Orações adverbiais temporais: desenvolvimento linguístico e construção de texto narrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Joana Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4480
Resumo: Desenvolvimento linguístico e construção de texto narrativo Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança. Área de Especialização em Educação e Ensino da Língua
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spelling Orações adverbiais temporais: desenvolvimento linguístico e construção de texto narrativoOrações TemporaisTexto NarrativoConetoresDesenvolvimento LinguísticoTemporal ClausesNarrative TextLinguistic DevelopmentDesenvolvimento linguístico e construção de texto narrativo Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança. Área de Especialização em Educação e Ensino da LínguaEste estudo tem como objetivo averiguar a utilização que os alunos fazem das orações adverbiais temporais, mais especificamente, verificar quais os conetores que os alunos usam em tarefas de produção escrita e qual o conhecimento que os alunos têm das propriedades temporais e aspetuais dos diferentes conetores e da seleção de tempo/modo. As investigações realizadas demonstram-nos qual o conhecimento linguístico esperado no final de cada ciclo relativamente ao conhecimento da sequência temporal e ao conhecimento de estruturas utilizadas no texto narrativo, uma vez que este é o tipo de texto mais precocemente utlizado pelos alunos, sendo um dos primeiros géneros a surgir no desenvolvimento da linguagem oral. A literatura aponta ainda uma ligação inequívoca entre a produção oral e a produção escrita (Franco, M.; Gil, T. e Reis, M. (2003); Sim-Sim (1997)). Desta forma, é esperado que os conetores que os alunos mais cedo começam por pronunciar sejam aqueles a que os alunos mais recorrem nas suas produções narrativas. Foi objetivo deste trabalho compreender qual o conhecimento de conjunções e locuções conjuncionais temporais que os alunos revelavam e qual o uso que delas faziam numa prova de escrita de texto narrativo com uma instrução escrita tradicional, numa prova de escrita de texto narrativo a partir de uma sequência de imagens e numa prova que testava o conhecimento das propriedades de diferentes conjunções e locuções conjuncionais temporais, através de tarefas de seleção, transformação e completamento. Embora a literatura demonstre que, de entre os vários tipos de frases subordinadas, as adverbiais não são encontradas nos primeiros estádios de desenvolvimento, “emergindo muito gradualmente” (Gonçalves et al.., 2011: 38), é omissa no que diz respeito à utilização destes conetores em diferentes ciclos. Testaram-se 115 crianças: 51 alunos de 4º ano e 64 alunos de 6º ano. Para a prova de seleção-completamento-transformação, testaram-se também 20 adultos, com o propósito de obter dados que dessem informação sobre a fiabilidade da prova e sobre o conhecimento adulto das propriedades de seleção e sobre as propriedades temporais e aspetuais dos conetores. O estudo mostra uma nítida tendência para que as crianças aumentem as suas competências escritas e formais relativamente à utilização dos conetores e domínio das restrições temporais e aspetuais ao longo dos anos de escolaridade. Embora não se 7 tenham verificado diferenças significativas entre os anos de escolaridade estudados no que diz respeito ao tipo de conectores utilizados em ambos os textos narrativos e aos erros encontrados, encontraram-se diferenças, no teste de conhecimento linguístico, no domínio que os alunos possuem sobre alguns aspetos da estrutura das orações adverbiais temporais. Isto sugere que, embora os alunos não utilizem todos os conectores adverbiais temporais identificados para este estudo, demonstram globalmente um conhecimento eficiente sobre a sua utilização. A área em que se verificaram mais dificuldades foi no uso da forma verbal adequada de forma a respeitar a concordância temporal entre oração principal e oração subordinada.Abstract: The goal of this study will be not only to investigate student’s usage of temporal adverbial clauses, more specifically, to ascertain which temporal conjunctions they apply in written production tasks, but also their knowledge about temporal and aspectual characteristics of different temporal conjunctions and tense selection. Investigation carried out in this area reveals narrative text as the earliest one in children’s production and one of the first production genres in development of spoken language. It shows the expected linguistic comprehension by the end of 1st cycle (aged 9/10) and 2nd cycle (aged 12/13) of basic school; the knowledge of temporal sequence and use of narratives structures. Literature reveals, as well, the existence of a straight connection between spoken language production and written production (Franco, M.; Gil, T. e Reis, M. (2003); Sim Sim (1997)). Based on this evidence, it is expected that the earlier temporal conjunctions used by children in spoken language will be the first they will use in their written productions. The aim of our study is to acknowledge how students (in the end of 1st and 2nd cycle) use, understand and manipulate temporal conjunctions trough different tasks: - a written narrative text task with a traditional instruction; - a written narrative text task from a sequence of images - a test designed to identify the knowledge of different temporal conjunctions trough different tasks: selection task; transformation task and a completion task. Although the literature reports that adverbial subordinate clauses are not found in earlier development stages “emerging very gradually” (Gonçalves et al.., 2011: 38), there are no research data concerning the usage of different temporal conjunctions by school children of different grades. In this study, we tested 115 children: 51 students in the end of 1st cycle and 64 students in the end of 2nd cycle of basic school. In order to control for its reliability, the test on the knowledge of different properties of temporal subordinate clauses was also applied to a control group composed by 20 adults. These answers were compared with the ones given by children in order to establish adults’ knowledge about these structures. This study has shown that children’s knowledge about temporal adverbial clauses develops during their school education. There is not only development of their written 9 skills in what concerns the temporal conjunctions, but also their knowledge of temporal and aspectual constraints improves. Despite the fact that the differences in the type of conjunction used were not significant between different school years, there were significant differences between groups in what concerns the frequency of temporal clauses used and the knowledge of temporal and aspectual properties of the conjunctions in the formal task. This suggests that, although students do not use all the temporal conjunctions identified for this study, they globally demonstrate an efficient knowledge about their usage. The domain where they were less successful was at usage of the correct verbal tense in order to establish tense concordance between the subordinate clause and the main clause.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeGonçalves, Maria LoboRepositório ComumAlmeida, Maria Joana Soares2013-07-10T10:10:37Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:54.910152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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