A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1230 |
Resumo: | O presente trabalho situa-se no campo da Educação Especial e propõe estudar a inclusão de crianças com deficiência auditiva, nas escolas de ensino regular, nomeadamente, as estratégias de comunicação indispensáveis para que a sua inclusão. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma abordagem metodológica, de natureza qualitativa, não experimental, cuja fundamentação teórica se baseou em diversos autores, investigadores na área da inclusão e deficiência auditiva/surdez. Ao longo do trabalho são sugeridas algumas estratégias de comunicação, abordando-se a importância da língua gestual e dos aparelhos auditivos na educação e inclusão das crianças e jovens surdos, fundamentais para a sua inserção na sociedade e para o seu progresso académico e profissional. As conclusões deste estudo apontam para a pertinência da aquisição e adaptação de instrumentos e recursos necessários à prática da inclusão das crianças com deficiência auditiva, que permitam aos professores e alunos, aumentar as suas condições de adaptabilidade às complexas mudanças da sociedade. Com a realização deste trabalho pretende-se dar a conhecer o que ainda falta mudar e repensar nas escolas de ensino regular, para que as crianças com deficiência auditiva sejam verdadeiramente incluídas e usufruam das mesmas oportunidades das crianças ouvintes. |
id |
RCAP_90ebfa7fa7f4a3d3c3662fed07e210a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1230 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicaçãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDEFICIÊNCIA AUDITIVAESTRATÉGIAS PEDAGÓGICASINCLUSÃO ESCOLARDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONLEARNING DISABILITIESHEARING IMPAIRMENTPEDAGOGICAL STRATEGIESO presente trabalho situa-se no campo da Educação Especial e propõe estudar a inclusão de crianças com deficiência auditiva, nas escolas de ensino regular, nomeadamente, as estratégias de comunicação indispensáveis para que a sua inclusão. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma abordagem metodológica, de natureza qualitativa, não experimental, cuja fundamentação teórica se baseou em diversos autores, investigadores na área da inclusão e deficiência auditiva/surdez. Ao longo do trabalho são sugeridas algumas estratégias de comunicação, abordando-se a importância da língua gestual e dos aparelhos auditivos na educação e inclusão das crianças e jovens surdos, fundamentais para a sua inserção na sociedade e para o seu progresso académico e profissional. As conclusões deste estudo apontam para a pertinência da aquisição e adaptação de instrumentos e recursos necessários à prática da inclusão das crianças com deficiência auditiva, que permitam aos professores e alunos, aumentar as suas condições de adaptabilidade às complexas mudanças da sociedade. Com a realização deste trabalho pretende-se dar a conhecer o que ainda falta mudar e repensar nas escolas de ensino regular, para que as crianças com deficiência auditiva sejam verdadeiramente incluídas e usufruam das mesmas oportunidades das crianças ouvintes.The actual work lies in the field of Special Education and proposes to study the inclusion of children with hearing impairment in mainstream schools, including communication strategies necessary for their inclusion. In order to perform the present study, it was adopted a qualitative methodological approach, not experimental, whose theoretical foundation is based on several authors and researchers in the field of inclusion and hearing loss / deafness. Throughout the work are suggested communication strategies, addressing the importance of sign language and hearing aids in education and inclusion of children and young deaf people, which are essential for their integration into society and for their academic and professional progress. The findings of this study show how important is the acquisition and adaptation of tools and resources necessary to practice the inclusion of children with hearing impairment, which will enable teachers and students to increase their adaptability to the complex changes in society. With this work I intend to publicize the change and what remains to be rethink in mainstream schools where children with hearing impairment are included in order to let them truly enjoy equal opportunities like hearing children.2011-06-02T13:57:28Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1230porRamos, Tânia Raquel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:01.301579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
title |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
spellingShingle |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação Ramos, Tânia Raquel Fernandes EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DEFICIÊNCIA AUDITIVA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSÃO ESCOLAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION LEARNING DISABILITIES HEARING IMPAIRMENT PEDAGOGICAL STRATEGIES |
title_short |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
title_full |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
title_fullStr |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
title_full_unstemmed |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
title_sort |
A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação |
author |
Ramos, Tânia Raquel Fernandes |
author_facet |
Ramos, Tânia Raquel Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Tânia Raquel Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DEFICIÊNCIA AUDITIVA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSÃO ESCOLAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION LEARNING DISABILITIES HEARING IMPAIRMENT PEDAGOGICAL STRATEGIES |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DEFICIÊNCIA AUDITIVA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSÃO ESCOLAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION LEARNING DISABILITIES HEARING IMPAIRMENT PEDAGOGICAL STRATEGIES |
description |
O presente trabalho situa-se no campo da Educação Especial e propõe estudar a inclusão de crianças com deficiência auditiva, nas escolas de ensino regular, nomeadamente, as estratégias de comunicação indispensáveis para que a sua inclusão. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma abordagem metodológica, de natureza qualitativa, não experimental, cuja fundamentação teórica se baseou em diversos autores, investigadores na área da inclusão e deficiência auditiva/surdez. Ao longo do trabalho são sugeridas algumas estratégias de comunicação, abordando-se a importância da língua gestual e dos aparelhos auditivos na educação e inclusão das crianças e jovens surdos, fundamentais para a sua inserção na sociedade e para o seu progresso académico e profissional. As conclusões deste estudo apontam para a pertinência da aquisição e adaptação de instrumentos e recursos necessários à prática da inclusão das crianças com deficiência auditiva, que permitam aos professores e alunos, aumentar as suas condições de adaptabilidade às complexas mudanças da sociedade. Com a realização deste trabalho pretende-se dar a conhecer o que ainda falta mudar e repensar nas escolas de ensino regular, para que as crianças com deficiência auditiva sejam verdadeiramente incluídas e usufruam das mesmas oportunidades das crianças ouvintes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-02T13:57:28Z 2011-01-01T00:00:00Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1230 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131207626129408 |