A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Carla Isabel Parreira Chora Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31710
Resumo: Pela sua capacidade de adaptação e transformação, o trabalho do ator é, na minha opinião, um processo teatral caracterizado por várias fases - desde a construção de personagem à interpretação da mesma – e, por isso, o elemento central no exame crítico da cena teatral. A presente dissertação tem como principal objetivo investigar a fim de perceber a que meios/técnicas o ator recorre no seu processo de construção de personagem e como as metodologias utilizadas por quem o dirige influenciam o resultado do seu trabalho. Nesta minha pesquisa laboratorial, que consistia numa comparação de metodologias onde o foco foi todo o processo criativo desencadeado pelos atores, priorizarei as metodologias desenvolvidas por Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht. Entendo que tanto um como outro trouxeram contributos decisivos para o desenvolvimento do trabalho do ator e influenciaram igualmente as várias linhas e escolas no âmbito do pensamento e realização teatrais. Interessou-me analisar as suas diferenças metodológicas e perceber como cada um dos métodos desenvolvidos por cada um destes pensadores de teatro acabam por influenciar e determinar o processo criativo do ator. Para além da análise comparativa, relativa à receção que cada uma das metodologias encontrou junto de teatrólogos de renome, pretendi - com base no texto de Henrik Ibsen “A Casa de bonecas” - construir um laboratório de experimentação e investigação, no qual foram utilizadas as duas metodologias, numa estratégia comparativa, na construção cénica. Numa altura em que a encenação adquire o valor de obra de arte, este estudo desenvolve o conceito de metamorfose do ator em personagem, valorizando/destacando todo o seu trabalho; ABSTRACT: Ator’s metamorphosis – Research based on Constantin Stanislawski and Bertolt Brecht’s methodologies - Due to his ability to adapt and transform, the actor's work is, in my opinion, a theatrical process characterized by several moments – from the construction of the character to its interpretation – and, therefore, it is the central element in the critical examination of the theatrical scene. The main objective of this dissertation is to investigate, to understand which means/techniques the actor uses in the process of character construction and how the methodologies used by those who direct him influence the result of his work. In this laboratory research, which consisted in a comparison of methodologies where the focus was on the entire creative process triggered by the actors, I will prioritize the methodologies developed by Constantin Stanislavski and Bertolt Brecht. From my point of view, they have both brought decisive contributions to the development of the actor's work and they have also influenced the various lines and schools in the scope of theatrical thinking and performance. I was interested in analysing their methodological differences and in understanding how each of the methods developed by each of these theatre thinkers end up influencing and determining the actor's creative process. Apart from the comparative analysis, regarding the reception by renowned playwrights of each of these methodologies, I intended – based on the text by Henrik Ibsen "The Dolls House" – to build an experimentation and research laboratory, in which the two methodologies were used, in a comparative strategy, in the scenic construction. At a time when staging acquires the value of a work of art, this study develops the concept of metamorphosis from actor into character, valuing/highlighting all his work.
id RCAP_916ad269503e8478d6babb64e8e2dce4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt BrechtAtorMetamorfoseStanislawskiBrechtActorMetamorphosisStanislawskiBrechtPela sua capacidade de adaptação e transformação, o trabalho do ator é, na minha opinião, um processo teatral caracterizado por várias fases - desde a construção de personagem à interpretação da mesma – e, por isso, o elemento central no exame crítico da cena teatral. A presente dissertação tem como principal objetivo investigar a fim de perceber a que meios/técnicas o ator recorre no seu processo de construção de personagem e como as metodologias utilizadas por quem o dirige influenciam o resultado do seu trabalho. Nesta minha pesquisa laboratorial, que consistia numa comparação de metodologias onde o foco foi todo o processo criativo desencadeado pelos atores, priorizarei as metodologias desenvolvidas por Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht. Entendo que tanto um como outro trouxeram contributos decisivos para o desenvolvimento do trabalho do ator e influenciaram igualmente as várias linhas e escolas no âmbito do pensamento e realização teatrais. Interessou-me analisar as suas diferenças metodológicas e perceber como cada um dos métodos desenvolvidos por cada um destes pensadores de teatro acabam por influenciar e determinar o processo criativo do ator. Para além da análise comparativa, relativa à receção que cada uma das metodologias encontrou junto de teatrólogos de renome, pretendi - com base no texto de Henrik Ibsen “A Casa de bonecas” - construir um laboratório de experimentação e investigação, no qual foram utilizadas as duas metodologias, numa estratégia comparativa, na construção cénica. Numa altura em que a encenação adquire o valor de obra de arte, este estudo desenvolve o conceito de metamorfose do ator em personagem, valorizando/destacando todo o seu trabalho; ABSTRACT: Ator’s metamorphosis – Research based on Constantin Stanislawski and Bertolt Brecht’s methodologies - Due to his ability to adapt and transform, the actor's work is, in my opinion, a theatrical process characterized by several moments – from the construction of the character to its interpretation – and, therefore, it is the central element in the critical examination of the theatrical scene. The main objective of this dissertation is to investigate, to understand which means/techniques the actor uses in the process of character construction and how the methodologies used by those who direct him influence the result of his work. In this laboratory research, which consisted in a comparison of methodologies where the focus was on the entire creative process triggered by the actors, I will prioritize the methodologies developed by Constantin Stanislavski and Bertolt Brecht. From my point of view, they have both brought decisive contributions to the development of the actor's work and they have also influenced the various lines and schools in the scope of theatrical thinking and performance. I was interested in analysing their methodological differences and in understanding how each of the methods developed by each of these theatre thinkers end up influencing and determining the actor's creative process. Apart from the comparative analysis, regarding the reception by renowned playwrights of each of these methodologies, I intended – based on the text by Henrik Ibsen "The Dolls House" – to build an experimentation and research laboratory, in which the two methodologies were used, in a comparative strategy, in the scenic construction. At a time when staging acquires the value of a work of art, this study develops the concept of metamorphosis from actor into character, valuing/highlighting all his work.Universidade de Évora2022-04-07T16:47:54Z2022-04-072022-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31710http://hdl.handle.net/10174/31710TID:202984230porDepartamento de Artes Cénicascarlacastanheira21@hotmail.com203Castanheira, Carla Isabel Parreira Chora Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:52.676391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
title A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
spellingShingle A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
Castanheira, Carla Isabel Parreira Chora Carvalho
Ator
Metamorfose
Stanislawski
Brecht
Actor
Metamorphosis
Stanislawski
Brecht
title_short A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
title_full A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
title_fullStr A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
title_full_unstemmed A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
title_sort A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht
author Castanheira, Carla Isabel Parreira Chora Carvalho
author_facet Castanheira, Carla Isabel Parreira Chora Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Carla Isabel Parreira Chora Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ator
Metamorfose
Stanislawski
Brecht
Actor
Metamorphosis
Stanislawski
Brecht
topic Ator
Metamorfose
Stanislawski
Brecht
Actor
Metamorphosis
Stanislawski
Brecht
description Pela sua capacidade de adaptação e transformação, o trabalho do ator é, na minha opinião, um processo teatral caracterizado por várias fases - desde a construção de personagem à interpretação da mesma – e, por isso, o elemento central no exame crítico da cena teatral. A presente dissertação tem como principal objetivo investigar a fim de perceber a que meios/técnicas o ator recorre no seu processo de construção de personagem e como as metodologias utilizadas por quem o dirige influenciam o resultado do seu trabalho. Nesta minha pesquisa laboratorial, que consistia numa comparação de metodologias onde o foco foi todo o processo criativo desencadeado pelos atores, priorizarei as metodologias desenvolvidas por Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht. Entendo que tanto um como outro trouxeram contributos decisivos para o desenvolvimento do trabalho do ator e influenciaram igualmente as várias linhas e escolas no âmbito do pensamento e realização teatrais. Interessou-me analisar as suas diferenças metodológicas e perceber como cada um dos métodos desenvolvidos por cada um destes pensadores de teatro acabam por influenciar e determinar o processo criativo do ator. Para além da análise comparativa, relativa à receção que cada uma das metodologias encontrou junto de teatrólogos de renome, pretendi - com base no texto de Henrik Ibsen “A Casa de bonecas” - construir um laboratório de experimentação e investigação, no qual foram utilizadas as duas metodologias, numa estratégia comparativa, na construção cénica. Numa altura em que a encenação adquire o valor de obra de arte, este estudo desenvolve o conceito de metamorfose do ator em personagem, valorizando/destacando todo o seu trabalho; ABSTRACT: Ator’s metamorphosis – Research based on Constantin Stanislawski and Bertolt Brecht’s methodologies - Due to his ability to adapt and transform, the actor's work is, in my opinion, a theatrical process characterized by several moments – from the construction of the character to its interpretation – and, therefore, it is the central element in the critical examination of the theatrical scene. The main objective of this dissertation is to investigate, to understand which means/techniques the actor uses in the process of character construction and how the methodologies used by those who direct him influence the result of his work. In this laboratory research, which consisted in a comparison of methodologies where the focus was on the entire creative process triggered by the actors, I will prioritize the methodologies developed by Constantin Stanislavski and Bertolt Brecht. From my point of view, they have both brought decisive contributions to the development of the actor's work and they have also influenced the various lines and schools in the scope of theatrical thinking and performance. I was interested in analysing their methodological differences and in understanding how each of the methods developed by each of these theatre thinkers end up influencing and determining the actor's creative process. Apart from the comparative analysis, regarding the reception by renowned playwrights of each of these methodologies, I intended – based on the text by Henrik Ibsen "The Dolls House" – to build an experimentation and research laboratory, in which the two methodologies were used, in a comparative strategy, in the scenic construction. At a time when staging acquires the value of a work of art, this study develops the concept of metamorphosis from actor into character, valuing/highlighting all his work.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07T16:47:54Z
2022-04-07
2022-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31710
http://hdl.handle.net/10174/31710
TID:202984230
url http://hdl.handle.net/10174/31710
identifier_str_mv TID:202984230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
carlacastanheira21@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552857693421568