Análise custo-benefício da SCUT da ilha de São Miguel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4094 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 13 de Janeiro de 2017, Universidade dos Açores. |
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Análise custo-benefício da SCUT da ilha de São MiguelAnálise Custo-BenefícioInfraestrutura ViáriaSCUTIlha de São Miguel (Açores)Cost-Benefit AnalysisInduced and Diverted Average TrafficDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 13 de Janeiro de 2017, Universidade dos Açores.A Análise Custo-Benefício (ACB) é um instrumento de apoio importante tanto no processo de tomada de decisão sobre projetos de investimento de cariz público como na sua avaliação ex-post. O presente trabalho aborda, ex-post, a ACB de uma infraestrutura rodoviária construída em regime SCUT, na ilha de S. Miguel, nos Açores. Cabral (2009) utilizando a metodologia simplificada de Rus e Nombela (2006), abordou a problemática e concluiu que o projeto só produziria um valor atual positivo se um número inusitadamente elevado de utentes utilizasse diariamente a infraestrutura. O presente trabalho visa ampliar aquela análise utilizando a metodologia recomendada pela União Europeia, seguindo a aplicação desenvolvida por Pereira, Pereira e Andraz (2009) para avaliação da SCUT de Portugal Continental. Com esta metodologia é possível verificar o impacto financeiro, calculando as despesas e as receitas não só ao nível do concessionário, mas também o impacto microeconómico, ou seja, o efeito que a construção da estrada tem para a sociedade, comparando os seus benefícios e os seus custos. Utilizando a informação real disponível até 2015 e estimativas ajustadas para o futuro, conclui-se que a TIR do projeto para a concessionária é de 6,27%, sendo que a taxa de desconto do contrato havia sido fixada em 7,5%. Na perspetiva social, utilizando a mesma taxa de desconto, o valor atual líquido (VAL) assume o valor de €-147.053.486,29, implicando custos superiores aos benefícios, atualizados. Em cenários desenvolvidos, alterando o valor do tempo e o volume de tráfego, conclui-se que o VAL, na ótica social, só será positivo com pressupostos muito arrojados.ABSTRACT: The cost-benefit analysis (CBA) is an important support instrument for both the decision-making process of public investment projects and their ex-post evaluation. In the present study, the ex-post CBA of a road infrastructure built under a SCUT regime on the S. Miguel island in the Azores is performed. Using the simplified methodology of Rus and Nombela (2006), Cabral (2009) studied the problem and concluded that the project would only produce a positive net present value if there were an outlandishly high number of daily users. The present study aims to expand that analysis by using the methodology recommended by the European Union. Therefore, the approach developed by Pereira, Pereira and Andraz (2009) used to evaluate the SCUT of mainland Portugal is followed. With this methodology, in addition to the process of measuring the SCUT’s financial impact for the concessionaire by calculating its costs and revenues, it is also possible to evaluate the microeconomic impact, i.e., to understand the effect that this construction has on locals, by comparing its costs and benefits. Based on the available information up to 2015 and the estimates adjusted for the future an Internal Rate of Return for the concessionaire of 6.27% was obtained, comparing with the contract’s discount rate fixed at 7.5%. Under the social perspective and using the same discount rate, the resulting net present value is €-147.053.486,29, meaning that the discounted cost is greater that the discounted benefit. Analyzing different scenarios, it is possible to conclude that, under the social perspective, the net present value will only be positive with unrealistic assumptions.Fortuna, Mário José AmaralRepositório da Universidade dos AçoresCorreia, Luísa de Fátima Moniz2017-04-18T16:47:02Z2017-01-132017-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4094201678519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:20Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:37.963425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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