O papel das associações na dinâmica de indústrias: serviços ou lobby?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Andreia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Varum, Celeste Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38788
Resumo: Este artigo analisa o papel desempenhado pelas associações empresariais e Confederação do Turismo Português (CTP) no processo de influência política, à luz de um caso específico de decisão legislativa de redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nos serviços de alimentação e bebidas. Utilizando uma metodologia qualitativa, os resultados das entrevistas permitem concluir que, tal como evidenciado na literatura, as associações podem assumir uma “lógica de influência”, que pode ser condicionada pela fragmentação existente ao nível do associativismo, visto que a capacidade de influência política por parte das associações será tanto mais forte quanto os níveis de representatividade e consenso existentes. Várias são as estratégias adotadas pelas associações, que vão desde propostas à Assembleia da República, a contactos com os partidos políticos do governo, sendo a principal missão da CTP exercer lobby.
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