Apoio social, estilos parentais e desajustamento psicológico dos filhos em contexto de vulnerabilidade económica e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Inês Isabel Branco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32845
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
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spelling Apoio social, estilos parentais e desajustamento psicológico dos filhos em contexto de vulnerabilidade económica e socialEstilos parentaisApoio socialVulnerabilidade socialParentalidadeTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A literatura é consistente quando refere que a pobreza afeta a parentalidade. Tendo em conta o elevado número de famílias portuguesas que vive em contexto de vulnerabilidade económica e social, é necessário perceber como se estabelece a relação pais-filhos e quais os fatores envolvidos nessa relação que podem influenciar o bem-estar das crianças e adolescentes. Desta forma, o presente estudo pretende analisar a relação entre os estilos parentais e o desajustamento psicológico dos filhos, comparando mães com vulnerabilidade económica e social (CVES) e mães sem vulnerabilidade económica e social (SVES), e testar se o apoio social (emocional e instrumental) apresenta um efeito de moderação na relação do padrão de variáveis estudadas. A amostra incluiu 192 mães, 88 mães SVES e 104 mães CVES com filhos de idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, de ambos os sexos. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (QDEP; Pedro, Carapito, & Ribeiro, 2007), o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por; Fleitlich, Loureiro, Fonseca, & Gaspar, 2004) e o Convoy Model Diagram – Redes de Apoio Social (CMD; Gameiro, Moura-Ramos, & Canavarro, 2006). Nos resultados verificaram-se efeitos principais positivos entre os estilos autoritário e permissivo e o desajustamento psicológico dos filhos, em ambas as amostras. Verificou-se ainda um efeito principal negativo entre o apoio emocional e o desajustamento psicológico dos filhos, apenas em mães SVES. Contrariamente, houve um efeito principal negativo entre o apoio instrumental e o desajustamento psicológico dos filhos, apenas em mães CVES. Não foram encontrados efeitos de interação significativos entre os estilos parentais e os moderadores do apoio social. Limitações e implicações futuras serão discutidas.Empirical evidence is consistent when it refers to the fact that poverty affects parenting. Given the large number of Portuguese families living under socio-economic conditions of vulnerability, it has become necessary to understand how the parent-child relationship is established and the factors that are involved in this relationship which may influence the well-being of children and adolescents. Thus, the present study aims to analyze the relationship between parenting styles and children's psychological maladjustment, comparing mothers with economic and social vulnerability (CVES) and mothers without economic and social vulnerability (SVES), and to test whether social support (emotional and instrumental) has a moderating effect on the relation of the pattern of the variables studied. The sample included 192 mothers, 88 SVES mothers and 104 CVES mothers with children of both genders, aged between 5 and 12 years old. One sociodemographic questionnaire was applied, the Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (QDEP; Pedro, Carapito, & Ribeiro, 2007), the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por; Fleitlich, Loureiro, Fonseca, & Gaspar, 2004) and the Convoy Model Diagram – Redes de Apoio Social (CMD; Gameiro, Moura-Ramos, & Canavarro, 2006). In both samples the results showed positive main effects between authoritarian and permissive styles and the children’s psychological maladjustment. There was also a negative main effect between emotional support and children’s psychological maladjustment, only as far as SVES mothers are concerned. Contrary to this, there was a negative main effect between instrumental support and children’s psychological maladjustment, only with CVES mothers. No significant interaction effects were found between parenting styles and social support moderators. Limitations and future implications will be discussed.Pedro, Marta Maria Figueiredo, 1982-Repositório da Universidade de LisboaFilipe, Inês Isabel Branco2018-04-17T12:55:25Z20172017-07-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32845TID:201908034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:01.330722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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