Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12024 |
Resumo: | Com a presente dissertação pretendemos demonstrar que a nova terminologia linguística, constante do Dicionário Terminológico (DT), ainda que polémica em alguns aspetos, veio dar resposta a determinadas situações de descrição da língua para as quais a terminologia tradicional (de 1967) não apresentava soluções coerentes e rigorosas. Neste sentido, é nosso objetivo estudar aspetos práticos e atuais do conhecimento explícito da língua portuguesa, nomeadamente ao nível do domínio da sintaxe e da semântica, dando particular destaque às funções de complementos e modificadores, de forma a contribuir para um melhor esclarecimento na distinção destas funções. Para além disso, é feita uma reflexão sobre o processo de implementação da nova terminologia do DT e sua integração no Programa de Português do Ensino Básico e nas Metas Curriculares. São ainda tratados alguns aspetos que mostram a estreita relação entre a sintaxe e a semântica, as áreas gramaticais que estão na origem dos termos e conceitos de complementos e modificadores, bem como àquilo que os caracteriza e distingue, evidenciando as alterações face à tradição gramatical. Por fim, e com o intuito de constatar a apropriação e aplicação da nova terminologia linguística por parte dos alunos de 3º Ciclo do Ensino Básico, aplicam-se exercícios sobre as referidas funções sintáticas, seguidos das respetivas conclusões. |
id |
RCAP_913f73c3496815bb277d50f06ec6375c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológicoLíngua portuguesa - Teses de mestradoTerminologias - DicionáriosGramática - Língua portuguesaCom a presente dissertação pretendemos demonstrar que a nova terminologia linguística, constante do Dicionário Terminológico (DT), ainda que polémica em alguns aspetos, veio dar resposta a determinadas situações de descrição da língua para as quais a terminologia tradicional (de 1967) não apresentava soluções coerentes e rigorosas. Neste sentido, é nosso objetivo estudar aspetos práticos e atuais do conhecimento explícito da língua portuguesa, nomeadamente ao nível do domínio da sintaxe e da semântica, dando particular destaque às funções de complementos e modificadores, de forma a contribuir para um melhor esclarecimento na distinção destas funções. Para além disso, é feita uma reflexão sobre o processo de implementação da nova terminologia do DT e sua integração no Programa de Português do Ensino Básico e nas Metas Curriculares. São ainda tratados alguns aspetos que mostram a estreita relação entre a sintaxe e a semântica, as áreas gramaticais que estão na origem dos termos e conceitos de complementos e modificadores, bem como àquilo que os caracteriza e distingue, evidenciando as alterações face à tradição gramatical. Por fim, e com o intuito de constatar a apropriação e aplicação da nova terminologia linguística por parte dos alunos de 3º Ciclo do Ensino Básico, aplicam-se exercícios sobre as referidas funções sintáticas, seguidos das respetivas conclusões.With this thesis we intend to demonstrate that the new linguistic terminology, found in the Terminological Dictionary (DT), though controversial in some aspects, was a response to certain descriptions of the language for which the traditional terminology (1967) did not have rigorous and consistent solutions. Thus, we aim to study the practical aspects and current explicit knowledge of the Portuguese language, namely in the area of syntax and semantics, with special focus on the functions of complements and modifiers in order to contribute to a better clarification on the distinction of these functions. In addition, there is a reflection on the process of implementation of the new terminology and the DT's integration in the Portuguese Elementary Education Curriculum and in the Curricular Goals. Besides that, we also focus on some aspects that show the close relationship between syntax and semantics, grammar areas that are at the origin of the terms and concepts of complements and modifiers, as well as to what characterizes and distinguishes them, showing the changes due to the grammatical tradition. Finally, and in order to verify the learning and use of the new linguistic terminology by the students of Elementary Education, we will apply exercises on these syntactic functions, followed by the respective conclusions.Universidade de Aveiro2014-04-02T13:02:28Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12024TID:201591472porPereira, Rodrigo Augusto da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:47Zoai:ria.ua.pt:10773/12024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:17.196608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
title |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
spellingShingle |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico Pereira, Rodrigo Augusto da Costa Língua portuguesa - Teses de mestrado Terminologias - Dicionários Gramática - Língua portuguesa |
title_short |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
title_full |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
title_fullStr |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
title_full_unstemmed |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
title_sort |
Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico |
author |
Pereira, Rodrigo Augusto da Costa |
author_facet |
Pereira, Rodrigo Augusto da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rodrigo Augusto da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Teses de mestrado Terminologias - Dicionários Gramática - Língua portuguesa |
topic |
Língua portuguesa - Teses de mestrado Terminologias - Dicionários Gramática - Língua portuguesa |
description |
Com a presente dissertação pretendemos demonstrar que a nova terminologia linguística, constante do Dicionário Terminológico (DT), ainda que polémica em alguns aspetos, veio dar resposta a determinadas situações de descrição da língua para as quais a terminologia tradicional (de 1967) não apresentava soluções coerentes e rigorosas. Neste sentido, é nosso objetivo estudar aspetos práticos e atuais do conhecimento explícito da língua portuguesa, nomeadamente ao nível do domínio da sintaxe e da semântica, dando particular destaque às funções de complementos e modificadores, de forma a contribuir para um melhor esclarecimento na distinção destas funções. Para além disso, é feita uma reflexão sobre o processo de implementação da nova terminologia do DT e sua integração no Programa de Português do Ensino Básico e nas Metas Curriculares. São ainda tratados alguns aspetos que mostram a estreita relação entre a sintaxe e a semântica, as áreas gramaticais que estão na origem dos termos e conceitos de complementos e modificadores, bem como àquilo que os caracteriza e distingue, evidenciando as alterações face à tradição gramatical. Por fim, e com o intuito de constatar a apropriação e aplicação da nova terminologia linguística por parte dos alunos de 3º Ciclo do Ensino Básico, aplicam-se exercícios sobre as referidas funções sintáticas, seguidos das respetivas conclusões. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-04-02T13:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12024 TID:201591472 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12024 |
identifier_str_mv |
TID:201591472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137534460035072 |