Comparação dos tempos de rally e efetividade das ações entre voleibol profissional e escolar sub-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: , Frederico Souzalima Caldoncellli Franco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: , João Batista Ferreira Junior, Monteiro, António Miguel de Barros, , Rogério Silva Bittencourt, Andrade, Julia de Freitas, Bento, Wilian dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.19747
Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar os tempos de rally e o padrão de complexos e de ações realizados no voleibol profissional e escolar sub-19. Foram avaliados um jogo de voleibol masculino e feminino da Superliga Brasileira (voleibol profissional) e um jogo de uma equipa dos Jogos dos Institutos Federais (voleibol escolar sub-19) por meio do software Adobe®Premiere®Pro e analisou-se os tempos de rallies e seus intervalos, a percentagem (%) da densidade, os tipos e números de complexos e das ações nos rallies, além do ponto obtido no rally. Nos jogos de voleibol escolar sub-19 e feminino exibiram maiores tempo de rally e % da densidade, reduzindo o tempo de recuperação. No jogo de voleibol escolar sub-19 realizou-se um maior número de complexos no rally que o profissional. Os complexos com 3 e 1 ações foram os mais executados e exibiram maior ocorrência de pontos. O escalão dos sub-19 mostrou uma maior ocorrência de pontos por meio de erros de fundamentos (bloqueio, defesa e ataque), já nos jogos profissionais ocorreram mais pontos de ataque. Erros de serviço na superliga masculina foram mais relevantes que nas demais categorias. Conclui-se que o voleibol escolar sub-19 difere do profissional nos tempos de rallies e padrões dos complexos e ações, devido à menor experiência no desporto. PALAVRAS-CHAVES: tempo de jogo; complexo I e II; ocorrência de pontos.
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