Envolvimento de alunos com multideficiência na hora do conto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Marina Alexandra Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10011
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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spelling Envolvimento de alunos com multideficiência na hora do contoMultideficiênciaDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialO conto de histórias é uma prática comum em todas as culturas e desempenha uma função educativa importante, apresentando-se como um meio para o desenvolvimento da linguagem, a estimulação da criatividade narrativa e poética e a promoção da literacia. Enquanto processo universal ouvir histórias é uma experiência única que faz parte do dia de muitas crianças. Este tipo de atividade deve ser também acessível a crianças com limitações no seu desenvolvimento, como é o caso das que apresentam multideficiência (MD). Todavia, as limitações ao nível da capacidade de interação com o ambiente físico e social e de compreensão da linguagem oral apresentadas por estas crianças poderão dificultar o seu envolvimento e a participação neste tipo de atividade, podendo esse momento tornar-se pouco agradável e desinteressante. As histórias multissensoriais (HMS) surgem com o propósito de ajudar estas crianças a viverem momentos mais prazerosos com o conto de histórias. Com o presente estudo pretende-se, por um lado, identificar as caraterísticas das histórias contadas a alunos com MD e conhecer o modo como os professores dinamizam o momento da hora do conto para estes alunos, particularmente as estratégias usadas, e por outro lado, caracterizar o modo como os alunos com MD se envolvem na hora do conto quando lhes são contadas histórias comuns e HMS e os fatores que influenciam a sua capacidade de envolvimento nesta atividade. Em termos metodológicos optámos pela realização de um estudo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso múltiplo. Participaram no estudo dois casos: o caso A que se refere ao contexto de educação pré-escolar e o caso B ao contexto de ensino básico dos 2º e 3º ciclos. O caso A envolveu uma criança com paralisia cerebral que frequentava uma sala de educação pré-escolar, inserida num meio urbano. O caso B envolveu três alunos que frequentavam uma unidade de apoio à educação de alunos com multideficiência (UAAM) inserida num meio rural. As técnicas usadas para recolha de dados foram: (i) pesquisa documental dos processos das crianças e jovens participantes; (ii) conversas informais com os diretores dos dois estabelecimentos de educação e ensino e docentes envolvidos no estudo; (iii) observação naturalista das sessões da hora do conto com recurso ao registo de vídeo e a notas de campo; e (iv) entrevista semiestruturada aos professores participantes: docente bibliotecária, docente de educação especial e educadora de infância. Os dados das entrevistas, das notas de campo e das observações foram recorrendo à análise de conteúdo. De assinalar que os dados de observação foram ainda analisados com o instrumento “Engagement Profile and Scale” (EPS) (Perfil e Escala de Envolvimento) Os resultados do estudo evidenciam que a prática de conto de histórias é distinta nos dois casos, sendo mais comum no contexto do jardim de infância (caso A) do que no do estabelecimento do 2º e 3º ciclos (caso B). Revela ainda que embora os comportamentos dos alunos tenham sido positivos, tanto nas sessões de conto de histórias típicas como nas HMS, o nível de envolvimento foi maior nas sessões do conto de HMS do que nas histórias comuns.ABSTRACT Storytelling is a common practice in all cultures and plays an important educational role, presenting itself as a means for language development, stimulation of narrative and poetic creativity and promotion of literacy. As a universal process, listening to stories is a unique experience that is part of many children's day. This type of activity should also be accessible to children with limitations in their development, such as those with MD. However, the limitations in the capacity of interaction with the physical and social environment and of the oral language comprehension presented by these children may hinder their involvement and participation in this type of activity, which may be unpleasant and uninteresting. The multisensory stories arise in order to help these children to live more pleasant moments with the storytelling. With this study we aim to, on the one hand, identify the characteristics of the stories told to students with MD and also to know how teachers use the time of storytelling for these students, particularly the strategies used, and on the other hand, characterize the way students with MD engage in storytelling when they are told common stories and multisensory stories and the factors that influence their ability to engage in this activity. In terms of methodology we opted for carrying out a qualitative study, in the multiple case study mode. Two distinct cases participated in the study, one in the context of pre-school education (case A) and the other one in the context of the 2nd and 3rd stages of elementary education (case B). Case A involves a child with cerebral palsy who attends a pre-school education room, inserted in an urban environment. Case B involves three students who attend a Student Support Unit with Multi Deficiency inserted in a rural environment. The techniques used for data collection were: i) documental research of the processes of the children and young participants; (ii) informal conversations with the directors of the two educational and teaching establishments and teachers involved in the study; (iii) naturalistic observation of storytelling sessions using video recording and field notes; and (iv) semi-structured interview to the participating teachers: librarian, special education teacher and kindergarten teacher, and analyzed using content analysis. The observation data were also analyzed with the instrument "Engagement Profile and Scale" (EPS). The results of the study show that storytelling practice was more common in the context of pre-school education (case A) than in context of the 2nd and 3rd stages of elementary education (case B) and that although the behaviors of the students have been positive both in the sessions, from storytelling to typical stories such as HMS, the level of involvement was greater in the HMS storytelling sessions than in the commons histories.Nunes, ClarisseRCIPLHenriques, Marina Alexandra Santos2019-05-15T08:45:25Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10011TID:202105911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:30.760795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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