Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Filipe André da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1942
Resumo: A investigação sobre a motivação para a intervenção e a perceção de suporte à autonomia tem mostrado que estas variáveis exercem uma influência significativa nos processos e resultados da intervenção. Contudo, a exploração destas variáveis no contexto da intervenção vocacional tem sido escassa. O presente estudo pretende contribuir para esta linha de investigação, procurando avaliar a relação entre as formas de motivação para a intervenção vocacional em contexto escolar e o suporte à autonomia proporcionado pelo/a psicólogo/a nessa mesma intervenção, identificando grupos de indivíduos homogéneos entre si, em termos do seu funcionamento nestas variáveis. Espera-se, ainda, explorar a forma como a relação destas variáveis influencia o processo de intervenção em termos de aliança com o/a psicólogo/a e mudanças percebidas, bem como os resultados de exploração e de identidade vocacional. Participaram neste estudo 139 alunos do 9º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado no norte do país (46.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos (M = 14.09, DP = .31). A análise de clusters permitiu a identificação de três perfis de estudantes diferenciados nas suas características, o que mostra que a relação entre as variáveis estudadas não é homogénea em todos os alunos. Existem diferenças significativas entre clusters de alunos nas variáveis de avaliação subjetiva do processo de intervenção vocacional e seus resultados. Desta forma, é evidente a necessidade de se distinguir os alunos nos vários níveis de motivação e na perceção de suporte à autonomia no contexto da intervenção vocacional. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões para a investigação futura e implicações ao nível psicoeducacional.
id RCAP_91726ba616bceed9a34de2466bae2793
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clustersMotivaçãoExploraçãoSuporte à autonomiaAutodeterminaçãoIntervenção vocacionalMotivationAutonomy supportSelf-determinationCareer interventionExplorationPsychologyA investigação sobre a motivação para a intervenção e a perceção de suporte à autonomia tem mostrado que estas variáveis exercem uma influência significativa nos processos e resultados da intervenção. Contudo, a exploração destas variáveis no contexto da intervenção vocacional tem sido escassa. O presente estudo pretende contribuir para esta linha de investigação, procurando avaliar a relação entre as formas de motivação para a intervenção vocacional em contexto escolar e o suporte à autonomia proporcionado pelo/a psicólogo/a nessa mesma intervenção, identificando grupos de indivíduos homogéneos entre si, em termos do seu funcionamento nestas variáveis. Espera-se, ainda, explorar a forma como a relação destas variáveis influencia o processo de intervenção em termos de aliança com o/a psicólogo/a e mudanças percebidas, bem como os resultados de exploração e de identidade vocacional. Participaram neste estudo 139 alunos do 9º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado no norte do país (46.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos (M = 14.09, DP = .31). A análise de clusters permitiu a identificação de três perfis de estudantes diferenciados nas suas características, o que mostra que a relação entre as variáveis estudadas não é homogénea em todos os alunos. Existem diferenças significativas entre clusters de alunos nas variáveis de avaliação subjetiva do processo de intervenção vocacional e seus resultados. Desta forma, é evidente a necessidade de se distinguir os alunos nos vários níveis de motivação e na perceção de suporte à autonomia no contexto da intervenção vocacional. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões para a investigação futura e implicações ao nível psicoeducacional.Research about the motivation for intervention and the perception of autonomy support has shown that these variables significantly influence intervention processes and results. However, the exploration of these variables in the context of career interventions has been scarce. The present study aims to contribute to this line of research, evaluating the relationship between motivational forms for career interventions at school and the autonomy support provided by the psychologist in these interventions, and identifying groups of homogeneous individuals in terms of their performance in these variables. We also aim to explore how the relationship between these variables influences the intervention process in terms of the working alliance with the psychologist and perceived changes, as well as the results of exploration and vocational identity. Thirtynine students from the 9th-grade of a private educational institution in the north of the Portugal (46.8% females), aged 13 to 15 years (M = 14.09, SD = .31) participated in this study. The cluster analysis allowed to identify three different profiles of students, which shows that the relation between the studied variables is not homogeneous in all the students. There are significant differences among clusters of students in the subjective evaluation of the vocational intervention processes and its results. Therefore, there is an evident need to distinguish students in the various levels of motivation for intervention and in their perception of autonomy support in the context of career interventions. Considering these findings, we present some suggestions for future research and psychoeducational implications for intervention.2017-10-12T14:15:31Z2017-10-122017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMoreira, F.A.S. (2017). Motivação e Autonomia na Intervenção Vocacional na Adolescência: Um estudo de Clusters. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1942http://hdl.handle.net/11328/1942Moreira, F.A.S. (2017). Motivação e Autonomia na Intervenção Vocacional na Adolescência: Um estudo de Clusters. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1942http://hdl.handle.net/11328/1942TID:201720205porMoreira, Filipe André da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:01Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:26.977890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
title Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
spellingShingle Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
Moreira, Filipe André da Silva
Motivação
Exploração
Suporte à autonomia
Autodeterminação
Intervenção vocacional
Motivation
Autonomy support
Self-determination
Career intervention
Exploration
Psychology
title_short Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
title_full Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
title_fullStr Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
title_full_unstemmed Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
title_sort Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
author Moreira, Filipe André da Silva
author_facet Moreira, Filipe André da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Filipe André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Exploração
Suporte à autonomia
Autodeterminação
Intervenção vocacional
Motivation
Autonomy support
Self-determination
Career intervention
Exploration
Psychology
topic Motivação
Exploração
Suporte à autonomia
Autodeterminação
Intervenção vocacional
Motivation
Autonomy support
Self-determination
Career intervention
Exploration
Psychology
description A investigação sobre a motivação para a intervenção e a perceção de suporte à autonomia tem mostrado que estas variáveis exercem uma influência significativa nos processos e resultados da intervenção. Contudo, a exploração destas variáveis no contexto da intervenção vocacional tem sido escassa. O presente estudo pretende contribuir para esta linha de investigação, procurando avaliar a relação entre as formas de motivação para a intervenção vocacional em contexto escolar e o suporte à autonomia proporcionado pelo/a psicólogo/a nessa mesma intervenção, identificando grupos de indivíduos homogéneos entre si, em termos do seu funcionamento nestas variáveis. Espera-se, ainda, explorar a forma como a relação destas variáveis influencia o processo de intervenção em termos de aliança com o/a psicólogo/a e mudanças percebidas, bem como os resultados de exploração e de identidade vocacional. Participaram neste estudo 139 alunos do 9º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado no norte do país (46.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos (M = 14.09, DP = .31). A análise de clusters permitiu a identificação de três perfis de estudantes diferenciados nas suas características, o que mostra que a relação entre as variáveis estudadas não é homogénea em todos os alunos. Existem diferenças significativas entre clusters de alunos nas variáveis de avaliação subjetiva do processo de intervenção vocacional e seus resultados. Desta forma, é evidente a necessidade de se distinguir os alunos nos vários níveis de motivação e na perceção de suporte à autonomia no contexto da intervenção vocacional. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões para a investigação futura e implicações ao nível psicoeducacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12T14:15:31Z
2017-10-12
2017-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moreira, F.A.S. (2017). Motivação e Autonomia na Intervenção Vocacional na Adolescência: Um estudo de Clusters. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1942
http://hdl.handle.net/11328/1942
Moreira, F.A.S. (2017). Motivação e Autonomia na Intervenção Vocacional na Adolescência: Um estudo de Clusters. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1942
http://hdl.handle.net/11328/1942
TID:201720205
identifier_str_mv Moreira, F.A.S. (2017). Motivação e Autonomia na Intervenção Vocacional na Adolescência: Um estudo de Clusters. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1942
TID:201720205
url http://hdl.handle.net/11328/1942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134954559373312