Complementos e modificadores: o que mudou com o dicionário terminológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo Augusto da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12024
Resumo: Com a presente dissertação pretendemos demonstrar que a nova terminologia linguística, constante do Dicionário Terminológico (DT), ainda que polémica em alguns aspetos, veio dar resposta a determinadas situações de descrição da língua para as quais a terminologia tradicional (de 1967) não apresentava soluções coerentes e rigorosas. Neste sentido, é nosso objetivo estudar aspetos práticos e atuais do conhecimento explícito da língua portuguesa, nomeadamente ao nível do domínio da sintaxe e da semântica, dando particular destaque às funções de complementos e modificadores, de forma a contribuir para um melhor esclarecimento na distinção destas funções. Para além disso, é feita uma reflexão sobre o processo de implementação da nova terminologia do DT e sua integração no Programa de Português do Ensino Básico e nas Metas Curriculares. São ainda tratados alguns aspetos que mostram a estreita relação entre a sintaxe e a semântica, as áreas gramaticais que estão na origem dos termos e conceitos de complementos e modificadores, bem como àquilo que os caracteriza e distingue, evidenciando as alterações face à tradição gramatical. Por fim, e com o intuito de constatar a apropriação e aplicação da nova terminologia linguística por parte dos alunos de 3º Ciclo do Ensino Básico, aplicam-se exercícios sobre as referidas funções sintáticas, seguidos das respetivas conclusões.
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