Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.14195/1647 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/47288 https://doi.org/10.14195/1647‑8614_49‑1_5 |
Resumo: | Figueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130. |
id |
RCAP_909826553b921b8dcb5552f4785cc3d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/47288 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramentoepistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidadeFigueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130.Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico (EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/47288http://hdl.handle.net/10316/47288https://doi.org/10.14195/1647‑8614_49‑1_5porhttp://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2576/1762Figueiredo, CláudiaPinheiro, Maria do RosárioHuet, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T09:42:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/47288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:08.260813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
title |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
spellingShingle |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento Figueiredo, Cláudia epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade Figueiredo, Cláudia epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade |
title_short |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
title_full |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
title_fullStr |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
title_sort |
Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento |
author |
Figueiredo, Cláudia |
author_facet |
Figueiredo, Cláudia Figueiredo, Cláudia Pinheiro, Maria do Rosário Huet, Isabel Pinheiro, Maria do Rosário Huet, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Maria do Rosário Huet, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Cláudia Pinheiro, Maria do Rosário Huet, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade |
topic |
epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade |
description |
Figueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/47288 http://hdl.handle.net/10316/47288 https://doi.org/10.14195/1647‑8614_49‑1_5 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/47288 https://doi.org/10.14195/1647‑8614_49‑1_5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2576/1762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822239535893839872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14195/1647 |