A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52454 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_914a24d5920144c2b3a5d70245ee17ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52454 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º anoGeometria - Estudo e ensinoRaciocínio matemáticoResolução de problemasEnsino básico (3º Ciclo)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada e tem por base a minha intervenção letiva na unidade de “Propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência”, com uma turma de 9.º ano e teve lugar na Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz, ao longo de 12 aulas, uma das quais de 100 minutos e as restantes de 50 minutos. Com este estudo viso compreender como os alunos do 9.º ano do ensino básico resolvem problemas envolvendo o estudo das propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência. Para a concretização deste objetivo, procurei em particular analisar: (1) quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas envolvendo as propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência; (2) que conhecimentos matemáticos, em particular de geometria, os alunos mobilizam para a resolução desses problemas; e (3) quais as dificuldades manifestadas pelos alunos na resolução de problemas. A metodologia deste estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e teve como principais métodos de recolha de dados a observação participante das aulas lecionadas, com registo áudio e vídeo, e a recolha documental das produções escritas dos alunos da turma na resolução das tarefas. A análise dos dados evidencia que o uso de construções e de representações geométricas, o recurso a problemas semelhantes e também o recurso a exemplos para verificação de resultados correspondem às estratégias a que os alunos mais recorrem. Como principais dificuldades, destacam-se a visualização, as dificuldades em traçar um plano para a resolução dos problemas, as dificuldades na generalização de resultados dos problemas propostos, assim como a fraca capacidade em justificar os resultados obtidos. Há ainda a destacar que durante a resolução dos problemas os alunos mobilizaram diferentes conhecimentos geométricos prévios e também adquiridos durante a intervenção letiva, nomeadamente conhecimentos relacionados com ângulos e triângulos. Embora no início do estudo da unidade tenham revelado algumas dificuldades no uso de uma linguagem geométrica rigorosa, apresentaram uma apropriação gradual de conceitos geométricos, que foram mobilizando ao longo de toda a unidade.This report aims to understand how 9th grade students solve problems involving the study of the properties of angles, strings and arcs defined on a circumference. In order to achieve this objective, I sought to analyze: (1) which strategies are used by students when solving problems involving the properties of angles, strings and arcs defined on a circumference, (2) which mathematical knowledge mobilizes students to solve these problems and (3) what are the difficulties expressed by students in solving problems. The study presented here is based on my teaching intervention in the unit "Properties of angles, strings and arches defined on a circumference", with a 9th grade class that took place at the Padre Alberto Neto Secondary school, in Queluz. It was developed over 12 classes of supervised teaching practice, one lasting 100 minutes and the remaining 50 minutes each. The study follows a qualitative and interpretative approach. The main methods of data collection were the participant observation of the classes taught with audio and video support, and the collection of the students’ written productions. The analysis of the data shows that the use of constructions and geometric representations, resorting to similar problems, and the use of examples to verify results correspond to the strategies that students use the most. The main difficulties are related to visualization, difficulties in drawing a plan for solving problems, difficulties related to the abstraction and generalization of the results of the proposed problems, as well as the weak ability to justify the results obtained. It should also be noted that during the resolution of problems, students mobilized different geometric knowledge that was previously acquired and also acquired during the teaching intervention, namely knowledge related to angles and triangles. Although at the beginning of the study of the unit they had revealed some difficulties in using geometric language accurately, they then showed a gradual appropriation of the geometric concepts throughout the whole unit.Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaMatias, Dulce Inês Ferreira2022-04-20T14:55:59Z20212021-06-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.397167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
title |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
spellingShingle |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano Matias, Dulce Inês Ferreira Geometria - Estudo e ensino Raciocínio matemático Resolução de problemas Ensino básico (3º Ciclo) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
title_full |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
title_fullStr |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
title_sort |
A resolução de problemas no estudo da circunferência no 9º ano |
author |
Matias, Dulce Inês Ferreira |
author_facet |
Matias, Dulce Inês Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968- Freitas, Pedro Jorge, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Dulce Inês Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria - Estudo e ensino Raciocínio matemático Resolução de problemas Ensino básico (3º Ciclo) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria - Estudo e ensino Raciocínio matemático Resolução de problemas Ensino básico (3º Ciclo) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-07 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-20T14:55:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52454 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134586221887488 |