Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carina Fabiana Pestana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1155
Resumo: O Estágio Pedagógico (EP) é um dos momentos com mais significado para a formação inicial dos professores. O objetivo deste relatório foi descrever e refletir as estratégias pedagógicas utilizadas nas quatro áreas de intervenção das linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração no meio, as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O nosso EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo de 2014/2015. O núcleo de estágio foi constituído por duas estagiárias. A prática letiva foi realizada em duas turmas da escola, uma do 9º ano do ensino regular e uma do 12º ano do ensino profissional (turma partilhada). Inclui-se ainda neste ponto a conceptualização de um instrumento de observação e a assistência a aulas. As atividades de integração no meio foram compostas pelas atividades de apoio à direção de turma: (1) caraterização da turma, e (2) estudo caso. Um conhecimento aprofundado da turma permite aos professores delinear de uma forma mais adequadas as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo. Estas atividades culminaram com a ação de extensão curricular, onde se promoveu a aproximação entre a escola e os encarregados de educação. Relativamente à atividade de intervenção na comunidade escolar, dirigida para toda a comunidade educativa, teve como objetivo a promoção de atividade física na escola. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da atividade física utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo (ação coletiva), e consciencializar os professores sobre as potencialidades e contributos do Voleibol num plano formativo/educativo, facultando ferramentas metodológicas (ação individual). O Estágio Pedagógico veio contribuir para a aquisição de uma nova visão sobre a prática profissional docente em Educação Física e um desenvolvimento da capacidade autocrítica sobre a prática profissional.
id RCAP_913ba14a5b7062e5d546a4ede3d57e84
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEducação físicaEnsino BásicoEnsino SecundárioEstágios pedagógicosEscolaEnsino de educação físicaPrática pedagógicaGestão do processo ensino-aprendizagemAtividades extracurricularesIntervenção na comunidade escolarIntegração no meioDesportoActividade de natureza científico-pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Estágio Pedagógico (EP) é um dos momentos com mais significado para a formação inicial dos professores. O objetivo deste relatório foi descrever e refletir as estratégias pedagógicas utilizadas nas quatro áreas de intervenção das linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração no meio, as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O nosso EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo de 2014/2015. O núcleo de estágio foi constituído por duas estagiárias. A prática letiva foi realizada em duas turmas da escola, uma do 9º ano do ensino regular e uma do 12º ano do ensino profissional (turma partilhada). Inclui-se ainda neste ponto a conceptualização de um instrumento de observação e a assistência a aulas. As atividades de integração no meio foram compostas pelas atividades de apoio à direção de turma: (1) caraterização da turma, e (2) estudo caso. Um conhecimento aprofundado da turma permite aos professores delinear de uma forma mais adequadas as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo. Estas atividades culminaram com a ação de extensão curricular, onde se promoveu a aproximação entre a escola e os encarregados de educação. Relativamente à atividade de intervenção na comunidade escolar, dirigida para toda a comunidade educativa, teve como objetivo a promoção de atividade física na escola. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da atividade física utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo (ação coletiva), e consciencializar os professores sobre as potencialidades e contributos do Voleibol num plano formativo/educativo, facultando ferramentas metodológicas (ação individual). O Estágio Pedagógico veio contribuir para a aquisição de uma nova visão sobre a prática profissional docente em Educação Física e um desenvolvimento da capacidade autocrítica sobre a prática profissional.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaRodrigues, Carina Fabiana Pestana2016-06-10T00:30:08Z2015-09-01T00:00:00Z2015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:52.117546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Rodrigues, Carina Fabiana Pestana
Educação física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Ensino de educação física
Prática pedagógica
Gestão do processo ensino-aprendizagem
Atividades extracurriculares
Intervenção na comunidade escolar
Integração no meio
Desporto
Actividade de natureza científico-pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Rodrigues, Carina Fabiana Pestana
author_facet Rodrigues, Carina Fabiana Pestana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carina Fabiana Pestana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Ensino de educação física
Prática pedagógica
Gestão do processo ensino-aprendizagem
Atividades extracurriculares
Intervenção na comunidade escolar
Integração no meio
Desporto
Actividade de natureza científico-pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Ensino de educação física
Prática pedagógica
Gestão do processo ensino-aprendizagem
Atividades extracurriculares
Intervenção na comunidade escolar
Integração no meio
Desporto
Actividade de natureza científico-pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O Estágio Pedagógico (EP) é um dos momentos com mais significado para a formação inicial dos professores. O objetivo deste relatório foi descrever e refletir as estratégias pedagógicas utilizadas nas quatro áreas de intervenção das linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração no meio, as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O nosso EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo de 2014/2015. O núcleo de estágio foi constituído por duas estagiárias. A prática letiva foi realizada em duas turmas da escola, uma do 9º ano do ensino regular e uma do 12º ano do ensino profissional (turma partilhada). Inclui-se ainda neste ponto a conceptualização de um instrumento de observação e a assistência a aulas. As atividades de integração no meio foram compostas pelas atividades de apoio à direção de turma: (1) caraterização da turma, e (2) estudo caso. Um conhecimento aprofundado da turma permite aos professores delinear de uma forma mais adequadas as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo. Estas atividades culminaram com a ação de extensão curricular, onde se promoveu a aproximação entre a escola e os encarregados de educação. Relativamente à atividade de intervenção na comunidade escolar, dirigida para toda a comunidade educativa, teve como objetivo a promoção de atividade física na escola. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da atividade física utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo (ação coletiva), e consciencializar os professores sobre as potencialidades e contributos do Voleibol num plano formativo/educativo, facultando ferramentas metodológicas (ação individual). O Estágio Pedagógico veio contribuir para a aquisição de uma nova visão sobre a prática profissional docente em Educação Física e um desenvolvimento da capacidade autocrítica sobre a prática profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T00:00:00Z
2015-09-01T00:00:00Z
2016-06-10T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1155
url http://hdl.handle.net/10400.13/1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908598800384