Volumetria e montagem como instrumentos de experimentação no expressionismo abstrato do cinema de Ken Jacobs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14447 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo reunir obras, propostas, características de estilo e análises relacionadas ao trabalho do cineasta experimental americano Ken Jacobs com efeito tridimensional, seja por meio de estereoscopia ou outras técnicas que ele tenha adotado. A questão da profundidade de campo e distribuição dos corpos na imagem é central no trabalho de Jacobs, mas ela não se pauta por representações verossímeis, pois a base da sua formação como artista se deu no escopo do Expressionismo Abstrato em meados do século XX. Com a tecnologia digital deste século, a produção do americano ligada à imagem tridimensional se intensificou e diversificou, de modo que falta ainda uma análise especializada mais ampla e aprofundada dessa parte de sua filmografia, propósito para o qual este estudo tem o intuito de contribuir. |
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