Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mota, Joana, Brandão, Nuno Goulart, Filipe, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5979
Resumo: O objetivo geral desta investigação consiste em analisar a comunicação de marketing institucional nos new media dos dois principais partidos que se candidataram às eleições legislativas em Portugal e em Espanha, tendo as primeiras decorrido em Maio/Junho de 2011 e as segundas em Novembro de 2011. Os partidos investigados foram o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) em Portugal e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP) em Espanha. Para efeitos da presente investigação o termo new media foi definido como o conjunto dos canais de comunicação digital, abarcando ferramentas da Web 2.0. (Barbosa & Motta, 2011). A metodologia de investigação utilizada consistiu na análise temática de conteúdo, sendo o corpus constituído pela comunicação institucional constante nos diferentes new media dos quatro partidos referidos. Os resultados indicam que o esforço de marketing total desenvolvido pelos partidos-alvo do estudo é muito idêntico, embora cada um dos quatro partidos tenha recorrido a diferentes tipos de new media ao seu dispor e os utilizados com intensidade distinta.
id RCAP_91aeb547e068067c0c9cae90f0f6ba56
oai_identifier_str oai:recil.ulusofona.pt:10437/5979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibéricaMARKETING POLÍTICOCOMUNICAÇÃO POLÍTICANOVOS MEDIACAMPANHAS ELEITORAISPOLITICAL MARKETINGPOLITICAL COMMUNICATIONNEW MEDIAELECTION CAMPAIGNSO objetivo geral desta investigação consiste em analisar a comunicação de marketing institucional nos new media dos dois principais partidos que se candidataram às eleições legislativas em Portugal e em Espanha, tendo as primeiras decorrido em Maio/Junho de 2011 e as segundas em Novembro de 2011. Os partidos investigados foram o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) em Portugal e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP) em Espanha. Para efeitos da presente investigação o termo new media foi definido como o conjunto dos canais de comunicação digital, abarcando ferramentas da Web 2.0. (Barbosa & Motta, 2011). A metodologia de investigação utilizada consistiu na análise temática de conteúdo, sendo o corpus constituído pela comunicação institucional constante nos diferentes new media dos quatro partidos referidos. Os resultados indicam que o esforço de marketing total desenvolvido pelos partidos-alvo do estudo é muito idêntico, embora cada um dos quatro partidos tenha recorrido a diferentes tipos de new media ao seu dispor e os utilizados com intensidade distinta.CIGEST2015-02-04T17:00:31Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5979por1647-1989Barbosa, MariaMota, JoanaBrandão, Nuno GoulartFilipe, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:43:35Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/5979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:43:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
title Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
spellingShingle Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
Barbosa, Maria
MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO POLÍTICA
NOVOS MEDIA
CAMPANHAS ELEITORAIS
POLITICAL MARKETING
POLITICAL COMMUNICATION
NEW MEDIA
ELECTION CAMPAIGNS
title_short Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
title_full Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
title_fullStr Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
title_full_unstemmed Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
title_sort Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica
author Barbosa, Maria
author_facet Barbosa, Maria
Mota, Joana
Brandão, Nuno Goulart
Filipe, Sandra
author_role author
author2 Mota, Joana
Brandão, Nuno Goulart
Filipe, Sandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria
Mota, Joana
Brandão, Nuno Goulart
Filipe, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO POLÍTICA
NOVOS MEDIA
CAMPANHAS ELEITORAIS
POLITICAL MARKETING
POLITICAL COMMUNICATION
NEW MEDIA
ELECTION CAMPAIGNS
topic MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO POLÍTICA
NOVOS MEDIA
CAMPANHAS ELEITORAIS
POLITICAL MARKETING
POLITICAL COMMUNICATION
NEW MEDIA
ELECTION CAMPAIGNS
description O objetivo geral desta investigação consiste em analisar a comunicação de marketing institucional nos new media dos dois principais partidos que se candidataram às eleições legislativas em Portugal e em Espanha, tendo as primeiras decorrido em Maio/Junho de 2011 e as segundas em Novembro de 2011. Os partidos investigados foram o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) em Portugal e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP) em Espanha. Para efeitos da presente investigação o termo new media foi definido como o conjunto dos canais de comunicação digital, abarcando ferramentas da Web 2.0. (Barbosa & Motta, 2011). A metodologia de investigação utilizada consistiu na análise temática de conteúdo, sendo o corpus constituído pela comunicação institucional constante nos diferentes new media dos quatro partidos referidos. Os resultados indicam que o esforço de marketing total desenvolvido pelos partidos-alvo do estudo é muito idêntico, embora cada um dos quatro partidos tenha recorrido a diferentes tipos de new media ao seu dispor e os utilizados com intensidade distinta.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-02-04T17:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5979
url http://hdl.handle.net/10437/5979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-1989
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIGEST
publisher.none.fl_str_mv CIGEST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543961049300992