric qualities of the Portuguese version of the Scales for the Identification of Family Educational Practices (PEF). This instrument, originally developed in Spanish, is aimed at assessing parenting practices in the perception of adults/parents (PEF Scale-A) and the perception of children/child (Scale PEF-H), through which educational parenting styles are obtained. The study of the psychometric qualities of the scales included a total of 150 participants and indicated its adaptability. Differences were found between the educational styles perceived by mothers and fathers and between educational styles perceived by sons/daughters. Significant correlations were also found, between perceptions of mothers and fathers and sons/daughters, as well as associations between perceptions of parenting styles and socio-demographic variables of mothers and fathers and sons/daughters. By comparing a sample of 40 participants accompanied by early intervention, we found differences in educational styles perceived as being used by mothers. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:44:29Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15169 http://hdl.handle.net/10174/15169 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia teses@bib.uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136551020527616 |