Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28349 |
Resumo: | Considerando a influência do uso destes dispositivos na qualidade das interações familiares que, por sua vez, têm o poder de condicionar o rendimento académico das crianças, o presente estudo pretende analisar a relação entre o uso do smartphone e das redes sociais, os estilos parentais e o rendimento académico dos/as filhos/as dos/as utilizadores/as. O estudo conta com a participação de 101 (N=101) pais e encarregados de Educação maioritariamente com idades compreendidas entre os 40 e 45 anos de idade de ambos os sexos detentores de um smartphone e com conta no Facebook e respetivos filhos/as e/ou educandos/as alunos do 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram o Questionário Sociodemográfico, Questionário de Uso do Smartphone e das Redes Sociais e o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre o uso do smartphone e das redes sociais e o estilo parental autoritário e permissivo que, por sua vez, considerando a sua influência sobre esta dimensão, tem uma relação indireta no rendimento académico; Parents online: The use of smartphone and social network sites in parenting styles and child academic performance Abstrat: Considering the influence of the time and frequency of smartphone and social networking use plays on the quality of family interactions that, in turn, have the power to affect children's academic performance, the present study intends to analyze the relation between the use of smartphone and social networking, parenting styles and academic performance of the user’s children. The participants of the study were (N = 101) parents and guardians with ages between 40 and 45 years, of both genders, and respective children and/or students from 5th and 6th grade of the 2nd cycle of Basic Education, smartphone owners and with a Facebook account. The instruments used in order to obtain the data were Sociodemographic Questionnaire, The Smartphone and Social Network Usage Questionnaire and the Parental Dimensions and Styles Questionnaire. The results point to the existence of a relation between the use of the smartphone and social networking platforms and the authoritarian and permissive parenting style which, in turn, considering its influence on this dimension, has an indirect relation on academic performance. |
id |
RCAP_912dbb6793e49a3455e6c0e5be45d2fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/asSmartphoneRedes SociaisEstilos ParentaisRendimento AcadémicoSmartphoneSocial NetworkingParenting StylesAcademic PerformanceConsiderando a influência do uso destes dispositivos na qualidade das interações familiares que, por sua vez, têm o poder de condicionar o rendimento académico das crianças, o presente estudo pretende analisar a relação entre o uso do smartphone e das redes sociais, os estilos parentais e o rendimento académico dos/as filhos/as dos/as utilizadores/as. O estudo conta com a participação de 101 (N=101) pais e encarregados de Educação maioritariamente com idades compreendidas entre os 40 e 45 anos de idade de ambos os sexos detentores de um smartphone e com conta no Facebook e respetivos filhos/as e/ou educandos/as alunos do 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram o Questionário Sociodemográfico, Questionário de Uso do Smartphone e das Redes Sociais e o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre o uso do smartphone e das redes sociais e o estilo parental autoritário e permissivo que, por sua vez, considerando a sua influência sobre esta dimensão, tem uma relação indireta no rendimento académico; Parents online: The use of smartphone and social network sites in parenting styles and child academic performance Abstrat: Considering the influence of the time and frequency of smartphone and social networking use plays on the quality of family interactions that, in turn, have the power to affect children's academic performance, the present study intends to analyze the relation between the use of smartphone and social networking, parenting styles and academic performance of the user’s children. The participants of the study were (N = 101) parents and guardians with ages between 40 and 45 years, of both genders, and respective children and/or students from 5th and 6th grade of the 2nd cycle of Basic Education, smartphone owners and with a Facebook account. The instruments used in order to obtain the data were Sociodemographic Questionnaire, The Smartphone and Social Network Usage Questionnaire and the Parental Dimensions and Styles Questionnaire. The results point to the existence of a relation between the use of the smartphone and social networking platforms and the authoritarian and permissive parenting style which, in turn, considering its influence on this dimension, has an indirect relation on academic performance.Universidade de Évora2020-11-09T10:50:43Z2020-11-092020-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28349http://hdl.handle.net/10174/28349TID:202534529porDepartamento de Psicologiadeboracris_rocha@hotmail.com681Rocha, Débora Cristina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:17.804253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
title |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
spellingShingle |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as Rocha, Débora Cristina dos Santos Smartphone Redes Sociais Estilos Parentais Rendimento Académico Smartphone Social Networking Parenting Styles Academic Performance |
title_short |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
title_full |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
title_fullStr |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
title_full_unstemmed |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
title_sort |
Pais online: o uso de smartphones e redes sociais nos estilos parentais e no rendimento académico dos/as filhos/as |
author |
Rocha, Débora Cristina dos Santos |
author_facet |
Rocha, Débora Cristina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Débora Cristina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Smartphone Redes Sociais Estilos Parentais Rendimento Académico Smartphone Social Networking Parenting Styles Academic Performance |
topic |
Smartphone Redes Sociais Estilos Parentais Rendimento Académico Smartphone Social Networking Parenting Styles Academic Performance |
description |
Considerando a influência do uso destes dispositivos na qualidade das interações familiares que, por sua vez, têm o poder de condicionar o rendimento académico das crianças, o presente estudo pretende analisar a relação entre o uso do smartphone e das redes sociais, os estilos parentais e o rendimento académico dos/as filhos/as dos/as utilizadores/as. O estudo conta com a participação de 101 (N=101) pais e encarregados de Educação maioritariamente com idades compreendidas entre os 40 e 45 anos de idade de ambos os sexos detentores de um smartphone e com conta no Facebook e respetivos filhos/as e/ou educandos/as alunos do 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram o Questionário Sociodemográfico, Questionário de Uso do Smartphone e das Redes Sociais e o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre o uso do smartphone e das redes sociais e o estilo parental autoritário e permissivo que, por sua vez, considerando a sua influência sobre esta dimensão, tem uma relação indireta no rendimento académico; Parents online: The use of smartphone and social network sites in parenting styles and child academic performance Abstrat: Considering the influence of the time and frequency of smartphone and social networking use plays on the quality of family interactions that, in turn, have the power to affect children's academic performance, the present study intends to analyze the relation between the use of smartphone and social networking, parenting styles and academic performance of the user’s children. The participants of the study were (N = 101) parents and guardians with ages between 40 and 45 years, of both genders, and respective children and/or students from 5th and 6th grade of the 2nd cycle of Basic Education, smartphone owners and with a Facebook account. The instruments used in order to obtain the data were Sociodemographic Questionnaire, The Smartphone and Social Network Usage Questionnaire and the Parental Dimensions and Styles Questionnaire. The results point to the existence of a relation between the use of the smartphone and social networking platforms and the authoritarian and permissive parenting style which, in turn, considering its influence on this dimension, has an indirect relation on academic performance. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09T10:50:43Z 2020-11-09 2020-09-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28349 http://hdl.handle.net/10174/28349 TID:202534529 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28349 |
identifier_str_mv |
TID:202534529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia deboracris_rocha@hotmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136664901124096 |