Quem são os diplomados a distância em regiões não-metropolitanas do Brasil? Um estudo de caso do curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26676 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos diplomados em regiões não-metropolitanas do Brasil. Para a concretização desse objetivo, utilizou-se o recorte do curso a distância de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina, nas cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa pode ser classificada como um levantamento e utilizou dados quantitativos. Para a recolha de dados utilizou-se o questionário como ferramenta e a análise foi feita por meio da descrição de dados estatísticos. Como principais resultados, verificou-se que os alunos possuem um perfil distinto dos estudantes de cursos presenciais, sendo formado por pessoas com uma condição familiar e profissional mais avançada. Outra questão a ser ressaltada é que os alunos não possuíam ensino superior antes de entrar no curso a distância oferecido pela UFSC. Esses dados dão indicativos de que a educação a distância cumpre, neste contexto, a função de atender um público que, por diferentes motivos, não consegue aceder ao ensino superior presencial, e pode, desta forma, contribuir para o desenvolvimento de regiões interioranas do país. |
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Quem são os diplomados a distância em regiões não-metropolitanas do Brasil? Um estudo de caso do curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa CatarinaPerfil dos egressosEducação a distânciaUniversidade abertaGraduates ProfileDistance EducationOpen UniversityO presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos diplomados em regiões não-metropolitanas do Brasil. Para a concretização desse objetivo, utilizou-se o recorte do curso a distância de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina, nas cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa pode ser classificada como um levantamento e utilizou dados quantitativos. Para a recolha de dados utilizou-se o questionário como ferramenta e a análise foi feita por meio da descrição de dados estatísticos. Como principais resultados, verificou-se que os alunos possuem um perfil distinto dos estudantes de cursos presenciais, sendo formado por pessoas com uma condição familiar e profissional mais avançada. Outra questão a ser ressaltada é que os alunos não possuíam ensino superior antes de entrar no curso a distância oferecido pela UFSC. Esses dados dão indicativos de que a educação a distância cumpre, neste contexto, a função de atender um público que, por diferentes motivos, não consegue aceder ao ensino superior presencial, e pode, desta forma, contribuir para o desenvolvimento de regiões interioranas do país."Who are the distance graduates in non-metropolitan regions of Brazil? A case study in the distance management course of the Federal University of Santa Catarina" -The following study aims to analyze the graduates characteristics in Brazilian non-metropolitan regions. In order to achieve this objective, it was defined as study object, the management distance education course of Federal University of Santa Catarina, in the inner cities of Rio Grande do Sul and Santa Catarina. Regarding the methodological procedures, this research was classified as a survey and used quantitative data. For data gathering, the questionnaire tool was used and the analysis was done with descriptive statistics data. As main results, it was verified that the distance education students have distinct characteristics comparing with classroom academics, being formed by people with more advanced family and occupation conditions. Another issue to be emphasized is that, for most of the students that was the first time in a university. These data give indications that distance education fulfills, in this context, the function to get an audience that, for different reasons, cannot access higher education, and thus, can contribute to the development in the countryside.ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências SociaisRepositório da Universidade de LisboaSilva, Karin Vieira daPeixoto, JoãoPacheco, Anderson Sasaki V.2023-01-03T17:11:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26676porSilva, Karin Vieira da; João Peixoto e Anderson Sasaki V. Pacheco .(2017). "Quem são os diplomados a distância em regiões não-metropolitanas do Brasil? Um estudo de caso do curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina". Semina: Ciências Sociais e Humanas, Vol. 38, Nº 1: pp. 81-92. (Search PDF in 2022).10.5433/1679-0383.2017v38n1p81info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:16.855121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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