Estratégias de localização da Netflix num mercado televisivo global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57700 |
Resumo: | As novas tecnologias e os avanços da comunicação na era digital permitem que os consumidores tenham acesso a conteúdos televisivos ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que, inseridos neste ambiente de cultura das redes, algoritmos fazem a coleta, o armazenamento e a leitura quase instantânea de seus interesses. Neste contexto, o fluxo televisivo nos serviços de vídeo sob demanda se dá através da gestão de um grande volume de dados, que permitem a individualização da audiência com o objetivo de identificar gostos, prever os conteúdos mais adequados e recomendar títulos. Esta dissertação tem como objetivo refletir a questão da globalização e da Transnacionalização do conteúdo a partir dos sistemas de recomendação no cenário televisivo, tendo como propósito perceber como as estratégias da Netflix são definidas neste contexto mediático. A metodologia utilizada tem como base a revisão de literatura e estudo de caso, através de um mapeamento exploratório dos elementos de engajamento utilizados no serviço de streaming Netflix para assinalar suas principais características e identificar como a marca se relaciona com a sua estratégia de mercado em diferentes países. A principal conclusão do trabalho é que a estratégia de posicionamento da plataforma Netflix varia fortemente conforme o território de atuação, com investimentos e ajustes de elementos culturais locais – tais como a produção e as parcerias locais, as campanhas de comunicação com aderência à identidade local, a priorização da tradução de seu conteúdo, os aspetos de design e a personalização de sua interface. Ações com o intuito de aumentar o engajamento digital, a proximidade cultural e contribuir como vantagem competitiva na expansão da audiência global. Dessa forma, o trabalho avaliou e identificou algumas estratégias de localização da Netflix utilizadas na construção de uma biblioteca global (no entanto baseado em referências e particularidades regionais). |
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Estratégias de localização da Netflix num mercado televisivo globalDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAs novas tecnologias e os avanços da comunicação na era digital permitem que os consumidores tenham acesso a conteúdos televisivos ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que, inseridos neste ambiente de cultura das redes, algoritmos fazem a coleta, o armazenamento e a leitura quase instantânea de seus interesses. Neste contexto, o fluxo televisivo nos serviços de vídeo sob demanda se dá através da gestão de um grande volume de dados, que permitem a individualização da audiência com o objetivo de identificar gostos, prever os conteúdos mais adequados e recomendar títulos. Esta dissertação tem como objetivo refletir a questão da globalização e da Transnacionalização do conteúdo a partir dos sistemas de recomendação no cenário televisivo, tendo como propósito perceber como as estratégias da Netflix são definidas neste contexto mediático. A metodologia utilizada tem como base a revisão de literatura e estudo de caso, através de um mapeamento exploratório dos elementos de engajamento utilizados no serviço de streaming Netflix para assinalar suas principais características e identificar como a marca se relaciona com a sua estratégia de mercado em diferentes países. A principal conclusão do trabalho é que a estratégia de posicionamento da plataforma Netflix varia fortemente conforme o território de atuação, com investimentos e ajustes de elementos culturais locais – tais como a produção e as parcerias locais, as campanhas de comunicação com aderência à identidade local, a priorização da tradução de seu conteúdo, os aspetos de design e a personalização de sua interface. Ações com o intuito de aumentar o engajamento digital, a proximidade cultural e contribuir como vantagem competitiva na expansão da audiência global. Dessa forma, o trabalho avaliou e identificou algumas estratégias de localização da Netflix utilizadas na construção de uma biblioteca global (no entanto baseado em referências e particularidades regionais).New technologies and advances in communication in the digital age allow consumers to access television content around the world, while, inserted in a networked culture environment, algorithms collect, store and, analyse their interests almost instantaneously. In this context, the television flow for video on demand is created through the management of large volumes of data, which allows the individualization of the audience to identify tastes, predict the most accurate content and recommend titles. This dissertation aims to reflect upon the question of content globalization and transnationalization from the streaming recommendation systems perspective, with the purpose of understanding how Netflix’s strategies are defined in this media context. The methodology is based on a literature review and case study, through an exploratory mapping of the engagement elements used in the Netflix streaming service to highlight its main characteristics and identify how the brand explores its market strategy in different countries. The main conclusion is that the positioning strategy of the Netflix platform varies strongly with the territory of operation, with investments and adjustments of local cultural elements – such as local production and partnerships, communication campaigns with adherence to local identity, prioritization of content translation, design aspects and the customization of its interface. Business actions aimed at increasing digital engagement, cultural proximity, and contributing as a competitive advantage in its expansion in global markets. Thus, this research evaluated and identified some of Netflix’s localization strategies used in the construction of its global library (nevertheless based on regional references and particularities).Mendes, Ana Cristina FerreiraRepositório da Universidade de LisboaAbrahão, Tatiana Carrion2023-03-202023-01-162025-03-20T00:00:00Z2023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57700TID:203284810porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:14.505286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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