Estratégias de localização da Netflix num mercado televisivo global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Tatiana Carrion
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57700
Resumo: As novas tecnologias e os avanços da comunicação na era digital permitem que os consumidores tenham acesso a conteúdos televisivos ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que, inseridos neste ambiente de cultura das redes, algoritmos fazem a coleta, o armazenamento e a leitura quase instantânea de seus interesses. Neste contexto, o fluxo televisivo nos serviços de vídeo sob demanda se dá através da gestão de um grande volume de dados, que permitem a individualização da audiência com o objetivo de identificar gostos, prever os conteúdos mais adequados e recomendar títulos. Esta dissertação tem como objetivo refletir a questão da globalização e da Transnacionalização do conteúdo a partir dos sistemas de recomendação no cenário televisivo, tendo como propósito perceber como as estratégias da Netflix são definidas neste contexto mediático. A metodologia utilizada tem como base a revisão de literatura e estudo de caso, através de um mapeamento exploratório dos elementos de engajamento utilizados no serviço de streaming Netflix para assinalar suas principais características e identificar como a marca se relaciona com a sua estratégia de mercado em diferentes países. A principal conclusão do trabalho é que a estratégia de posicionamento da plataforma Netflix varia fortemente conforme o território de atuação, com investimentos e ajustes de elementos culturais locais – tais como a produção e as parcerias locais, as campanhas de comunicação com aderência à identidade local, a priorização da tradução de seu conteúdo, os aspetos de design e a personalização de sua interface. Ações com o intuito de aumentar o engajamento digital, a proximidade cultural e contribuir como vantagem competitiva na expansão da audiência global. Dessa forma, o trabalho avaliou e identificou algumas estratégias de localização da Netflix utilizadas na construção de uma biblioteca global (no entanto baseado em referências e particularidades regionais).
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