O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diana Sofia Salgueiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11102
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_90b7f032c84938daabbde9286b72a4e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)Meio localRepresentações do bairroEstratégias pedagógico-didáticasLocalização espacialOrientação espacialLocal environmentNeighborhood representationsDidactic pedagogical strategiesLocation skillsSpatial orientationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, no mestrado do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma descrição e análise critica das práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresentado um estudo investigativo desenvolvido no 1.º Ciclo de Ensino Básico com o tema: O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB). O estudo surge da identificação das fragilidades no conhecimento do meio local e das dificuldades de localização e orientação espacial, numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação decorreu ao longo de sete semanas, com diferentes atividades interdisciplinares que culminaram no presente estudo. As atividades no âmbito deste estudo encontram-se organizadas em três momentos: (i) diagnóstico; (ii) atividades de desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial; (iii) ficha final. As atividades realizadas tiveram sempre como foco o recurso ao meio local para o desenvolvimento de diversas competências, nomeadamente de localização e orientação espacial. Os resultados do processo, assim como os obtidos nos exercícios finais, permitem verificar a evolução dos alunos ao nível do conhecimento e representação do seu bairro, e na capacidade de mobilizar competências para a localização e orientação espacial com recurso à planta do bairro.ABSTRACT The present report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE. This paper presents a description and critical analysis of the practices developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education and anchors an investigative study developed in the 1st Cycle of Basic Education with the theme: The local environment as a resource for the development of location and spatial orientation skills (1st Cycle of Basic Education). The study arises from the identification of weaknesses in the knowledge of the local environment and the difficulties regarding location and spatial orientation, in a class of the 1st cycle of basic education. This investigation took place over seven weeks, with different interdisciplinary activities that culminated in the present study. The activities under this study are organized in three stages: (i) diagnosis; (ii) location and spatial orientation skills development activities; (iii) final form. The activities carried out have always focused on the use of the local environment for the development of various skills, namely localization and spatial orientation. The results of the process, as well as those obtained in the final exercises, allow us to verify the students' evolution in terms of knowledge and representation of their neighborhood, and in the ability to mobilize skills for localization and spatial orientation using the neighborhood plan.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaHortas, Maria JoãoRCIPLAlmeida, Diana Sofia Salgueiro2020-02-17T11:07:51Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11102TID:202366928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:25.446805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
title O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
spellingShingle O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
Almeida, Diana Sofia Salgueiro
Meio local
Representações do bairro
Estratégias pedagógico-didáticas
Localização espacial
Orientação espacial
Local environment
Neighborhood representations
Didactic pedagogical strategies
Location skills
Spatial orientation
title_short O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
title_full O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
title_fullStr O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
title_full_unstemmed O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
title_sort O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)
author Almeida, Diana Sofia Salgueiro
author_facet Almeida, Diana Sofia Salgueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diana Sofia Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Meio local
Representações do bairro
Estratégias pedagógico-didáticas
Localização espacial
Orientação espacial
Local environment
Neighborhood representations
Didactic pedagogical strategies
Location skills
Spatial orientation
topic Meio local
Representações do bairro
Estratégias pedagógico-didáticas
Localização espacial
Orientação espacial
Local environment
Neighborhood representations
Didactic pedagogical strategies
Location skills
Spatial orientation
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2019-12-19T00:00:00Z
2020-02-17T11:07:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11102
TID:202366928
url http://hdl.handle.net/10400.21/11102
identifier_str_mv TID:202366928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133461043216384