Marketing Digital e Redes Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mariana Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104967
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_91bfd464b97ff79f2d49d61f7dc95d85
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Digital e Redes SociaisDigital Marketing and Social MediaMarketing DigitalRedes SociaisEstratégiaConsultoria em MarketingSocial Media MarketingDigital marketingSocial networksStrategyMarketing ConsultingSocial Media Marketing.Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaA Internet revolucionou o dia-a-dia das pessoas e, também, gerou mudanças profundas nas relações com as marcas, através do Marketing Digital. Este tipo de Marketing pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações ou igrejas, sendo uma ferramenta importante para aumentar a notoriedade, fortalecer o relacionamento com clientes, criar relação com potenciais clientes e, consequentemente, melhorar os resultados. É importante salientar que, a consultoria em Marketing Digital ajuda a elaborar um plano estratégico de forma mais eficiente, através de sugestões de melhoria das ações já existente, propondo alterações e desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente, adequando-os aos objetivos. Ao longo deste trabalho é descrito o estágio curricular realizado na área de Marketing Digital na Outglocal Consulting, Lda, no período de setembro de 2021 a janeiro de 2022, ingressado no Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A consultora em questão procurava apoio na gestão das redes sociais de clientes, ou seja, o trabalho realizado passou, essencialmente, por tratar do planeamento, produção de conteúdo, interação com o público, monitorização e otimização da estratégia. Foram, então, estes alguns dos processos efetuados ao longo dos quatro meses de estágio, contribuindo para a alavancagem das redes sociais dos clientes. De notar, a importância do social media marketing como uma das estratégias de marketing digital mais eficientes, pois permite encontrar o público de determinada marca nas redes sociais, colocando-a no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, a marca torna-se mais conhecida e relevante para o público, aumenta o engajement da sua audiência, atrai potenciais clientes e gera mais conversões. Este estudo vem evidenciar a panóplia de estratégias ligadas ao marketing digital e as características associadas ao social media marketing, revelando a necessidade de diversos conhecimentos e competências para o desenvolvimento deste novo marketing.The Internet has revolutionised people's daily lives, as well as generated profound changes in relationships with brands, through Digital Marketing. This type of Marketing can be carried out by people, companies, universities, NGOs, associations, or churches, as it is an important tool to increase awareness, strengthen customer relationships, create relationships with potential customers and, consequently, improve results. It should be noted that Digital Marketing consultancy helps develop a more efficient strategic plan, by suggesting improvements in existing actions and proposing changes and the betterment of aspects previously not explored, adapting them to match the objectives. In this paper it is described the Digital Marketing curricular internship that took place at Outglocal Consulting, Lda, from September 2021 to January 2022, whilst enrolled in the marketing master's at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. The consultancy agency sought support in managing clients' social networks, that is, the work carried out essentially involved planning, content production, interaction with the public, monitoring and optimization of the strategy. These were some of the processes carried out over the four months of the internship, contributing to the leverage of the clients' social networks. Emphasizing the importance of social media marketing as one of the most efficient digital marketing strategies, allowing to find the audience of a certain brand on social networks, placing it in people's daily lives. By doing this, the brand becomes more recognisable and relevant to the public, the engagement of its audience is increased, attracts potential customers, and generates more conversions. This paper highlights the range of strategies linked to digital marketing and the characteristics associated with social media marketing, demonstrating the need for different knowledge and skills for the development of this new marketing.2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104967http://hdl.handle.net/10316/104967TID:203190718porGonçalves, Mariana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-26T23:03:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:34.894185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Digital e Redes Sociais
Digital Marketing and Social Media
title Marketing Digital e Redes Sociais
spellingShingle Marketing Digital e Redes Sociais
Gonçalves, Mariana Marques
Marketing Digital
Redes Sociais
Estratégia
Consultoria em Marketing
Social Media Marketing
Digital marketing
Social networks
Strategy
Marketing Consulting
Social Media Marketing.
title_short Marketing Digital e Redes Sociais
title_full Marketing Digital e Redes Sociais
title_fullStr Marketing Digital e Redes Sociais
title_full_unstemmed Marketing Digital e Redes Sociais
title_sort Marketing Digital e Redes Sociais
author Gonçalves, Mariana Marques
author_facet Gonçalves, Mariana Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mariana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Redes Sociais
Estratégia
Consultoria em Marketing
Social Media Marketing
Digital marketing
Social networks
Strategy
Marketing Consulting
Social Media Marketing.
topic Marketing Digital
Redes Sociais
Estratégia
Consultoria em Marketing
Social Media Marketing
Digital marketing
Social networks
Strategy
Marketing Consulting
Social Media Marketing.
description Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104967
http://hdl.handle.net/10316/104967
TID:203190718
url http://hdl.handle.net/10316/104967
identifier_str_mv TID:203190718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134106580156416