Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Leonor Louro Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15169
Resumo: A presente investigação teve como finalidade o estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa das Escalas de Identificação de Práticas Educativas Familiares (PEF). Este instrumento, originalmente desenvolvido em espanhol, tem por objectivo a avaliação das práticas educativas parentais na percepção dos adultos/pais (Escala PEF-A) e na percepção das crianças/filhos (Escala PEF-H), através das quais se obtém estilos educativos parentais. O estudo das qualidades psicométricas das Escalas englobou um total de 150 participantes e indicou a sua adaptabilidade. Foram encontradas, diferenças entre os estilos educativos percepcionados por pais e mães e entre os estilos educativos percepcionados por filhos/filhas, tal como correlações significativas entre percepções de pais e mães e filhos/filhas, e associações entre percepções de estilos parentais e variáveis sócio-demográficas de pais e mães e filhos/filhas. Através da comparação com uma amostra constituída por 40 participantes acompanhados pela Intervenção Precoce, foram encontradas diferenças nos estilos educativos percepcionados como utilizados pelas mães; ABSTRACT: This research focused on the study of the psychometric qualities of the Portuguese version of the Scales for the Identification of Family Educational Practices (PEF). This instrument, originally developed in Spanish, is aimed at assessing parenting practices in the perception of adults/parents (PEF Scale-A) and the perception of children/child (Scale PEF-H), through which educational parenting styles are obtained. The study of the psychometric qualities of the scales included a total of 150 participants and indicated its adaptability. Differences were found between the educational styles perceived by mothers and fathers and between educational styles perceived by sons/daughters. Significant correlations were also found, between perceptions of mothers and fathers and sons/daughters, as well as associations between perceptions of parenting styles and socio-demographic variables of mothers and fathers and sons/daughters. By comparing a sample of 40 participants accompanied by early intervention, we found differences in educational styles perceived as being used by mothers.
id RCAP_90658cd2fe8406519d19c0c1ac029732
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEFPEFPráticas educativas parentaisEstilos educativos parentaisEstudos psicométricosPercepção da criançaPercepção dos paisVariáveis sócio-demográficasIntervenção precocePEFParenting practicesParental rearing stylePsychometric studiesThe child's perceptionPerception of parentsSocio-demographic variablesEarly interventionA presente investigação teve como finalidade o estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa das Escalas de Identificação de Práticas Educativas Familiares (PEF). Este instrumento, originalmente desenvolvido em espanhol, tem por objectivo a avaliação das práticas educativas parentais na percepção dos adultos/pais (Escala PEF-A) e na percepção das crianças/filhos (Escala PEF-H), através das quais se obtém estilos educativos parentais. O estudo das qualidades psicométricas das Escalas englobou um total de 150 participantes e indicou a sua adaptabilidade. Foram encontradas, diferenças entre os estilos educativos percepcionados por pais e mães e entre os estilos educativos percepcionados por filhos/filhas, tal como correlações significativas entre percepções de pais e mães e filhos/filhas, e associações entre percepções de estilos parentais e variáveis sócio-demográficas de pais e mães e filhos/filhas. Através da comparação com uma amostra constituída por 40 participantes acompanhados pela Intervenção Precoce, foram encontradas diferenças nos estilos educativos percepcionados como utilizados pelas mães; ABSTRACT: This research focused on the study of the psychometric qualities of the Portuguese version of the Scales for the Identification of Family Educational Practices (PEF). This instrument, originally developed in Spanish, is aimed at assessing parenting practices in the perception of adults/parents (PEF Scale-A) and the perception of children/child (Scale PEF-H), through which educational parenting styles are obtained. The study of the psychometric qualities of the scales included a total of 150 participants and indicated its adaptability. Differences were found between the educational styles perceived by mothers and fathers and between educational styles perceived by sons/daughters. Significant correlations were also found, between perceptions of mothers and fathers and sons/daughters, as well as associations between perceptions of parenting styles and socio-demographic variables of mothers and fathers and sons/daughters. By comparing a sample of 40 participants accompanied by early intervention, we found differences in educational styles perceived as being used by mothers.Universidade de Évora2015-09-01T09:44:29Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15169http://hdl.handle.net/10174/15169porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Fernandes, Ana Leonor Louro Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:35.461787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
title Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
spellingShingle Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
Fernandes, Ana Leonor Louro Borges
PEF
Práticas educativas parentais
Estilos educativos parentais
Estudos psicométricos
Percepção da criança
Percepção dos pais
Variáveis sócio-demográficas
Intervenção precoce
PEF
Parenting practices
Parental rearing style
Psychometric studies
The child's perception
Perception of parents
Socio-demographic variables
Early intervention
title_short Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
title_full Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
title_fullStr Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
title_full_unstemmed Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
title_sort Avaliação das práticas educativas familiares na perspectiva dos pais e filhos: a versão portuguesa da PEF
author Fernandes, Ana Leonor Louro Borges
author_facet Fernandes, Ana Leonor Louro Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Leonor Louro Borges
dc.subject.por.fl_str_mv PEF
Práticas educativas parentais
Estilos educativos parentais
Estudos psicométricos
Percepção da criança
Percepção dos pais
Variáveis sócio-demográficas
Intervenção precoce
PEF
Parenting practices
Parental rearing style
Psychometric studies
The child's perception
Perception of parents
Socio-demographic variables
Early intervention
topic PEF
Práticas educativas parentais
Estilos educativos parentais
Estudos psicométricos
Percepção da criança
Percepção dos pais
Variáveis sócio-demográficas
Intervenção precoce
PEF
Parenting practices
Parental rearing style
Psychometric studies
The child's perception
Perception of parents
Socio-demographic variables
Early intervention
description A presente investigação teve como finalidade o estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa das Escalas de Identificação de Práticas Educativas Familiares (PEF). Este instrumento, originalmente desenvolvido em espanhol, tem por objectivo a avaliação das práticas educativas parentais na percepção dos adultos/pais (Escala PEF-A) e na percepção das crianças/filhos (Escala PEF-H), através das quais se obtém estilos educativos parentais. O estudo das qualidades psicométricas das Escalas englobou um total de 150 participantes e indicou a sua adaptabilidade. Foram encontradas, diferenças entre os estilos educativos percepcionados por pais e mães e entre os estilos educativos percepcionados por filhos/filhas, tal como correlações significativas entre percepções de pais e mães e filhos/filhas, e associações entre percepções de estilos parentais e variáveis sócio-demográficas de pais e mães e filhos/filhas. Através da comparação com uma amostra constituída por 40 participantes acompanhados pela Intervenção Precoce, foram encontradas diferenças nos estilos educativos percepcionados como utilizados pelas mães; ABSTRACT: This research focused on the study of the psychometric qualities of the Portuguese version of the Scales for the Identification of Family Educational Practices (PEF). This instrument, originally developed in Spanish, is aimed at assessing parenting practices in the perception of adults/parents (PEF Scale-A) and the perception of children/child (Scale PEF-H), through which educational parenting styles are obtained. The study of the psychometric qualities of the scales included a total of 150 participants and indicated its adaptability. Differences were found between the educational styles perceived by mothers and fathers and between educational styles perceived by sons/daughters. Significant correlations were also found, between perceptions of mothers and fathers and sons/daughters, as well as associations between perceptions of parenting styles and socio-demographic variables of mothers and fathers and sons/daughters. By comparing a sample of 40 participants accompanied by early intervention, we found differences in educational styles perceived as being used by mothers.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:44:29Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15169
http://hdl.handle.net/10174/15169
url http://hdl.handle.net/10174/15169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551020527616