Educar para o optimismo:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24173 |
Resumo: | Este relatório final tem como tema, Educar para o Optimismo, considerando a sua importância na aprendizagem escolar. Ao longo da nossa prática pedagógica analisámos a relevância do acto educativo para os processos de ensino-aprendizagem. Esta abordagem baseia-se na convicção de que é fundamental educar para o optimismo fazendo com que as crianças vejam, de forma positiva o seu desenvolvimento e vivam com mais gosto as aprendizagens. Fundamentando-nos nas teorias que suportam este conceito, começámos por compreender e definir emoções, inteligência emocional, psicologia positiva, optimismo e o optimismo na educação. Neste sentido, perspectivámos algumas estratégias com vista a operacionalizar o modelo, atendendo à sua relevância no desenvolvimento da criança. Com a abordagem e aprofundamento teórico da problemática em estudo, compreendemos que o optimismo contribui para a ligação afectiva e emocional entre professor e alunos, e consequentemente para a melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem. Devemos valorizar mais a inteligência emocional (emoções, sentimentos), não dando unicamente primazia à inteligência intelectual (sucessos académicos). Se desejamos educar as crianças para o optimismo, de modo a encararem e superarem, de forma positiva, os problemas e frustrações devemos, primeiramente, cultivar em nós esta atitude que se traduz numa forma de estar e encarar a vida. Baseando-nos na psicologia positiva e optimismo, procurámos desenvolver práticas educativas que reforcem o gosto e motivação para as aprendizagens, tornando-as mais significativas. |
id |
RCAP_90cc219aee1f573b29859e29f21184cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24173 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para o optimismo:contributos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagemOptimismoPsicologia positivaEmoçãoInteligência emocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final tem como tema, Educar para o Optimismo, considerando a sua importância na aprendizagem escolar. Ao longo da nossa prática pedagógica analisámos a relevância do acto educativo para os processos de ensino-aprendizagem. Esta abordagem baseia-se na convicção de que é fundamental educar para o optimismo fazendo com que as crianças vejam, de forma positiva o seu desenvolvimento e vivam com mais gosto as aprendizagens. Fundamentando-nos nas teorias que suportam este conceito, começámos por compreender e definir emoções, inteligência emocional, psicologia positiva, optimismo e o optimismo na educação. Neste sentido, perspectivámos algumas estratégias com vista a operacionalizar o modelo, atendendo à sua relevância no desenvolvimento da criança. Com a abordagem e aprofundamento teórico da problemática em estudo, compreendemos que o optimismo contribui para a ligação afectiva e emocional entre professor e alunos, e consequentemente para a melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem. Devemos valorizar mais a inteligência emocional (emoções, sentimentos), não dando unicamente primazia à inteligência intelectual (sucessos académicos). Se desejamos educar as crianças para o optimismo, de modo a encararem e superarem, de forma positiva, os problemas e frustrações devemos, primeiramente, cultivar em nós esta atitude que se traduz numa forma de estar e encarar a vida. Baseando-nos na psicologia positiva e optimismo, procurámos desenvolver práticas educativas que reforcem o gosto e motivação para as aprendizagens, tornando-as mais significativas.Couvaneiro, ConceiçãoRepositório ComumCarradinha, Inês2018-10-01T16:12:10Z2014-07-162014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24173TID:201533502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:14.721864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para o optimismo: contributos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem |
title |
Educar para o optimismo: |
spellingShingle |
Educar para o optimismo: Carradinha, Inês Optimismo Psicologia positiva Emoção Inteligência emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educar para o optimismo: |
title_full |
Educar para o optimismo: |
title_fullStr |
Educar para o optimismo: |
title_full_unstemmed |
Educar para o optimismo: |
title_sort |
Educar para o optimismo: |
author |
Carradinha, Inês |
author_facet |
Carradinha, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couvaneiro, Conceição Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carradinha, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Optimismo Psicologia positiva Emoção Inteligência emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Optimismo Psicologia positiva Emoção Inteligência emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório final tem como tema, Educar para o Optimismo, considerando a sua importância na aprendizagem escolar. Ao longo da nossa prática pedagógica analisámos a relevância do acto educativo para os processos de ensino-aprendizagem. Esta abordagem baseia-se na convicção de que é fundamental educar para o optimismo fazendo com que as crianças vejam, de forma positiva o seu desenvolvimento e vivam com mais gosto as aprendizagens. Fundamentando-nos nas teorias que suportam este conceito, começámos por compreender e definir emoções, inteligência emocional, psicologia positiva, optimismo e o optimismo na educação. Neste sentido, perspectivámos algumas estratégias com vista a operacionalizar o modelo, atendendo à sua relevância no desenvolvimento da criança. Com a abordagem e aprofundamento teórico da problemática em estudo, compreendemos que o optimismo contribui para a ligação afectiva e emocional entre professor e alunos, e consequentemente para a melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem. Devemos valorizar mais a inteligência emocional (emoções, sentimentos), não dando unicamente primazia à inteligência intelectual (sucessos académicos). Se desejamos educar as crianças para o optimismo, de modo a encararem e superarem, de forma positiva, os problemas e frustrações devemos, primeiramente, cultivar em nós esta atitude que se traduz numa forma de estar e encarar a vida. Baseando-nos na psicologia positiva e optimismo, procurámos desenvolver práticas educativas que reforcem o gosto e motivação para as aprendizagens, tornando-as mais significativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-16 2014-07-16T00:00:00Z 2018-10-01T16:12:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24173 TID:201533502 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24173 |
identifier_str_mv |
TID:201533502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916545347584 |