Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Isabel dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46254
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
id RCAP_91c76ce0d24b88b24f6b4340b22c72a2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projetoMetodologia de trabalho de projetoTrabalho de projeto em crecheAprendizagemDesenvolvimento de competênciasProject methodProject method in day care centerLearningSkills developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)A presente dissertação procura descrever a transformação da prática educativa da sala de creche onde exerço a minha atividade como Educadora de Infância, através da implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto. Esta transformação da prática foi suportada num processo de investigação-ação através do qual procurei agir de forma a transformar a minha prática e por sua vez, o quotidiano do grupo de trabalho. A Metodologia de Trabalho de Projeto é uma abordagem pedagógica que se inscreve nas pedagogias construtivistas e participativas e que visa a investigação de respostas para questões e problemas encontrados pelas próprias crianças através de metodologias colaborativas e ativas. A intervenção pedagógica realizada tornou possível conhecer a diversidade de aprendizagens das crianças em todas as áreas e domínios de conteúdo, bem como, a reconstrução do papel de Educadora de Infância, através de um processo de reflexão permanente em torno das dimensões pedagógicas, de observação e escuta da criança e da intencionalidade da ação pedagógica capaz de favorecer o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças.This dissertation seeks to describe the transformation of the educational practice of the nursery where I work as a Kindergarten Teacher, through the implementation of the Project Method. This transformation of the practice was supported in a process of investigation-action through which I tried to act in order to transform my practice and in turn, the everyday life of the work group. The Project Method is a pedagogical approach, that is part of the constructivist and participatory pedagogies and aims to investigate the answers to questions and problems encountered by the children themselves through collaborative and active methodologies. The pedagogical intervention enabled knowing the diversity of children's learning in all areas and domains, as well as the reconstruction of the role of Childhood Education through a process of permanent reflection on the pedagogical dimensions, observation and listening to the child and the intentionality of the pedagogical action capable of promoting children's development and learning.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoFernandes, Marta Isabel dos Santos2017-06-012017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46254por201710234info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:04.457558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
title Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
spellingShingle Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
Fernandes, Marta Isabel dos Santos
Metodologia de trabalho de projeto
Trabalho de projeto em creche
Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Project method
Project method in day care center
Learning
Skills development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
title_full Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
title_fullStr Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
title_full_unstemmed Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
title_sort Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
author Fernandes, Marta Isabel dos Santos
author_facet Fernandes, Marta Isabel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marta Isabel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Trabalho de projeto em creche
Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Project method
Project method in day care center
Learning
Skills development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metodologia de trabalho de projeto
Trabalho de projeto em creche
Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Project method
Project method in day care center
Learning
Skills development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
2017-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46254
url http://hdl.handle.net/1822/46254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201710234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133027815653376