O Sistema Educativo Português e respostas pedagógico-científicas em contexto de intervenção com alunos com experiência migratória: necessidade de oportunidades de formação para promoção do sucesso académico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Carlos Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3532
Resumo: Cada vez mais se revelam necessárias a validação de competências, a planificação e a supervisão de Formação, bem como apresentação de relatórios finais de Projectos de inserção e reabilitação psicossocial. Na intervenção a nível de escola e comunidade em geral, os sujeitos com experiência migratória directa ou indirecta deverão ser entendidos como um público susceptível de necessidades especiais de acompanhamento na sua aprendizagem física, psicossocial, cultural e académica. Aqueles podem tornar-se alunos de risco na sua aprendizagem académica e na adaptação sócio-cultural e psicológica devido a factores tais como stress, ansiedade, baixa motivação, depressão, atitudes negativas, acompanhados de um locus de controlo interno extremo. Um trabalho de diagnóstico, nas escolas, em relação a estes factores psicológicos (e competências gerais académicas) é o mais adequado para iniciar a intervenção bem-sucedida nestes alunos de modo a promover um crescimento psicossocial e académico positivos.
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