A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, João
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Morais, Nídia, Ramos, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13067
Resumo: Neste artigo apresentam-se resultados parcelares de um projeto em que foi estudada a perspectiva institucional do uso das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem no ensino superior público português. Apresentase a contextualização do estudo e a orientação metodológica, a que se segue a descrição de resultados. Estes baseiam-se nos dados obtidos a partir de 639 docentes e de 31 responsáveis institucionais que responderam a um questionário online. Os resultados são relativos a seis indicadores sobre a formação de docentes e também a alguns aspectos da gestão dos docentes, nomeadamente os incentivos e a recompensa dos docentes pelo uso que fazem das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem. Estes resultados são discutidos e são indicadas as principais conclusões, sendo de destacar a evidência de um cenário contrastante entre as opiniões dos responsáveis institucionais (genericamente positivas) e as dos docentes (genericamente negativas), assim como de posições também contrastantes entre as respostas dos docentes dos dois sub-sistemas de ensino superior, sendo menos favoráveis as dos docentes do ensino politécnico em relação às dos docentes do ensino universitário, nomeadamente no que respeita à formação de docentes.
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