A publicidade na indústria da perfumaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Catarina Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9777
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre o papel da publicidade na indústria da perfumaria, no caso particular da marca Dior. Partindo dos anúncios de dois perfumes emblemáticos da marca (o anúncio impresso Miss Dior de 2017 e o anúncio impresso Sauvage de 2018), procedeu-se a uma análise qualitativa e quantitativa do trabalho, procurando combinar, através de uma triangulação metodológica, técnicas de âmbito quantitativo, como o inquérito via questionário, com outras de carácter qualitativo, como uma abordagem semiótica barthesiana. Procedeu-se também, em contexto, à aplicação de uma entrevista exploratória, à gestora de comunicação da marca em Portugal, tornando mais completa a investigação. Nos principais resultados alcançados, salienta-se o facto de a publicidade influenciar a compra de perfumes, apontando-se o corpo da personagem, a imagem e a musicalidade dos anúncios, como fatores preferenciais de escolha de uma marca. E no que se refere à compra em si mesma, o elemento que mais influencia, na opinião dos respondentes, é o aroma, logo seguido da publicidade em termos globais. Daqui se depreende então a importância que os estereótipos possuem ainda no que se refere à venda de perfumes, estando muito clara, na mente dos respondentes, uma separação entre as características associadas ao sexo feminino e as características associadas ao sexo masculino, não obstante as transições e mudanças que têm vindo a ocorrer nessas matérias, na apenas no mundo, mas também em Portugal.
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