O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egreja, C.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11890
Resumo: O presente artigo pretende dar um contributo para a atualização do conhecimento sobre a presença da sociologia no ensino superior português — não enquanto área científica principal, mas sim na sua mobilização por outros cursos e áreas de formação. Após o levantamento de informação nos planos curriculares, procurou-se perceber de que forma a disciplina se enquadra no âmbito geral do curso e qual a sua utilidade, pelo que se entrevistaram alguns responsáveis (coordenador / docente da disciplina) em diferentes cursos / instituições. Em suma, o ensino da sociologia nestes contextos, apesar de ser valorizado, enfrenta vários obstáculos.
id RCAP_9134985f1f1b754cba50250ee351dbe4
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretoresSociologiaEnsino superiorMultidisciplinaridadeISCEDO presente artigo pretende dar um contributo para a atualização do conhecimento sobre a presença da sociologia no ensino superior português — não enquanto área científica principal, mas sim na sua mobilização por outros cursos e áreas de formação. Após o levantamento de informação nos planos curriculares, procurou-se perceber de que forma a disciplina se enquadra no âmbito geral do curso e qual a sua utilidade, pelo que se entrevistaram alguns responsáveis (coordenador / docente da disciplina) em diferentes cursos / instituições. Em suma, o ensino da sociologia nestes contextos, apesar de ser valorizado, enfrenta vários obstáculos.Editora Mundos Sociais2016-08-12T14:00:02Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-15T14:54:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/11890por0873-652910.7458/SPP2016827449Egreja, C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:57.506662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
title O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
spellingShingle O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
Egreja, C.
Sociologia
Ensino superior
Multidisciplinaridade
ISCED
title_short O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
title_full O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
title_fullStr O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
title_full_unstemmed O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
title_sort O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
author Egreja, C.
author_facet Egreja, C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Egreja, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino superior
Multidisciplinaridade
ISCED
topic Sociologia
Ensino superior
Multidisciplinaridade
ISCED
description O presente artigo pretende dar um contributo para a atualização do conhecimento sobre a presença da sociologia no ensino superior português — não enquanto área científica principal, mas sim na sua mobilização por outros cursos e áreas de formação. Após o levantamento de informação nos planos curriculares, procurou-se perceber de que forma a disciplina se enquadra no âmbito geral do curso e qual a sua utilidade, pelo que se entrevistaram alguns responsáveis (coordenador / docente da disciplina) em diferentes cursos / instituições. Em suma, o ensino da sociologia nestes contextos, apesar de ser valorizado, enfrenta vários obstáculos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-12T14:00:02Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
2019-04-15T14:54:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11890
url http://hdl.handle.net/10071/11890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
10.7458/SPP2016827449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134728641576960