A perceção dos portugueses do Country Brand Equity dos países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24088 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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A perceção dos portugueses do Country Brand Equity dos países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai)Marca-naçãoBranding NacionalCountry Brand EquityMercosulOrganização IntergovernamentalNation brandNation BrandingCountry Brand EquityMercosurIntergovernmental OrganizationMestrado Bolonha em MarketingTendo a União Europeia como exemplo, o Mercosul foi estabelecido em 1991 com os países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, vigentes até os dias atuais. O Brasil é o país mais relevante desse bloco econômico e mantêm fortes laços históricos e culturais com Portugal, país este importante dentro do cenário europeu, o segundo maior mercado-alvo do Mercosul. Diante desta realidade, esta dissertação tem como objetivo compreender como os portugueses percepcionam o Country Brand Equity (CBE) dos países membros do Mercosul, tendo em conta a relevância do branding nacional para os países que precisam criar ou manter uma marca nacional bem posicionada no competitivo mercado global. Para tal foi adaptado um modelo conceitual que inclui a dimensão Reputação da Marca-nação para a construção do CBE, bem como o Reconhecimento e as Associações de Marca, Qualidade Percebida e Lealdade, variáveis estas já testadas em outras investigações. O estudo é explanatório com a recolha de dados feita através de questionário e com uma análise quantitativa. Os resultados reafirmam a supremacia do Brasil diante dos demais países do bloco e demonstra a relação das variáveis testadas com o CBE, sendo esse um dos principais contributos acadêmicos deste estudo. A nível empresarial organizações públicas e privadas que almejam atingir um mercado mais amplo e fora dos limites geográficos dos seus países, podem melhorar seu planejamento, gestão e monitoramento através das descobertas presentes nesta investigação.Taking the European Union as an example, Mercosur was established in 1991 with the member countries: Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, in force to this day. Brazil is the most relevant country in this economic bloc and maintains strong historical and cultural ties with Portugal, an important country within the European scenario, and Mercosur's second largest target market. Given this reality, this dissertation aims to understand how the Portuguese perceive the Country Brand Equity (CBE) of Mercosur member countries, taking into account the relevance of national branding for countries that need to create or maintain a national brand well positioned in the competitive global market. For this purpose, a conceptual model was adapted that includes in its constructs the brand-nation reputation for the construction of the CBE, as well as brand recognition and associations, perceived quality and loyalty, variables that have already been tested in other investigations. The study is evaluative with the collection of data made through a questionnaire and with a quantitative analysis. The results reaffirm the supremacy of Brazil over the other countries of the bloc and demonstrate the relationship of the tested variables with the CBE, which is one of the main academic contributions of this study. At the business level, public and private organizations that aim to reach a wider market even beyond the geographic limits of their countries can improve their planning, management and monitoring through the findings present in this investigation.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Everton Nascimento2022-04-18T09:49:41Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24088porFernandes, Everton Nascimento (2021). "A perceção dos portugueses do Country Brand Equity dos países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai)". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:12.676442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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