Validade convergente, fiabilidade e validade nomológica de medidas de um só-item: interdependência de tarefa, team learning e satisfação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Cátia Raposo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29097
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Validade convergente, fiabilidade e validade nomológica de medidas de um só-item: interdependência de tarefa, team learning e satisfaçãoValidadeDissertação de mestrado em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO instrumento de medida que é objeto de análise na presente investigação visa avaliar um conjunto de processos/estados emergentes de grupo numa perspetiva temporal recorrendo, sobretudo, a medidas de um só-item. A robustez psicométrica é a principal debilidade apontada a estas medidas (Nunnally, 1978), facto que tem limitado a sua utilização. Contudo, é crescente o número de estudos que vêm reconhecendo a sua validade e defendendo a sua utilização. O presente estudo visa dar continuidade à avaliação das propriedades psicométricas deste instrumento de medida ao nível da validade convergente, da fiabilidade e da validade nomológica de alguns constructos incluídos no mesmo – interdependência de tarefa, team learning e satisfação. Recorrendo a uma amostra de 212 estudantes do ensino superior português e com base no método proposto por Wanous e Reichers (1996) os resultados relativos à fiabilidade sugerem, em geral, que o instrumento de medida revela bons índices para a satisfação e índices um pouco abaixo do valor sugerido pelos referidos autores para a interdependência de tarefa e para o team learning. Os resultados da validade convergente revelaram correlações com magnitudes bastante elevadas para os constructos do team learning e da satisfação, e uma correlação com magnitude moderada para o constructo de interdependência de tarefa. O estudo da validade nomológica apresentou resultados bastante satisfatórios e concordantes com a literatura.The measuring instrument that is subject of analysis in this research, aims to assess a set of team processes and emergent states in a temporal perspective using mainly the measures of a single-item. The psychometric robustness is the main weakness pointed to these measures (Nunnally, 1978), a fact that has limited their use. However, an increasing number of studies have recognized its validity and advocating their use. This study intends to continue the evaluation of the psychometric properties of this measuring instrument in terms of convergent validity, reliability and nomological validity of some constructs included in it - task interdependence, team learning and satisfaction. Using a sample of 212 Portuguese higher education students and based on the method proposed by Wanous and Reichers (1996), the results on the reliability suggest, in general, that the measuring instrument reveals good indices for satisfaction and indices slightly below the value suggested by the authors for task interdependence and for team learning. The results of the convergent validity showed correlations with very high magnitudes for the constructs of team learning and satisfaction, and a correlation with moderate magnitude to the task interdependence construct. The study of nomological validity showed satisfactory results, consistent with the literature.2015-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29097http://hdl.handle.net/10316/29097TID:201444453porMelo, Cátia Raposoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:34:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:44.983686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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