Estudo da satisfação dos clientes das empresas de rent-a-car no Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jéssica Karine Piruk de Matos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17428
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo compreender a realidade dos serviços de aluguer de automóveis no Algarve, a satisfação dos turistas que utilizam este serviço e a sua importância para a região. Foi realizada uma ampla revisão de literatura abordando conceitos sobre o turismo, recursos turísticos, transportes, rent-a-car, qualidade e satisfação. Trata-se de um estudo empírico que se baseou na construção e aplicação de questionários presenciais (autoadministrados) aos clientes do serviço de aluguer de veículos privados, quando os mesmos foram entregar os veículos alugados nas empresas de rent-a-car situadas no Aeroporto de Faro. Os questionários foram aplicados entre 04 e 15 de setembro de 2020, foram obtidas 276 respostas válidas. A caracterização sociodemográfica dos inquiridos revelou que a grande maioria é do género masculino, na faixa etária compreendida entre os 31-40, casados, de nacionalidade inglesa e/ou alemã, licenciados e profissionalmente ativos. O principal fator indicado para a escolha do serviço de aluguer de automóveis foi a independência/liberdade de horários. Já para a seleção de uma determinada empresa, o principal motivo de escolha foi o preço. Em relação ao grau de satisfação dos clientes das empresas de rent-a-car, concluiu-se que a grande maioria encontram-se satisfeitos. Contudo algumas categorias como “rapidez na retirada do carro” e no “atendimento da agência” e “débitos extras” possui um aumento do percentual de indíviduos que consideram estes itens como péssimo, ruim ou regular. Ficou demonstrado que os respondentes consideram como excelente as infraestuturas e atitudes dos condutores (residentes), contudo, na categoria portagens há um aumento do percentual de indíviduos que consideram este item como péssimo, ruim ou regular.
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