Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46254 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
id |
RCAP_91c76ce0d24b88b24f6b4340b22c72a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46254 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projetoMetodologia de trabalho de projetoTrabalho de projeto em crecheAprendizagemDesenvolvimento de competênciasProject methodProject method in day care centerLearningSkills developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)A presente dissertação procura descrever a transformação da prática educativa da sala de creche onde exerço a minha atividade como Educadora de Infância, através da implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto. Esta transformação da prática foi suportada num processo de investigação-ação através do qual procurei agir de forma a transformar a minha prática e por sua vez, o quotidiano do grupo de trabalho. A Metodologia de Trabalho de Projeto é uma abordagem pedagógica que se inscreve nas pedagogias construtivistas e participativas e que visa a investigação de respostas para questões e problemas encontrados pelas próprias crianças através de metodologias colaborativas e ativas. A intervenção pedagógica realizada tornou possível conhecer a diversidade de aprendizagens das crianças em todas as áreas e domínios de conteúdo, bem como, a reconstrução do papel de Educadora de Infância, através de um processo de reflexão permanente em torno das dimensões pedagógicas, de observação e escuta da criança e da intencionalidade da ação pedagógica capaz de favorecer o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças.This dissertation seeks to describe the transformation of the educational practice of the nursery where I work as a Kindergarten Teacher, through the implementation of the Project Method. This transformation of the practice was supported in a process of investigation-action through which I tried to act in order to transform my practice and in turn, the everyday life of the work group. The Project Method is a pedagogical approach, that is part of the constructivist and participatory pedagogies and aims to investigate the answers to questions and problems encountered by the children themselves through collaborative and active methodologies. The pedagogical intervention enabled knowing the diversity of children's learning in all areas and domains, as well as the reconstruction of the role of Childhood Education through a process of permanent reflection on the pedagogical dimensions, observation and listening to the child and the intentionality of the pedagogical action capable of promoting children's development and learning.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoFernandes, Marta Isabel dos Santos2017-06-012017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46254por201710234info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:04.457558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
title |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
spellingShingle |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto Fernandes, Marta Isabel dos Santos Metodologia de trabalho de projeto Trabalho de projeto em creche Aprendizagem Desenvolvimento de competências Project method Project method in day care center Learning Skills development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
title_full |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
title_fullStr |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
title_full_unstemmed |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
title_sort |
Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
author |
Fernandes, Marta Isabel dos Santos |
author_facet |
Fernandes, Marta Isabel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marta Isabel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de trabalho de projeto Trabalho de projeto em creche Aprendizagem Desenvolvimento de competências Project method Project method in day care center Learning Skills development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Metodologia de trabalho de projeto Trabalho de projeto em creche Aprendizagem Desenvolvimento de competências Project method Project method in day care center Learning Skills development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 2017-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46254 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201710234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133027815653376 |