Indicadores de resiliência na criança e sua relação com perceção de risco e qualidade de vinculação nos prestadores de cuidados, em crianças com ou sem intervênção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tormenta, Paula Susana Coelho Coutinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2386
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
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spelling Indicadores de resiliência na criança e sua relação com perceção de risco e qualidade de vinculação nos prestadores de cuidados, em crianças com ou sem intervênção precoceResiliência na criançaFatores de riscoQualidade da vinculação no adultoChildren´s resilienceRisk developmental factorsAdults quality of attachmentDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção PrecoceEste estudo tem dois objetivos. O primeiro, avaliar se os indicadores de resiliência da criança (capacidades de autonomia e de interação social) e os de perceção de risco dos prestadores de cuidados variam em função de a criança / família estar ou não associada a um programa de Intervenção Precoce. O segundo, saber se há alguma relação entre a qualidade da vinculação dos pais e a resiliência na criança. Várias investigações (Rutter, 2006; Walsh, 1998; Yunes, Miranda & Cuelo, 2004) demonstram que alguns indicadores de desenvolvimento infantil como por exemplo, as capacidades de autonomia e de interação social são variáveis importantes para a avaliação e promoção de resiliência. Num modelo de trabalho transdisciplinar com a criança / família que recebe Intervenção Precoce (IP) será importante verificar em que medida os diferentes intervenientes percecionam os riscos de desenvolvimento e se existe uma perceção semelhante entre pais e educadores. Outra dimensão que pode influir na relação destas variáveis é, por exemplo, a qualidade da vinculação do adulto como modelo interno de representação da base segura (Vaughn, 2001) para a criança. Trata-se de um estudo transversal. As medidas referentes à resiliência da criança, às perceções de risco dos prestadores de cuidados e de qualidade de vinculação dos pais foram baseadas em escalas de desenvolvimento e em questionários. Os participantes foram quarenta crianças, respetivas famílias e educadores de infância, dezanove com Intervenção Precoce e vinte e uma sem Intervenção Precoce. Encontram-se diferenças significativas, com valores significativamente superiores nas capacidades de autonomia e de interação social nas crianças sem IP. Verificaram-se diferenças nas perceções de risco entre pais e educadores, com valores significativos apenas nestes últimos quando comparados os grupos. Não se verificaram quaisquer relações entre a qualidade da vinculação do adulto e resiliência na criança. Conclui-se que é necessário prestar atenção particular à promoção da resiliência na criança enquanto fator protetor do seu desenvolvimento e melhorar a relação transdisciplinar, centrada na família, nas intervenções em IP. - Abstract This study has two aims. First, to evaluate whether the indicators of children´s resilience (abilities to become autonomous and to interact socially) and risk perceptions of parents and pre-school teachers, vary as a function of childre’s receiving or not Early Intervention. Second, to evaluate whether there is a relation between parents quality of attachement and children´s resilience. Research has shown that children´s abilities to become autonomous and to interact socially do relate to the construction of resilience (Rutter, 2006; Walsh, 1998; Yunes, Miranda & Cuelo, 2004). Parents and pré-school teachers may evaluate developmental risks differently. It will be important to verify whether their evaluations relate to children´s resilience and what is the impact on a tansdisciplinary approach to families who have a child on an Early Intervention programme. Assessing the quality of parents attachement may also have an impact on how they deal with their children, how they become an adequate internal secure base model (Vaughn, 2001). This is a cross-sectional study. Measures of children´s resilience, parents and pre-school teachers developmental risk perceptions and quality of attachement of parents were taken through developmental scales and questionnaires. Fourty children, their parents and pré-school teachers participated in the study. Nineteen children were enrolled in an Early Intervention programme. Twenty one were not. Children not receiving Early Intervention got significantly higher scores on their abilities to become antonomous and socially interact with others. Risk developmental perceptions varied across parents and pré-school teachers with the latter showing significant differences across groups. There were no significant correlations between quality of adults attachement and children´s resilience. It is concluded that it is necessary to pay a particular attention to promoting children´s resilience as a protective developmental factor and enhance transdisciplinary family-centred interventions.Rosa, JoãoRCIPLTormenta, Paula Susana Coelho Coutinho2013-03-27T10:13:27Z2013-022013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:09.394308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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