Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7125 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comprar a ansiedade pré-competitiva, em adolescentes praticantes de modalidades colectivas e individuais, de desporto escolar, nomeadamente: ansiedade cognitiva, ansiedade somática e auto confiança. A amostra foi constituída por 58 adolescentes, de ambos os géneros, com média de idades de 14,34 (±1,82) anos, pertencentes a uma escola básica e secundária de Bragança. A recolha dos dados foi efetuada através do questionário CSAI-2R (Cox, Martens e Russel 2003). Para o estudo dos níveis de ansiedade conforme o sexo e a modalidade praticada, recorremos ao teste não paramétrico Mann-Whitney. A associação dos níveis de ansiedade em função da idade, sexo e modalidade (individual vs coletiva), foi estudada pelo coeficiente de correlação de Spearman. O nível de significância, foi mantido em p≤ 0,05. Na comparação entre desportos coletivos versus individuais observamos diferenças significativas para a ansiedade somática e cognitiva. Quanto à associação, as correlações foram muito baixas (instrução – ansiedade somática), baixas (sexo – modalidade praticada; modalidade praticada – instrução) e moderadas (idade – modalidade praticada; idade – instrução; ansiedade somática – ansiedade cognitiva). Concluímos que em relação ao género não existe diferenças significativas e nos praticantes de modalidades individuais revelam maiores índices de ansiedade cognitiva e somática, quando comparados com os dos desportos coletivos. Deste modo, julgamos fundamental o aprofundamento do estudo dos estados de ansiedade na Educação Física escolar e particularmente do desporto escolar, uma vez que pode ser um fator que desencadeia ou reprime a obtenção de bons resultados. |
id |
RCAP_90ef98cf40dbc289f81bff3e32365d4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7125 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolarDesporto escolarAdolescentesAnsiedadeO objetivo deste estudo foi comprar a ansiedade pré-competitiva, em adolescentes praticantes de modalidades colectivas e individuais, de desporto escolar, nomeadamente: ansiedade cognitiva, ansiedade somática e auto confiança. A amostra foi constituída por 58 adolescentes, de ambos os géneros, com média de idades de 14,34 (±1,82) anos, pertencentes a uma escola básica e secundária de Bragança. A recolha dos dados foi efetuada através do questionário CSAI-2R (Cox, Martens e Russel 2003). Para o estudo dos níveis de ansiedade conforme o sexo e a modalidade praticada, recorremos ao teste não paramétrico Mann-Whitney. A associação dos níveis de ansiedade em função da idade, sexo e modalidade (individual vs coletiva), foi estudada pelo coeficiente de correlação de Spearman. O nível de significância, foi mantido em p≤ 0,05. Na comparação entre desportos coletivos versus individuais observamos diferenças significativas para a ansiedade somática e cognitiva. Quanto à associação, as correlações foram muito baixas (instrução – ansiedade somática), baixas (sexo – modalidade praticada; modalidade praticada – instrução) e moderadas (idade – modalidade praticada; idade – instrução; ansiedade somática – ansiedade cognitiva). Concluímos que em relação ao género não existe diferenças significativas e nos praticantes de modalidades individuais revelam maiores índices de ansiedade cognitiva e somática, quando comparados com os dos desportos coletivos. Deste modo, julgamos fundamental o aprofundamento do estudo dos estados de ansiedade na Educação Física escolar e particularmente do desporto escolar, uma vez que pode ser um fator que desencadeia ou reprime a obtenção de bons resultados.This paper studies the cognitive and somatic anxiety that participants in school competitions experiment. The sample included 658 athletes, from both sexes. Their ages averaged 14,34 (± 1,82). The students practised school sports in a Basic and Secondary School in Bragança, during the school year 2012/2013. Data was collected using a multidimensional questionnaire CSAI-2R (Cox, 2003). The Mann-Whitney non-parametric test for independent samples was used to study the levels of anxiety according to sex and type of sport practised. The correlation between anxiety levels and age, sex and type of sport (individual versus collective) was assessed using the Spearman coefficient (rho). The resulting data suggests that there are significant differences between the anxiety provoked by team and individual sports. Anxiety, both somatic and cognitive, is greater when the athletes perform an individual sport. Data also indicates a negative association, very low, between the level of education and somatic anxiety; a low positive association is found between sex and type of sport; a moderate positive association is found between age, education and somatic and cognitive anxiety.2016-12-16T10:28:48Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7125porMarracho, Philippeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:44.229103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
title |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
spellingShingle |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar Marracho, Philippe Desporto escolar Adolescentes Ansiedade |
title_short |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
title_full |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
title_fullStr |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
title_full_unstemmed |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
title_sort |
Ansiedade pré-competitiva em adolescentes, praticantes do desporto escolar |
author |
Marracho, Philippe |
author_facet |
Marracho, Philippe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marracho, Philippe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto escolar Adolescentes Ansiedade |
topic |
Desporto escolar Adolescentes Ansiedade |
description |
O objetivo deste estudo foi comprar a ansiedade pré-competitiva, em adolescentes praticantes de modalidades colectivas e individuais, de desporto escolar, nomeadamente: ansiedade cognitiva, ansiedade somática e auto confiança. A amostra foi constituída por 58 adolescentes, de ambos os géneros, com média de idades de 14,34 (±1,82) anos, pertencentes a uma escola básica e secundária de Bragança. A recolha dos dados foi efetuada através do questionário CSAI-2R (Cox, Martens e Russel 2003). Para o estudo dos níveis de ansiedade conforme o sexo e a modalidade praticada, recorremos ao teste não paramétrico Mann-Whitney. A associação dos níveis de ansiedade em função da idade, sexo e modalidade (individual vs coletiva), foi estudada pelo coeficiente de correlação de Spearman. O nível de significância, foi mantido em p≤ 0,05. Na comparação entre desportos coletivos versus individuais observamos diferenças significativas para a ansiedade somática e cognitiva. Quanto à associação, as correlações foram muito baixas (instrução – ansiedade somática), baixas (sexo – modalidade praticada; modalidade praticada – instrução) e moderadas (idade – modalidade praticada; idade – instrução; ansiedade somática – ansiedade cognitiva). Concluímos que em relação ao género não existe diferenças significativas e nos praticantes de modalidades individuais revelam maiores índices de ansiedade cognitiva e somática, quando comparados com os dos desportos coletivos. Deste modo, julgamos fundamental o aprofundamento do estudo dos estados de ansiedade na Educação Física escolar e particularmente do desporto escolar, uma vez que pode ser um fator que desencadeia ou reprime a obtenção de bons resultados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16T10:28:48Z 2016-12-16T00:00:00Z 2016-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7125 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137123071164416 |